Muito mais do que músculos e força bruta, o fisiculturismo é um esporte que apresenta superação, emoção e histórias incríveis! Fato é que, durante o evento Arnold South America 2023, que acontece neste final de semana, na Expo Center Norte, em São Paulo, o mundo do “bodybuilding” presenciou mais um destes capítulos que mais parecem ter saído de um roteiro de cinema.

Afinal, qual a probabilidade de uma atleta, até então amador, na sexta-feira competir e ganhar o direito de disputar o torneio profissional no dia seguinte e, no sábado, levar o título entre os melhores? E além disso tudo, receber a oportunidade de se apresentar no principal campeonato mundial da categoria “cadeira de rodas”? Pois foi exatamente isso o que aconteceu com o brasileiro Josué, mais conhecido como Gorila Albino.

A incrível história de superação de Gorila Albino

Ainda aos três anos de idade, Josué sofreu uma queda andando de skate, onde lesionou a região da sua costela, causando um atrofiamento na musculatura, o impedindo de caminhar normalmente. Como se não bastasse, foi na mesma idade em que perdeu a sua mãe. No entanto, foi ainda criança que encontrou no esporte um lugar para dedicar o seu tempo e seguir a sua batalha.

O apelido de Gorila Albino veio devido a uma brincadeira de seus amigos com o tom de sua pele, no qual ele gostou e adotou para si. Sempre deixou clara a sua vontade de competir no fisiculturismo, nas categorias profissionais. Quem o acompanha reforça que este sempre foi o seu sonho.

Pouco tempo depois de atingir a marca de 20 anos, começou a se destacar dentro do universo do esporte, devido ao seu físico muito bem trabalhado. Não demorou muito para ser reconhecido por influenciadores e profissionais da área e, finalmente, participar do Arnold South America 2023.

Conheça mais sobre a história de Gorila Albino

O final de semana mágico de Gorila Albino

No evento que acontece neste final de semana em São Paulo, Gorila Albino competiu na categoria “weelchair” (cadeira de rodas, em tradução livre). A princípio, o atleta disputou entre os amadores na sexta-feira (14). Com todo o seu físico desenhado, evidenciando a brilhante musculatura, faturou o 1º lugar e ganhou o direito de se apresentar entre os profissionais no sábado (15).

A disputa nas categorias profissionais do Arnold South America dá a oportunidade do atleta vencedor ganhar um lugar no Olympia, o principal torneio da modalidade no mundo.

Gorila Albino
Giba Junior/Musclecontest

No sábado, Gorila Albino subiu no palco diante de seus concorrentes e fez aquilo que talvez fosse o improvável. Estreando na categoria, superou todos os seus adversários e só desceu do palco com o troféu de campeão. Diante das lágrimas escorrendo e da felicidade incontida, concedeu entrevista ao Portal Esportelândia celebrando o seu feito.

Sensacional! Eu estou sem acreditar. Quando você põe Deus na frente de tudo, a vida flui. Não desista, busque o seu objetivo, trace as metas e ponha Deus em tudo na frente. As forças que eu tenho hoje em dia é Deus quem me dá. Sem ele, eu não sou nada.

Ainda tentando enxugar as lágrimas e agradecendo aos céus por sua conquista, Gorila também falou da importância de ganhar o prêmio competindo em casa, diante da sua torcida. Afinal, quando o brasileiro foi anunciado o campeão, o público do Expo Center Norte foi à loucura comemorando sua vitória.

[Ganhar em casa] torna tudo ainda maior. Adorei ter competido com os gringos, me trataram muito bem, principalmente o Woody [Belfort]. Eu não tenho o que reclamar, não tenho. Deus é bom demais!

A história de superação continua, agora no Olympia

Mr. Olympia é o título concedido ao campeão da principal categoria do fisiculturismo profissional no mundo. Criado em 1965, o torneio já possui 56 edições e acontece, neste ano, entre os dias 2 e 5 de novembro, em Orlando, nos Estados Unidos.

Como venceu o título da categoria profissional da “cadeira de rodas”, Gorila Albino agora ganha a chance de competir no Olympia deste ano. Quando perguntado sobre a preparação para o torneio, respondeu ao Esportelândia, ainda emocionado, que vai se dedicar o dobro do que já vinha fazendo.

Aí é com o meu Coach [Everton Sobreira], ele quem vai saber. Mas vai ser em dobro. É em dobro, em triplo, o que for preciso eu vou fazer!

A princípio, o mês de novembro ainda está distante. Mas depois desta noite, vai ser difícil conter a euforia e a força de vontade de um campeão. Até porque o público fã de fisiculturismo e esportes no geral, segue torcendo para que Gorila Albino se torne cada vez mais um ícone de superação, proporcionando a todos outras histórias incríveis como esta.

Gorila Albino
Giba Junior/Musclecontest

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos: