Hadi Choopan, também conhecido como “o lobo persa”, já tem seu nome cravado na história do esporte por ter sido o campeão do Mr. Olympia 2022.
Sua jornada desde as origens humildes no sul do Irã até se tornar uma das principais figuras do bodybuilding vale a pena ser lida.
Assim, continue no texto e conheça um pouco mais sobre o fenômeno Hadi Choopan, um dos físicos mais brutais do fisiculturismo atual.
A história de Hadi Choopan
Hadi Choopan nasceu em setembro de 1987 no condado de Sepidan, na província de Fars, no sul do Irã. O iraniano cresceu em uma família com grandes dificuldades financeiras.
Desde cedo, Choopan começou a vender mercadorias e trabalhar nas construções, fazendo o que podia para contribuir para a renda de sua família.
Porém, sua vida estava prestes a mudar drasticamente quando ele descobriu a vocação que tinha pelo fisiculturismo. Aos 13 anos, Hadi Choopan deu os primeiros passos em direção a um esporte que lhe concederia o peso de ser o melhor do mundo.
Os primeiros anos de Hadi Choopan na academia
No início, o lobo persa era um adolescente bem magro, longe de se assemelhar a um fisiculturista da Open.
Por incrível que pareça, por ser brincalhão, desde novo ele já começou a praticar poses de fisiculturismo. Porém, o objetivo era zombar de outros atletas famosos na frente de sua família.
A virada ocorreu quando Hadi Choopan começou a ganhar tamanho e aumentar seus músculos.

Seu primeiro treinador foi Jamshid Owji, que o acompanhou em seus primeiros treinos na musculação, no ano de 2002.
Em três anos de academia, o iraniano já havia conquistado um terceiro lugar em uma competição nacional, marcando o início de seu sucesso como fisiculturista amador.
O começo avassalador não parou por aí. Choopan continuou a competir em nível nacional, conquistando títulos em sua província natal, Fars, e posteriormente conquistando o título nacional em 2005.
Os problemas com os Estados Unidos e o foco na vida de atleta
Em 2008, Hadi Choopan acabou brigando com seu treinador e ficou um longo período sem um coach.
Porém, mesmo estando sozinho, o lobo persa conquistou mais títulos nacionais e uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Fisiculturismo WBPF, provando que ele tinha potencial para ir longe no esporte.
Foi em 2013 que Choopan deu um grande passo em sua carreira profissional ao começar a treinar com Ali Ne’mati.
Com o novo coach, Hadi conquistou o primeiro lugar no WBPF Asia Championships em 2013 e continuou a impressionar com vitórias consecutivas na federação em 2013, 2014 e 2015.
Após isso, o iraniano migrou de federação e emendou títulos profissionais, como o San Marino 2017 e o Dubai Pro 2018.
Porém, quando decidiu se tornar atleta da IFBB, Choopan enfrentou desafios para obter um visto para competir nos Estados Unidos.
Isso acabou o impedindo de participar de algumas competições, incluindo o Arnold Classic e o tão almejado Mr. Olympia em 2018.
Foi apenas em 2019 que ele conseguiu resolver esses problemas e, naquele ano, conquistou o primeiro lugar no Vancouver Pro, demonstrando seu potencial.

Hadi Choopan no Mr. Olympia: o caminho até a glória
Logo na sua estreia no Olympia, após ser campeão do Vancouver, Hadi Choopan conquistou o 3° lugar, fato que o colocou entre os melhores.
Nos anos seguintes, ele continuou a competir apenas no Mr. Olympia, alcançando o quarto lugar em 2020 e um impressionante terceiro lugar em 2021.
Após isso, o iraniano tirou o ano de 2022 para evoluir e trabalhar em silêncio. Depois de um longo off-season, foi a vez dele ser coroado como o melhor do mundo.
Assim, no Olympia 2022, ele conquistou o título de melhor fisiculturista do mundo na Open, superando concorrentes renomados, incluindo o americano Derek Lunsford.

Hadi Choopan no Mr. Olympia 2023: a briga pelo título
Em 2023, Hadi Choopan passou o ano se preparando para enfrentar Derek Lunsford em uma batalha que foi épica pelo título do Mr. Olympia.

