Ramon Dino, talentoso fisiculturista brasileiro, se entrelaça com a figura icônica de Chris Bumstead, mais conhecido como “Cbum”, numa luta perpétua pelo topo do bodybuilding.
Os atletas se dedicaram durante este ano de corpo e alma para aprimorar cada detalhe, em busca daquele último centímetro de músculo ou da simetria perfeita.
Ramon Dino demonstrou ambição e habilidade ao buscar constantemente o topo do esporte. Mas o que falta para Ramon Dino ganhar do Cbum?
A resposta para essa pergunta intriga a comunidade do fisiculturismo, e a perspicácia de Fernando Sardinha, um dos nomes mais experientes do esporte, lança luz sobre esse intrigante enigma.
Veja também: conheça os 81 termos mais diferentes falados no linguajar do fisiculturismo!
O que falta no corpo do Ramon Dino para ele desbancar Cbum?
De acordo com Sardinha, que durante anos competiu nos palcos de fisiculturismo e conquistou títulos notáveis, a análise da disputa entre Dino e Cbum é complexa, mas fascinante.

Ele destaca que, embora Ramon Dino possua ótimo físico e tenha conquistado seu espaço na elite, ainda existem áreas em que precisa evoluir para superar o canadense.
O Cbum tinha maior volume de costas (em 2022) e posava muito melhor do que o Ramon. Ele provou que era o Mr. Olympia.
Naquela ocasião, Cbum se tornou tetracampeão da Classic Physique e se isolou no topo do mundo do bodybuilding.

Além disso, Sardinha enfatiza a importância da presença de palco e da confiança durante as competições. Portanto, Ramon Dino também deve continuar a aprimorar sua performance de poses para ganhar uma vantagem competitiva.
Ramon Dino tem pontos melhores que Cbum
No entanto, Sardinha enfatiza que, apesar desses desafios, Ramon Dino não está tão distante de Chris Bumstead quanto poderia parecer.
O brasileiro já demonstrou sua capacidade de competir no mais alto nível, conquistando fãs e respeito em todo o mundo do fisiculturismo.
As linhas da perna são muito mais bonitas. As panturrilhas são tão boas, ou melhores, que a do Cbum. Os braços são muito melhores e os antebraços são muito melhores.
Ver essa foto no Instagram
Com dedicação e um foco contínuo em sua evolução, ele certamente tem potencial para alcançar o topo e desafiar os melhores do mundo.
Ramon Dino tem a melhor genética da história para o ganho de massa? Resposta é surpreendente.
Há um ponto no físico dos dois que anda lado a lado e falta pouco para Ramon Dino chegar no patamar do campeão.
O peito não tem o mesmo volume expansivo. Ou seja, a lateral do peito do Cbum sai mais. Precisa de um pouco mais de densidade no peito.

Por fim, Sardinha enfatizou que as poses precisam ser melhoradas para que o brasileiro chegue com reais chances de ser campeão em 2023.
Confira todos os detalhes sobre o Olympia deste ano
O Olympia 2023, um dos eventos mais prestigiados no mundo do fisiculturismo, acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro.
Este espetáculo de músculos e determinação será realizado na cidade de Orlando, nos Estados Unidos.
Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!