Em entrevista exclusiva com o Esportelândia, a atleta de fisiculturismo Isabela Sapag, de 27 anos, revelou tudo sobre como foi competir no Arnold Classic South America 2023, um dos eventos mais respeitados do bodybuilding.

Além disso, a jovem fisiculturista comentou sobre sua preparação e como foi lidar com os desafios mentais impostos no pré-contest. Continue no texto e confira a entrevista a seguir!

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

O começo da carreira da Isabela Sapag

“Foi um choque de realidade” - Isabela Sapag fala sobre Arnold Classic Brasil 2023
Reprodução/isasapag

Em suma, antes de saber sobre sua mais recente preparação, vale a pena entender como a atleta começou no fisiculturismo. Isa fez sua primeira competição na NPC em 2021, quando competiu no Fit Pira daquele ano. Após o show de Piracicaba, a jovem fisiculturista ainda subiu no Mr. Santos.

Ambos campeonatos eu não conquistei nenhum título, fiquei no centro do segundo confronto que seria um top 7 entre 20 meninas. 

Um ano depois da sua estreia, Isabela Sapag decidiu que iria voltar no FitPira com o objetivo de mostrar evolução, tanto no seu físico quanto na sua posição. Diante disso, o feito foi positivo, em 2022 ela ficou com o top 2 da sua categoria. Depois, competiu em Sorocaba, onde conquistou o top 3 e, encerrando o ano, subiu no Nacional onde levou o top 1 (Novice) e o top 3 (Open).

Como já dito, neste ano ela subiu no Arnold Classic Brasil. Porém, anteriormente ainda havia competido em São José do Rio Preto, onde ganhou o Overall do evento.

“Foi um choque de realidade” - Isabela Sapag fala sobre Arnold Classic Brasil 2023
Reprodução/ Giba Jr.

A preparação para competir no Arnold Classic, um dos eventos de maior prestígio do Brasil

Competir em um show de tamanha expressão não é fácil. Apenas os melhores atletas do país chegam neste patamar. Diante disso, fica claro que uma preparação bem feita é a chave para um bom resultado. Assim, Isabela Sapag comentou sobre como foi o pré-contest para subir neste show.

Foi uma das preparações mais tranquilas que fiz, porém, o meu mental foi a parte mais difícil! Nosso planejamento era subir esse ano com 2 kg a mais que ano passado, foi um dos feedbacks dos árbitros. Meu coach Antônio tentou segurar o máximo possível meu volume muscular, e iniciei meu cutting faltando apenas 40 dias pro rio preto, e mesmo assim foi bem tranquilo em relação aos carboidratos da dieta.

Como ela mesma evidenciou, o psicológico foi a parte mais difícil da preparação. Sobre isso, Isa deu o relato sobre qual foi o motivo do mental ter sido um desafio.

Eu não me sentia feliz e confortável com meu físico porque ano passado eu estava em um condicionamento muito show, e esse ano eu via que meu corpo ainda tinha gordura, retenção e menos condição. Mas eu confiei no processo. No Rio Preto o físico foi bem bacana, mas para o Arnold já não tivemos boas respostas. Mas, foi importante eu passar por essas preparações para entender mais o meu corpo!

Mesmo que não tenha apresentado o físico que esperava, a atleta admitiu que ficou feliz em ter conseguido competir no Arnold Classic.

Foi uma sensação incrível! Um campeonato com um nível altíssimo, as atletas estavam com volume e bem condicionadas. Foi muito importante eu ter ido nesse campeonato, pois foi um choque de realidade para entender o quanto preciso evoluir e ser uma profissional vai muito além de vitórias! É o mental e a persistência em sempre buscar o melhor e evoluir. Eu estou feliz, mas não satisfeita que sei que sou capaz de ir além.

Os próximos desafios de Isabela Sapag

“Foi um choque de realidade” - Isabela Sapag fala sobre Arnold Classic Brasil 2023

Por fim, a atleta abriu o jogo sobre sua estratégia visando o restante desse ano. Em suma, Isabela Sapag e seu coach, Kaléu (que também é seu marido), conversaram com seu treinador e chegaram a um consenso.

Decidimos fazer um off mais longo, pois além do nosso financeiro (não conseguimos mais gastar em vários campeonatos), meu físico está muito cansado, e como foi visto no Arnold, as meninas estão com mais maturidade muscular. Para eu chegar com densidade e no condicionamento do ano passado, preciso trabalhar melhor no ganho de massa magra.

Assim, a atleta destacou que seu próximo campeonato será o Muscle Contest Nacional.

Então é bem provável que nosso próximo campeonato seja o Nacional, em dezembro deste ano!

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.