O ano de 2023 ficou marcado por um anime de esporte que conseguiu transcender para os amantes da cultura japonesa.
Com uma avalanche de obras que cativaram o público de forma extraordinária e inusitada, o desfecho do ano ficou aparente por meio de uma lista com os mangás mais vendidos do ano.
Veja também: Cobra Kai, Karatê Kid e +: melhores filmes e séries de karatê da Netflix [2023]
Nesse cenário otaku, a Oricon, empresa japonesa de estatísticas, divulgou quais foram os mangás mais vendidos no país do sol nascente e o primeiro colocado foi um anime de esporte.
Surpreendendo os famosinhos, anime de esporte é o mais consumido do mundo
Contrariando as expectativas, os grandes fenômenos japoneses, como One Piece e Jujutsu Kaisen não ocupam o topo da tabela.
Surpreendentemente, é Blue Lock, um mangá de futebol, que arrebata a primeira posição, conquistando novos patamares com a adaptação em anime de esporte com poderes especiais.
A lista dos mangás mais consumidos em 2023, de acordo com a Oricon, pode ser conferida abaixo:
- Blue Lock – 10.52 milhões
- Jujutsu Kaisen – 8.54 milhões
- One Piece – 7.18 milhões
- Oshi no Ko – 5.40 milhões
- Chainsaw Man – 5.35 milhões
- Slam Dunk – 5.00 milhões
- Spy x Family – 4.32 milhões
- My Hero Academia – 3.52 milhões
- Tokyo Revengers – 3.21 milhões
- Kingdom – 3.19 milhões
A surpresa reside na ascensão meteórica de Blue Lock que acabou sendo a mais popular do ano mesmo abrangendo um tema esportiva.
Ver essa foto no Instagram
O enigma por trás desse feito pode ser explicado por meio do tratamento singular que o anime e o mangá conferem a um esporte tão aclamado globalmente, o futebol.
Esse aspecto único pode explicar a expansão da base de fãs para além dos limites habituais do público otaku, que geralmente inclui ninjas, lendas e lutas.

Outro ponto relevante para o sucesso estrondoso deste anime de esporte foi o lançamento estratégico, ocorrido próximo à realização da Copa do Mundo de 2022.
A conjunção desses fatores contribuiu significativamente para a popularidade da obra, atraindo tanto os aficionados por mangás, quanto os entusiastas do esporte mais amado do planeta.