Um dos assuntos que mais foram discutidos neste último período dentro do cenário do fisiculturismo foi a mudança da Classic Physique.
A alteração na relação de peso e altura dos atletas amadores e, principalmente, dos profissionais trouxe grandes discussões no meio.
Clique aqui para conferir com mais detalhes sobre as novas regras da Classic.
Foi diante disso que o árbitro de fisiculturismo da SPFF, Ale Canova, concedeu entrevista exclusiva e comentou tudo sobre a mudança da Classic Physique.
Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo.
Mudança da Classic Physique foi pensando no Ramon Dino

O primeiro ponto esclarecido pelo árbitro foi em relação ao motivo da mudança da Classic Physique acontecer de maneira repentina.
Canova admitiu que havia diferenças grandes em atletas profissionais por conta da sua estatura e, consequentemente, quantidade de massa no palco.
Isso que eles fizeram foi uma coisa para proporcionalizar a massa corporal de alguns atletas que estavam com uma altura mais baixa para eles conseguirem atingir o volume dos atletas mais altos.
Porém, mesmo com base nos atletas menores, como Terrence Ruffin, atual top 6, outros nomes serviram como base para a alteração da regra.
Dessa maneira, os dois melhores atletas atualmente, Chris Bumstead e Ramon Dino, foram a chave da mudança da Classic Physique.
Os árbitros viram o que estava acontecendo entre o Cbum e o Ramon. O Ramon não tinha mais margem, ele estava no limite máximo. A grande causa dessa mudança foram eles, os dois estavam muito discrepantes em relação ao peso e altura.

A nova regra de Classic Physique é benéfica para o esporte?
O árbitro também confirmou que, por mais que alguns fãs discordem, a mudança da Classic Physique irá trazer benefícios para o fisiculturismo.
Foi positivo, claro que foi um ajuste positivo. Eles deram uma margem muito boa.
Além do âmbito esportivo, Ale Canova finalizou a entrevista relatando que na própria SPFF, federação na qual arbitra os campeonatos, a nova regra trouxe maior tranquilidade para os competidores.
Aqui na SPFF a gente também usou essa nova mudança da Classic Physique e nenhum atleta teve problema com peso.
Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!