Neste último sábado (19), o atleta de fisiculturismo amador Marcelo Raion competiu na categoria Classic Physique no show de bodybuilding realizado na edição de 2022 da BTFF (Brasil Trending Fitness Fair).

Em suma, o evento reuniu grandes empresas do ramo fitness, porém, seu ponto forte para os fãs do esporte foram as competições de fisiculturismo amador, realizadas pela SPFF (São Paulo Fisiculturismo e Fitness).

Dessa maneira, chamada de The Future Champion, o show de culturismo abrangeu todas as categorias amadoras, tanto as masculinas quanto as femininas. Assim, Marcelo Raion viu a oportunidade de colocar seu físico ao lado de outros atletas para realizar sua volta ao esporte após 12 anos sem competir.

Com certeza, Raion deixou claro seu amor pelo fisiculturismo e o quanto se dedica ao esporte. Com um longo hiato longe dos palcos, o atleta concedeu entrevista emocionante sobre essa retomada nas competições.

Logo a seguir será possível conferir a entrevista exclusiva que Marcelo concedeu ao Esportelândia sobre sua preparação para subir no BTFF 2022.

Marcelo Raion demonstra ser um exemplo de atleta apaixonado por fisiculturismo em entrevista

Antes de mais nada, é importante comentar sobre a volta de Marcelo aos palcos. Afinal, sua estreia, realizada em 2010, o introduziu ao mundo do fisiculturismo atuando como bodybuilder.

Essa não é uma estreia. Antes de eu começar minha carreira, eu tive a oportunidade de morar em Juiz de Fora e treinar com o Luiz Antônio Popó, que já foi Mr. Universo. Eu competi com ele em 2010 na categoria Bodybuilder em um campeonato bem pequeno.

Dessa maneira, fica claro que ele veio trabalhando duro neste tempo longe de competições visando voltar ao esporte. “Fiz uma grana trabalhando na área de tecnologia e guardei para o fisiculturismo. Não comprei carrão, não comprei nada, ela tava guardada. Aí eu falei que agora era hora de eu viver meu sonho, peguei o dinheiro e comecei a gastar em mim”  comentou Marcelo sobre quando decidiu reestrear no fisiculturismo.

Com certeza, toda essa luta durante os dez anos afastado do bodybuilding fez com que ele se apaixonasse ainda mais pelo esporte. Assim, ficou difícil segurar a emoção durante a entrevista.

Eu me emociono. Meu sonho não é ser jogador de futebol. Então essa já é a diferença principal. O apoio aqui é muito menor. Essa minha emoção que estou sentindo é porque é um sonho que ninguém acredita. É sacrificante, por mais que você tente explicar para os familiares e amigos, é difícil entender porque o fisiculturismo ainda é um esporte underground.

A preparação para competir no The Future Champion 2022

Partindo da premissa de já ter conhecimento na área, Marcelo deixou claro que se preparou sozinho para o show de fisiculturismo realizado na BTFF. Para isso acontecer, foi necessário que ele abdicasse de seus hobbies e dedicasse 100% do seu tempo para o culturismo.

Minha preparação foi feita sozinho. Não tenho técnico, não tenho nutricionista, não tenho coach. Sou fisioterapeuta formado. Fiz tudo muito por causa dos meus estudos direcionados a parte de atividade física e fisiculturismo. Então estudei e procurei ver tudo em relação ao esporte e me preparei sozinho e com meu próprio investimento.

Por fim, o atleta ficou com o top 10 da sua categoria. Nesse aspecto, Marcelo Raion já deixou claro quais serão seus próximos passos na carreira como atleta de fisiculturismo.

Eu quero continuar com certeza. É um ritmo que o atleta não pode perder. Independente do resultado, eu tenho que pegar essa forma física que consegui e ir cada vez mais subindo degraus para atingir níveis maiores. Ano que vem, mais ou menos no meio do primeiro semestre, eu quero competir de novo.

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.