Goleador, artilheiro, homem-gol… São várias as formas de dizer que um jogador é decisivo na arte de colocar a bola nas redes. Alguns atletas marcaram seus nomes na história do futebol justamente por mostrarem seu faro de gol como os maiores artilheiros da Copa do Mundo.
Entre os grandes goleadores de mundiais, há ídolos de diversas nacionalidades e gênios do futebol, como Pelé, Lionel Messi, Gerd Müller e Ronaldo. Também figuram nessa relação jogadores que não construíram carreiras brilhantes por clubes, mas que foram decisivos enquanto defenderam seus países. Esse é o caso do alemão Miroslav Klose.
A seguir, contaremos um pouco da história dos grandes artilheiros de Copas. Ficou curioso para saber quais são os maiores goleadores no maior torneio de futebol do planeta? Continue com a gente!
Infográfico: os maiores artilheiros em Copas do Mundo
Quem é o maior artilheiro em Copas do Mundo?
O maior artilheiro da história em Copas do Mundo é o alemão Miroslav Klose. O atacante marcou 16 gols em Mundiais. Ex-atacante de Bayern de Munique e Lazio, Klose defendeu a Seleção Alemã em quatro mundiais, entre 2002 e 2014, disputando 24 jogos. Ele se tornou o recordista de gols em Copas em 8 de julho de 2014, ao marcar uma vez na goleada da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1, no Mineirão.
Apesar de não estar em campo no maior vexame da história do futebol brasileiro, Ronaldo também lembrará para sempre desse 8 de julho de 2014, pois foi quando Klose o superou como o maior artilheiro da história da Copa do Mundo.
Ronaldo tinha 15 gols em quatro participações em Copas. Em 2010, o Fenômeno havia atingido o recorde ultrapassando a marca de 14 gols estabelecida pelo alemão Gerd Müller em 1974.

Os gols de Klose em Copas
Além do gol marcado nos 7 a 1 sobre a Seleção Brasileira, em 2014, o atacante alemão balançou as redes uma vez contra Gana. O mundial no Brasil foi aquele em que ele, então com 36 anos, menos superou os goleiros adversários.
A trajetória de Klose como artilheiro em mundiais começou em 2002, quando marcou cinco gols em sua primeira participação em Copas.
Na edição disputada no Japão e Coreia do Sul, ele anotou todos os seus tentos ainda na fase de grupos. Marcou três vezes na goleada sobre a Arábia Saudita, por 8 a 0; assegurou o empate alemão por 1 a 1 com a Irlanda; além de ter balançado as redes uma vez na vitória sobre Camarões, por 2 a 0.
Já na Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha, Klose marcou cinco vezes, confirmando o posto de artilheiro daquela edição. Os dois primeiros gols foram diante da Costa Rica. Também na primeira fase, fez mais dois contra o Equador. Nas quartas de final, o alemão ainda marcou de cabeça no empate com a Argentina, por 1 a 1.
Em 2010, na África do Sul, Klose marcou gols contra Austrália e Inglaterra, além de ter superado o goleiro Sergio Romero duas vezes na goleada por 4 a 0, nas quartas de final.
Lista dos maiores artilheiros da Copa do Mundo
- Miroslav Klose (ALE) – 16 gols
- Ronaldo (BRA) – 15 gols
- Gerd Müller (ALE) – 14 gols
- Lionel Messi (ARG) – 13 gols
- Just Fontaine (FRA) – 13 gols
- Pelé (BRA) – 12 gols
- Kylian Mbappé (FRA) – 12 gols
- Sándor Kocsis (HUN) – 11 gols
- Jürgen Klinsmann (ALE) – 11 gols
- Helmut Rahn (ALE) – 10 gols
- Gary Lineker (ING) – 10 gols
- Gabriel Batistuta (ARG) – 10 gols
- Teófilo Cubillas (PER) – 10 gols
- Thomas Müller (ALE) – 10 gols
- Grzegorz Lato (POL) – 10 gols
Quer descobrir recordes, estatísticas e história de outros esportes? Confira outros conteúdos da Esportelândia:
– Conheça as diferenças entre rugby e futebol americano
– Tudo sobre NBA: história, equipes, regras e o famoso draft
– Regras do tênis: como funcionam o jogo e pontuação
– Saiba tudo sobre Ayrton Senna: os títulos, a história e o legado
Quem é o maior artilheiro em uma única edição de Copa do Mundo?
