Na tarde desta quarta-feira (11), o fisiculturista profissional Murat Gonul, de apenas 46 anos, foi encontrado morto de forma repentina. A causa da morte não foi divulgada pelos familiares do atleta.
Sendo um competidor da categoria Bodybuilder 212, o atleta nasceu em Istambul e se profissionalizou como fisiculturista ainda na década passada. Na mensagem, divulgada por meio das redes sociais, os seus amigos e familiares prestaram as devidas condolências ao experiente fisiculturista.
Recentemente ele havia competido no Toronto Pro 2022, onde conseguiu se classificar como o 2°melhor competidor na categoria 212. Com esse resultado, Murat não obteve classificação para o Mr. Olympia daquela temporada.
Ainda nesse sentido, seu coach, Jason Green, afirmou nas redes que os dois já estavam planejando os próximos passos da carreira de Gonul. Assim, era bem capaz que ele fosse um dos nomes confirmados no Olympia 2023.
Conheça a carreira de Murat Gonul
Em síntese, como já dito, Murat Gonul era um competidor profissional de fisiculturismo. Desde 2018, quando conquistou o cartão Pro ao ganhar a categoria até 70kg do Turquia Pro, o atleta já competia nos shows profissionais em busca da vaga para o Olympia.
Sua estreia no cenário ocorreu no New York Pro 2019. Depois disso, ele competiu apenas duas vezes, ambas no Toronto Pro. A primeira, em 2021, e a última, no ano passado, quando obteve o top 2.
Vale destacar que as mortes de fisiculturistas vem se tornando, infelizmente, algo recorrente antes dos 50 anos de idade. Como exemplo disso, em 2022 o atleta Cedric McMillan, de 44 anos, deixou o mundo surpreso quando foi dado como morto por seus familiares. Nesse quesito, vale dizer que nem sempre a causa da morte é divulgada por conta do respeito com o uso de substâncias ergogênicas.
Veja também: confira a lista completa dos competidores confirmados na disputa da categoria Men’s Physique do Arnold Classic Ohio 2023.
Foto destaque: reprodução/Instagram do atleta