O fisiculturismo tem ganhado popularidade mundial nos últimos anos, impulsionado por nomes como Ramon Dino, Chris Bumstead e Urs Kalecinski.
O esporte conta com uma variedade de competições, nas quais os melhores fisiculturistas do mundo disputam para garantir uma vaga no Mr. Olympia, o principal evento da modalidade.
Com eventos em quase todos os continentes, algumas competições se destacam por sua importância e prestígio.
A seguir, exploraremos as sete competições de fisiculturismo mais relevantes no cenário global, destacando seu impacto na carreira dos atletas e no crescimento do esporte.
Quais são os 7 shows de fisiculturismo mais importantes do esporte?
Vamos explorar detalhadamente todas as competições que serão listadas, entendendo o que as deixam num patamar de serem tão especiais para o esporte.
Mr. Olympia

O Mr. Olympia é, sem dúvida, a competição de fisiculturismo mais importante do mundo do bodybuilding.
Fundado por Joe Weider em 1965, o evento é organizado pela International Federation of Bodybuilding & Fitness (IFBB).
Realizado anualmente em Las Vegas, Nevada, o Mr. Olympia reúne os melhores fisiculturistas do mundo, todos competindo pelo título mais cobiçado do esporte.
Nomes lendários como Arnold Schwarzenegger, Ronnie Coleman e Lee Haney construíram suas carreiras sobre vitórias neste palco. Apenas os melhores do mundo pisam no Mr. Olympia.
Arnold Classic Ohio

O Arnold Classic Ohio, fundado por Arnold Schwarzenegger e Jim Lorimer em 1989, é um dos shows mais importantes do primeiro semestre no esporte.
Realizado anualmente em Columbus, Ohio, o Arnold Classic é parte do Arnold Sports Festival, que abrange uma ampla gama de esportes e atividades, incluindo modalidades como arco e flecha, queda de braço e strong man.
A competição atrai fisiculturistas de elite de todo o mundo e é conhecida por seu alto padrão de excelência.
New York Pro
O New York Pro é uma das competições mais importantes e antigas do calendário de fisiculturismo profissional.
Alguns anos antes, era conhecido como Night of Champions, porém, o evento foi renomeado em 2005 e se tornou um dos mais importantes para fisiculturistas que desejam se mostrar para o cenário competitivo dos Estados Unidos.
A competição é famosa por sua atmosfera histórica e pelo alto nível de concorrência. Vencer o New York Pro é considerado um grande feito na carreira de um atleta, colocando ele no centro do furacão para o Olympia.
Chicago Pro

O Chicago Pro é uma competição que também tem grande destaque histórico no circuito profissional de fisiculturismo, especialmente para aqueles que buscam se qualificar para o Mr. Olympia.
Realizado anualmente em Chicago, Illinois, este evento atrai uma variedade de competidores de alto nível, e possui grandes nomes, como Kevin Levrone, entre seus campeões.
Toronto Pro
O Toronto Pro, realizado em Toronto, Canadá, é mais uma das competições de fisiculturismo mais importantes da América do Norte.
Ver essa foto no Instagram
Vencer o Toronto Pro é um marco importante na carreira de um atleta porque consegue levantar a moral e o nível de conhecimento de um competidor, levando-o a maiores oportunidades, incluindo a qualificação para o Mr. Olympia.
Europa Pro
Para finalizar a lista, o Europa Pro é uma das competições mais importantes do circuito europeu de fisiculturismo, tida, para muitos, como o principal show fora das Américas.
Realizado em diversos locais ao redor da Europa, mas principalmente na Espanha, o evento atrai fisiculturistas de todo o continente, proporcionando uma plataforma para competidores se destacarem e ganharem reconhecimento.
Arnold Classic Brasil
O Arnold Classic Brasil, parte da série de competições Arnold Classic espalhadas pelo mundo, é o maior show de fisiculturismo na América do Sul.
Realizado em São Paulo, o Arnold Classic Brasil consegue misturar tanto fisiculturistas latino-americanos quanto internacionais para disputarem em um solo apaixonado pelo esporte.
Veja também: Segredo dos músculos? Conheça os 12 carboidratos mais consumidos por fisiculturistas