O histórico e aposentado atleta de fisiculturismo Rich Gaspari é um dos grandes nomes entre os críticos e treinadores do bodybuilding na atualidade. 

Em uma entrevista que realizou na última semana para o canal Dragon Slayer, Gaspari deu sua opinião sobre os competidores estarem focando mais na quantidade de drogas que se precisa usar do que na qualidade de treino.

“O que a Open está fazendo para aumentar tanto a massa. Eu não quero dizer isso no show, mas isso envolve muito mais drogas e outras coisas para chegar nesse tamanho tão grande.” Comentou Rich Gaspari sobre o tamanho dos Opens na atualidade.

Ele ainda afirmou que os treinos não são como eram antigamente. “Quando eu estava treinando para o Olympia, eu treinava tão forte que eu podia sentir as veias nos meus olhos; Eu estava treinando pernas. Isso sim é treinar pesado como eu treinava. Isso precisa voltar, parece que a magia do treinamento está perdida.”

Rich Gaspari ainda comentou sobre a estética e o físico da Open deste ano

Anteriormente, Rich já havia comparado os físicos do atual fisiculturismo com o condicionamento dos shapes dos anos 90. Nesse sentido, Hadi Choopan, que venceu o Olympia 2022, foi comparado com lendários atletas como Dorian Yates e Ronnie Coleman

“Eu não vou dizer que ele não tem uma boa dorsal, mas eu não acho que a densidade pode ser comparada com Ronnie Coleman, Dorian Yates, ou ao Lee Haney.” Disse Gaspari.

Por fim, vale  dizer que no mesmo podcast Rich Gaspari afirmou que Nick Walker é o grande favorito para vencer a Open do Mr. Olympia deste ano. 

Veja também: atleta brasileiro confirma participação no Arnold Classic Ohio 2023 faltando pouco menos de dois meses para o show e deve entrar na lista de grandes favoritos da disputa da categoria Classic Physique deste evento.

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.