Um dos momentos mais marcantes para o cenário nacional do fisiculturismo ocorreu quando o fisiculturista brasileiro Júlio Balestrin chegou próximo da morte antes de competir.

A quase fatalidade ocorreu durante sua preparação para o Mr. Olympia Brasil 2022, na qual Balestrin era um dos favoritos para ganhar o show. 

A preparação do fisiculturista brasileiro rumo ao Mr. Olympia Brasil 2022 foi repleta de sacrifícios e desafios visando se enquadrar numa categoria com limite de peso, a Classic Physique. 

Veja: SEGREDO REVELADO! Dica essencial para um atleta conseguir ser campeão é dita por árbitro do Olympia

Como muitos outros atletas competitivos, ele enfrentou a árdua tarefa de cortar drasticamente os carboidratos de sua dieta nos meses que antecederam o evento. O que pode ter ocasionado a péssima experiência.

O dia em que o fisiculturista brasileiro Júlio Balestrin quase morreu

QUASE MORTE! Fisiculturista brasileiro passa mal antes de competição em São Paulo
Reprodução: rede social/juliobalestrinoficial

O corpo de Júlio Balestrin foi submetido a um nível crítico de estresse devido à restrição extrema de carboidratos, levando a uma condição potencialmente fatal: a hipoglicemia. 

A hipoglicemia ocorre quando os níveis de açúcar no sangue caem para níveis perigosamente baixos, afetando a função cerebral e a capacidade do corpo de realizar funções essenciais.

Na pesagem da competição do Mr. Olympia Brasil 2022, o fisiculturista brasileiro chocou o público e seus colegas atletas ao aparecer em um estado preocupante. 

Renato Cariani, um dos amigos do atleta, revelou que ele parecia à beira do colapso, lutando para se mover e apresentando sinais visíveis de fraqueza.

Ele já não tinha mais nada de gordura no corpo, só que ele tinha que perder mais 5 kg.

Confira o trecho em que ambos atletas relembram o momento de quase morte vivenciado pelo fisiculturista brasileiro.

@clip.clip.clip1

BALESTRIN CHEGOU NO LIMITE ? #cortes #cortespodcast #podcastclips #podcast #balestrin #cariani #fisiculturismo #cardio

♬ Shelby – sergionabeat

“Me ajuda”, relembra Balestrin sobre momento traumático na pesagem

O fisiculturista brasileiro ainda deu seu relato sobre o dia em que passou perto da morte.

Na pesagem eu virei pro Renato e disse: me ajuda porque não vai dar.

Veja também: conheça os 81 termos mais diferentes falados no linguajar do fisiculturismo!

Em vídeo publicado no canal da sua patrocinadora, foi possível ver momentos em que Balestrin era carregado por colegas enquanto se locomovia pelo evento.

Confira o vídeo completo da pesagem feita por Júlio Balestrin abaixo.

Na competição da Classic Physique, o fisiculturista brasileiro acabou não sendo o campeão. Porém, sua determinação para conseguir bater o peso da categoria marcou o bodybuilding nacional.

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.