O químico, youtuber e fisiculturista, Renato Cariani, foi até o podcast Manual do Homem Moderno falar sobre sua carreira e discutir pontos de curiosidades. Um desses pontos levantados durante a conversa foi o Ozempic.

Em suma, Ozempic é um medicamento utilizado no tratamento da diabete. Porém, seu uso também está relacionado a casos de obesidade para o processo de emagrecimento.

Mesmo dando resultados satisfatórios na balança, a medicação pode trazer riscos fundamentais para a saúde. Confira o que o químico Cariani tem a dizer sobre o assunto.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Renato Cariani adverte sobre o uso de Ozempic: “usuários não conseguem comer”

A priori, Renato Cariani deixou claro que quem deseja utilizar o medicamento deve se encaminhar para um médico endocrinologista para saber o quão útil será no determinado caso.

Dito isso, sobre o Ozempic, o químico afirmou que ele realmente é eficaz. Entretanto, pode causar um afastamento das refeições graças a sua reação.

Ele é eficaz, é muito eficaz. Ele é um análogo de GLP-1 que faz com que você sinta nojo de comida. Usuários de Ozempic dizem que não conseguem comer. Você tem uma situação que lembra muito a náusea, o enjoo, parece que você acabou de comer. Juntamente com isso, ele faz com que seu organismo priorize a utilização de gordura, que você tem, pela falta de ingestão de calorias.

Colaterais do Ozempic 

O especialista em química ainda comentou sobre os efeitos colaterais do Ozempic e relatou que estão associados a forma que a pessoa se comporta durante o uso da medicação.

O ponto citado por Cariani foi em relação à dieta que a pessoa segue. Sendo assim, para ter menos efeitos colaterais com o Ozempic, a pessoa deve seguir uma dieta com boa quantidade de proteína, sem dar prioridade para açúcares refinados

Além disso, o tempo de uso deve ser curto, em torno de três meses. Porém, o outro lado da moeda pode ser agravante. Confira os principais efeitos negativos do Ozempic:

  • Quadro de pré-diabete;
  • Degeneração da massa muscular;
  • Efeito rebote;
  • Após o uso, aumento de fome.

Se você não come de forma adequada, não bate a taxa de proteína e fica comendo só fonte de carboidrato refinado e açúcar, você corre o risco de ter alterações na sua insulina e pode até te deixar num quadro pré diabético. Segundo, você tem uma degeneração muito grande da sua massa muscular.

Quando usar o Ozempic?

Por fim, ainda foi citado o momento ideal na qual uma pessoa deve resolver utilizar o medicamento Ozempic a fim de perder gordura.

O primeiro passo é saber que o Ozempic será usado como acelerador do processo de emagrecimento. Assim, a pessoa deve primeiro de tudo criar um ambiente favorável para a perda de gordura.

Nesse sentido, desde as comidas que estão no armário de casa até a construção de amizades do mundo fitness são pontos onde a pessoa deve se preocupar antes de considerar utilizar a medicação.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.