Ambos os atletas são treinados por Hany Rambood e, apesar de serem inimigos diretos sobre o palco, parecem se dar bem fora das competições e até treinam juntos.
Porém, nos palcos do Olympia 2023 foi a vez de Hadi dar adeus ao trono de melhor atleta do mundo e deixá-lo nas mãos do americano Derek Lunsford.

Um fato curioso, mas negativo, foi que logo após o anúncio do novo campeão, Choopan ficou irritado e acabou descendo do palco antes, inclusive, da foto oficial ser tirada.
Tal acontecimento acabou manchando um pouco sua imagem na federação e no mundo do fisiculturismo como um todo.

Arnold Classic Ohio e UK: Dois top 1 seguidos
Na temporada de 2024, Hadi Choopan optou por deixar de lado a regra de competir apenas no Olympia e se arriscou duas vezes competindo no Arnold Ohio e no Arnold UK.
O risco foi recompensado com duas vitórias seguidas, desbancando nas duas oportunidades Samson Dauda, top 3 do mundo no Olympia 2023.
Diante disso, Choopan levou seu nome para o topo do fisiculturismo, onde o colocou como o grande rival de Derek Lunsford para o título do Olympia 2024.
Hadi Choopan visando ser campeão do Mr. Olympia 2024
O fisiculturista está determinado a recuperar seu título no Mr. Olympia 2024. Em 2023, Choopan perdeu a coroa para Derek Lunsford, que surpreendeu ao conquistar o campeonato, deixando o iraniano fora do topo.
Agora, com “sangue nos olhos”, Choopan se prepara para enfrentar Lunsford e os outros competidores, com o objetivo de retornar ao trono e garantir sua segunda vitória na categoria mais importante do fisiculturismo mundial.
Apesar da motivação e da experiência de Hadi Choopan, a mídia especializada aponta Derek Lunsford como o principal favorito para 2024.
Lunsford, que fez uma transição bem-sucedida para a categoria Open e se destacou em 2023, segue sendo visto como o atleta a ser batido. Porém, a determinação de Choopan e sua busca pela revanche tornam a disputa ainda mais acirrada e imprevisível.
Ver essa foto no Instagram
Hadi Choopan sendo vice no Olympia 2024
Após conquistar o título em 2022 e ficar no top 2 em 2023, ela claro que Hadi Choopan viria ao Olympia 2024 com sangue no olho para retomar o título.
Mesmo entregando um nível de condicionamento impecável, Choopan acabou ficando de fora do primeiro lugar. O persa perdeu para o nigeriano Samson Dauda, que havia ficado em terceiro em 2024.
Mesmo com a derrota, a vaga para o Olympia 2025 foi concedido. Porém, assim como foi em 2024, Choopan possui altas chances de competir no Arnold Classic de 2025.

Hadi Choopan: histórico de competições
Por fim, confira o histórico de competições de Hadi Choopan na IFBB Pro League.
- Mr. Olympia Amador 2017 – Top 1 (Pro Card)
- Sheru Classic Pro 2017 – Top 2
- Asia Grand Prix 2017 – Top 2
- San Marino Pro 2017 – Top 2
- Dubai Expo 2018 – Top 2
- Portugal Pro 2018 – Top 1
- Asia Grand Prix 2018 – Top 1
- Vancouver Pro 2019 – Top 1
- Mr. Olympia 2019 – Top 3
- Mr. Olympia 2020 – Top 4
- Mr. Olympia 2021 – Top 3
- Mr. Olympia 2022 – Top 1
- Mr. Olympia 2023 – Top 2
- Arnold Classic Ohio 2024 – Top 1
- Arnold Classic UK 2024 – Top 1
- Mr. Olympia 2024 – Top 2
Confira também a história de outros grandes nomes do fisiculturismo:
- Samson Dauda: títulos, história e Mr. Olympia 2024
- Chris Bumstead, o Cbum: quem é o grande rival de Ramon Dino no Olympia 2024?
- Carlos de Oliveira (Caike Pro): história, títulos e curiosidades
- Quem é Ramon Dino? O brasileiro que pode ganhar o Olympia na categoria do Cbum
- Urs Kalecinski: história completa, títulos e conquistas