Antes de mais nada, a psicóloga esportiva Paula Caroline concedeu entrevista exclusiva comentando sobre a mentalidade no fisiculturismo.

A doutora esteve presente no último campeonato da SPFF e comentou sobre como os atletas reagem de formas diferentes nos momentos finais pré-palco.

Assim, ela pode observar diferentes comportamentos nos momentos finais antes da competição.

Mentalidade no fisiculturismo: a ansiedade pré palco

De início, é válido destacar que a doutora deixou claro que é muito normal sentir uma leve ansiedade. No cotidiano, o termo “frio na barriga” pode exemplificar isso. “O que não é normal é o atleta não sentir nada, ficar no automático”, completou Paula Caroline.

Desta maneira, ela classificou alguns tipos de comportamento que podem ser preocupantes diante da tensão antes do palco.

Quando eu vejo um atleta mais caidinho, mais triste, eu sempre converso com ele. Isso não é normal.

Entretanto, ela confirmou que o outro lado da moeda, alguém muito animado naquele momento, pode ser preocupante.

Até quando o atleta está sorrindo muito, eu vou nele. Essas atitudes chamam a atenção, são dois extremos. Tanto a pessoa que está muito quieta quanto aquela pessoa que está bem mais feliz chamam a atenção, são duas polaridades naquele momento.

Alguns só precisam se descontrair antes do evento

Por outro lado, vale destacar alguns outros casos específicos. Fisiculturismo é um esporte individual, que faz com que o atleta fique sozinho por muitos momentos. Assim, é normal que alguns queiram alguém só para desabafar antes do evento.

Tem alguns competidores que só querem dar uma descontraída ali no backstage porque tem aquela espera para subir no palco. E essa espera é cansativa,  e a preparação também é exaustiva. Quando eles podem desabafar um pouco e falar sobre questões emocionais isso ajuda muito.

Por fim, Paula Caroline completou sua afirmação reiterando que ama o fisiculturismo e todo esse ambiente pré palco. Além de se sentir honrado em poder ajudar os atletas neste momento.

É uma coisa muito gostosa de se fazer, tem muita comunicação,  mas você tem que gostar de estar com o público e interagir com ele.

Imagem destacada: Reprodução/ Bendet