Com status consolidado como o melhor fisiculturista brasileiro na categoria Open Bodybuilding, Rafael Brandão conversou com exclusividade com o Esportelândia sobre sua preparação para o Mr. Olympia 2025.

O fisiculturista comentou as dificuldades da elite do esporte, sua saúde e sua relação surpreendente com um dos maiores rivais: Samson Dauda, com quem chegou a treinar em São Paulo recentemente.

Rafael Brandão revela bastidores de treinos com rival e projeta evolução no Mr. Olympia

Poucos atletas brasileiros conquistaram tanto no fisiculturismo brasileiro quanto Rafael Brandão, afinal foi o primeiro brasileiro a vencer um campeonato profissional na Open Bodybuilding.

Brndão ocupa atualmente o top 8 do ranking mundial, após uma excelente performance no Mr. Olympia 2024. Mas o foco agora é claro: subir ainda mais no maior palco do mundo. Para isso, o brasileiro usou a experiência de forma estratégica.

Em uma fase de preparação decisiva, Brandão chamou atenção ao dividir treinos com ninguém menos que Samson Dauda, atual campeão do Mr. Olympia, um dos seus principais concorrentes na briga por um lugar no pódio, no Brasil. Seria também uma forma de analisar a concorrência?

Na academia a nossa rivalidade não está em pauta, porque todos os atletas fazem o mesmo trabalho com relação à dieta e treino, e o resultado é apresentado em cima do palco.

Foi muito legal ter o Samson Dauda aqui no Brasil, levar ele na minha academia, conseguir conectar ele com uma empresa brasileira. Temos uma amizade muito legal.

Foi bom poder treinar com ele, observar o jeito que ele treina e ver o quanto eu ainda preciso evoluir para um dia ganhar do Mr. Olympia novamente.

O desafio de Rafael Brandão para vencer os monstros da Open Bodybuilding

O cenário da categoria Open é dominado por gigantes como Derek Lunsford, Hadi Choopan e o próprio Dauda. Superá-los é uma missão de longo prazo, e Brandão tem consciência disso.

Após um off-season em 2023, Brandão voltou avassalador em 2024. Com a vaga no Mr. Olympia garantida com o título do Romênia Pro, ele terá quase 1 ano para melhorar até o próximo Olympia 2025.

Quando questionado sobre o que falta para alcançar seus rivais em nível competitivo, Rafael Brandão respondeu com honestidade e visão.

Para mim, o segredo vai ser ter um pouco mais de tempo para eu conseguir trazer mais volume e, consequentemente, encontrar um equilíbrio entre volume, definição e muscularidade. Acredito que isso vai ser o suficiente para conseguir bater eles.

Síndrome do intestino impermeável

Para alcançar esse novo patamar, Rafael Brandão optou por uma preparação focada, ou seja, garantir sua vaga para o Mr. Olympia com muita antecedência e fazer um longo off-season. A tática deu certo no Romênia Pro.

Após conquistar a classificação antecipada para o Olympia 2025, o brasileiro decidiu abrir mão de outras competições ao longo do ano, principalmente após a Síndrome do Intestino Impermeável (Leaky Gut) lhe afetar, voltando a competir apenas no Mr. Olympia.

Não, não vou competir antes. Vou direto para o Mr. Olympia. Tive um problema recentemente no intestino, consegui me recuperar agora e estou dando início à minha preparação direto para o Olympia.

Rafael Brandão pode levar o Brasil ao topo do fisiculturismo mundial?

Rafael Brandão não está sozinho nessa nova fase do fisiculturismo nacional. Atletas como Ramon Dino, na Classic Physique, vêm pavimentando um caminho que pode transformar o Brasil em uma potência no esporte.

Muitos especialistas já apontam o shape do brasileiro como “ideal” para o fisiculturismo. Embora os holofotes estejam voltados para o título, Brandão tem os pés no chão quanto às suas metas para o próximo Mr. Olympia.

Minha meta é estar dentro de um top 5.

Continue por dentro de tudo sobre o fisiculturismo! Veja mais notícias no Esportelândia:
Avatar de Eric Filardi
Autor Eric Filardi

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.