A estrutura mental no fisiculturismo é um dos grandes pilares que fazem um atleta ser campeão de um evento.

Desta maneira, trabalhar toda a mentalidade pode ser tão importante quanto um treino de um ponto fraco do físico.

Diante disso, a psicóloga esportiva Paula Caroline concedeu entrevista exclusiva comentando sobre a importância deste aspecto no culturismo.

Antes de mais nada, vale dizer que ela esteve presente no Novice Open 2022 e já comentou conosco sobre o acompanhamento psicológico no esporte.

A estrutura mental no fisiculturismo define o campeão

Em suma, ser um esportista de qualquer modalidade exige um mental único e diferente do resto da sociedade.

Entretanto, quando se trata da estrutura mental no fisiculturismo, isso pode ser elevado para um patamar mais alto. Afinal, dieta, treino pesado, rotina única cardios e outros fatores só conseguem ser feitos a partir de uma boa mentalidade.

Diante disso, Paula confirma que sua experiência como psicóloga comprova tal afirmação.

Por conta da preparação, esse é um esporte bem exaustivo. Quanto mais o fisiculturismo exige da preparação e do físico do atleta, mais vai exigir da parte mental.

De fato, a psicóloga reiterou que para ser um bom profissional na área, é necessário conhecer bem as categorias do esporte. Assim, com base na categoria do atleta, é possível saber o quanto ele sofreu.

Todos os atletas de fisiculturismo são campeões

Ainda, Paula Caroline comentou um pouco sobre o quão difícil é chegar no nível mental de um fisiculturista.

A mente é tudo, o atleta já é um campeão só de ter chegado até aqui. A mente dele já é uma mente incrível, porque ninguém consegue finalizar uma preparação se não tiver uma boa mente.

Por fim, ela definiu qual a mentalidade que pode ser considerada  a mais apropriada.

Uma estrutura mental boa é uma que tenha bastante resiliência, motivação, foco todos os dias. Tem que se manter no foco sempre, e trabalhar dentro de você suas necessidades, prioridades e ir avançando um dia de cada vez.