Definitivamente, o esporte costuma contar histórias inspiradoras com frequência. Por ser uma área que exige muita entrega e dedicação de quem resolve segui-la, muitas vezes é necessário abrir mão de sonhos e expectativas para atingir seus objetivo, como no caso de Lucas Gusmão.

O atleta amador de fisiculturismo conversou de forma exclusiva com o portal Esportelândia durante o evento Arnold South America e contou um pouco da sua trajetória para chegar onde está hoje. Além disso, revelou o desafios de ser fisiculturista e o que espera para a sua carreira. Confira agora todos os detalhes.

Confira a história de Lucas Gusmão

Apesar dos pesos pesados e de todo o trabalho de musculação, o fisiculturismo pode reservar belas histórias de superação. Afinal, muitas pessoas pessoas enxergam neste esporte um lugar para melhorarem de vida. Seja a parte física, com o corpo, ou a parte mental, com a disciplina.

No caso de Lucas Gusmão, a situação não é muito diferente. Ele explica que já está na área há alguns bons anos, mas que começou devido a sua profissão como nutricionista.

Tem bastante tempo que estou no fisiculturismo. Na verdade, eu sou nutricionista em Belo Horizonte. Eu comecei a ter gosto pelo esporte há mais de 10 anos e comecei a competir mais ou menos nesta época.

Eu fiquei um tempo afastado depois que eu me formei, mas agora eu estou focado de novo em voltar ao palcos e participar mais uma vez desses campeonatos.

Lucas Gusmão
Luscas Gusmão está na área há cerca de 10 anos – Arquivo pessoal

Ainda durante a entrevista ao portal Esportelândia, o atleta amador conta que já foi em muitos eventos como espectador até chegar a ir como competidor. Segundo ele, foram anos de trabalho para chegar onde está.

Eu estou aqui mais por ser um sonho. Estava no Arnold em 2014/15, quando era no Rio de Janeiro, como mero espectador. Eu e minha esposa, na época minha namorada, sentávamos no chão para comer, igual todo mundo está fazendo aqui, e hoje estou esperando para subir no palco. 

Com certeza, é uma coisa muito gratificante. Não só pensando no esporte, mas até mesmo em como eu construí a minha vida, consegui alinhar tudo para estar aqui e realizar este sonho.

Na sequência, Lucas Gusmão revelou um pouco mais sobre a sua trajetória. Disse que apesar de ter suado muito para atingir seus objetivos, hoje consegue administrar suas tarefas com um pouco mais de tranquilidade.

Isso vem de anos. Desde 2014 que eu levou marmita para os lugares. Então, eu estou aqui hoje depois de muitos anos de trabalho. Para vir para São Paulo foi um pouco mais tranquilo, consegui me alinhar e cumprir tudo o que eu tinha planejado, no tempo certo. 

O que esperar da carreira no fisiculturismo?

Por fim, mas não menos importante, Lucas Gusmão revelou os seus planos para o futuro dentro do fisiculturismo. De forma muito sincera, contou que ainda não espera conseguir um patrocínio e que trata o esporte mais como um hobby. Só o fato de estar no Arnold South America já é a realização de um sonho para ele.

Na verdade, isso para mim acaba sendo um complemento, quase que um hobby. Eu não espero sair daqui com patrocínio, nem nada desse tipo ainda. Para mim, aqui já é quase o topo, a realização de um sonho. Claro que tem muitos atletas aqui que querem viver disso, mas só de estar aqui hoje já o ápice do meu sonho.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Carlos Soares

Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.