O clássico do futebol mineiro foi conhecido pela rivalidade entre América e Atlético entre os anos 1915 – 1930. O denominado Clássico das Multidões ganhava superioridade até a década de 1950. No entanto, ao passar do tempo uma nova realidade se abriria: Minas Gerais ganharia um novo oponente, o Cruzeiro.
Não foi diferente em se tratando de futebol americano no Brasil. O esporte, ainda que escondido pelo amadorismo, tem exatamente o mesmo contexto que o Soccer e a história começa em 2005.
No Soccer
Ao que consta pelo site Acervo do Coelho e confirmado pela assessoria do Atlético, o clássico detém 427 jogos, com 116 vitórias pelo lado Americano, com 513 gols marcados; já pelo lado Alvinegro são 207 vitórias, sendo marcado 714 gols, além de 104 empates.

(…)Ao contrário do tradicional Cruzeiro e Atlético, que tem aqui a maior rivalidade do futebol, na modalidade americana é entre América e o Galo. – disse o jornalista.
Pioneirismo
O jornalista Gabriel Francisco ligou o tradicional futebol com a crescente modalidade do futebol americano em MG. Ambas as modalidades têm times de expressão e a história parece estar apenas no início.
De fato, Minas Gerais deu origem a um dos primeiros times de futebol americano do Brasil. Trata-se do Minas Locomotiva, uma associação feita por amigos para expandir a modalidade no estado.
Pela falta de equipamento durante aquela época, o Minas quase deixou de existir, mas viria a se tornar uma das equipes mais tradicionais do estado mineiro: o América Locomotiva.
O América
O América representa o passado e o presente. Sem a marca do Coelho no Soccer, não existiria o Minas. Com a junção da marca América e do Locomotiva o time foi tricampeão mineiro (2009, 2012 e 2016). Não haveria rivalidade se não houvesse retrospecto; e o mesmo veio logo após 2017, com a fundação do seu então arquirrival na modalidade norte-americana. Confira:

O Galo Futebol Americano: investimento e mídia
Comandados por Wesley Oliveira (presidente) e Eddie Aragão (CEO), o Galo FA possui um retrospecto de 68 vitórias e 14 derrotas. O time ficou invicto por cerca de dois anos e meio, perdendo sua invencibilidade para o mesmo time ao qual conquistou o primeiro título nacional: o João Pessoa Espectros (PB).
Apesar da quebra de invencibilidade, os jogos entre João Pessoa Espectros; Vasco Almirantes (RJ); e Timbó Rex (SC) são os mais equilibrados no cenário nacional. Algumas pessoas desta comunidade enxergam exclusivamente Espectros e Galo como “O Clássico Interestadual”.
Entretanto, nos últimos anos, o papa-títulos Alvinegro tem passado por reformulação: foram dois vices-nacionais consecutivos em um intervalo de uma semana.
Com a hegemonia atleticana por um hiato de três anos, o América — aos olhos dos demais — ficou em segundo plano, mas no Soccer jamais deixou de incomodar o rival, mesmo que se tratando de clássico estadual.
Cruzeiro: uma nova Era, um ‘velho rival’
Faltava, porém, uma peça fundamental para a migração de outro clássico: o Cruzeiro. Embora a equipe Celeste tem um retrospecto de 0-2 em relação ao Alvinegro, chegou à final das competições estaduais Minas Gerais Football League (2021) e do Campeonato Estadual (2022).
Cabe dizer que o Cabuloso também participou da Taça Hinova Brasil 2023, torneio semelhante à Copa do Brasil no Soccer. Nesta edição, o Cruzeiro chegou até a semifinal, perdendo para o Rio Preto Weilers (SP).
Em suma, o Cruzeiro vem se estruturando para virar um dos times a ser batido tanto na capital como no Estado.
+ Cruzeiro FA se despede da Taça Brasil, mas acredita em volta por cima
Desenvolvimento da modalidade
Por fim, investimento e mídia começaram a aparecer no futebol americano brasileiro. A título de informação, o Galo derrotou o América por 28 x 12 na finalíssima do Campeonato Estadual 2019 no estádio Independência.
Esse jogo foi transmitido pelo canal do YouTube da BandSports e, ao que consta, foi assistido por 3 mil pessoas in loco. Este foi o maior público registrado nas eras entre Galo e América em se tratando de Campeonato Estadual.
Por fim, interessados em contatar o jornalista Gabriel Francisco, os contatos seguem abaixo:
- @gabalfrancisco (Instagram)
- @gabal_francisco (Twitter)
- 31-97340-6378 (WhatsApp)