Com 13 gols marcados em 1958, na Suécia, Just Fontaine se tornou o maior artilheiro em uma única edição de Copa do Mundo.
Nascido em Marraquexe, no Marrocos, então colônia francesa, Just Fontaine disputou apenas uma Copa. Entretanto, sua passagem pelo torneio foi suficiente para colocá-lo na história.
Fontaine marcou três vezes em sua estreia contra o Paraguai, além de outras duas contra Iugoslávia e uma diante da Escócia, ainda na primeira fase.
Nas quartas de final, o goleador ajudou a França a bater a Irlanda do Norte com dois gols. Já nas semifinais, balançou as redes uma vez na derrota para o Brasil.
Sua participação em Copas foi encerrada com quatro gols marcados na disputa de terceiro lugar com a Alemanha Ocidental, em vitória francesa por 6 a 3.
Com os 13 gols marcados na Suécia, Just Fontaine superou o húngaro Sándor Kocsis, que ostentava o recorde de mais gols marcados em uma única edição de Copa do Mundo. Em 1954, o atacante da Hungria e que também defendeu o Barcelona fez 11 gols.
Além de Fontaine e Kocsis, apenas Gerd Müller atingiu pelo menos 10 gols marcados em uma edição da Copa do Mundo. O alemão foi o maior goleador do Mundial de 1970, no México, com uma dezena de bolas nas redes.
Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Melhor média de gols em Copas do Mundo
Just Fontaine não é apenas o jogador com mais gols em uma edição da Copa do Mundo. O atacante da Seleção Francesa também tem a melhor média. Como disputou apenas seis partidas em 1958, ele encerrou o mundial da Suécia com média de 2,17 gols por partida.

Entre todos os atletas que marcaram ao menos 5 gols em Copas, apenas Fontaine e Sándor Kocsis têm média superior a dois gols por jogo. O húngaro, que disputou 5 jogos em 1954, alcançou 2,2 tentos por partida.
Pelé, por exemplo, encerrou sua carreira com média de 0,86 gol por partida em Copas do Mundo. O Rei do Futebol fez seus 12 tentos em 14 partidas.
Quer saber mais sobre como o maior camisa 10 da Seleção e alguns outros importantes goleadores brasileiros se saíram em mundiais organizados pela Fifa? Confira logo abaixo!
Quem são os maiores artilheiros do Brasil em Copas do Mundo?
- Ronaldo – 15 gols
- Pelé – 12 gols
- Jairzinho – 9 gols
- Ademir de Menezes – 9 gols
- Vavá – 9 gols
- Neymar – 8 gols
- Leônidas da Silva – 8 gols
- Rivaldo – 8 gols
- Careca – 7 gols
- Rivellino – 6 gols
- Bebeto – 6 gols
- Romário – 5 gols
- Garrincha – 5 gols
- Zico – 5 gols
O posto de maior goleador da Seleção Brasileira em Copas do Mundo é ocupado por Ronaldo, com 15 gols marcados.
Segundo colocado na lista de todos os maiores artilheiros em Copas, o Fenômeno disputou quatro edições, mas nem sequer entrou em campo em 1994, nos Estados Unidos. Os 15 gols feitos pelo antigo camisa 9 foram anotados ao longo de 19 jogos disputados nos três mundiais seguintes, 2002, 2006 e 2010.
Ronaldo tem três gols a mais em Copas do que Pelé, que disputou as edições de 1958, 1962, 1966 e 1970. Jairzinho, Ademir de Menezes e Vavá vêm logo atrás, com 9 gols cada. Por fim, Neymar chegou aos 8 gols na edição de 2022 do torneio.
Aqui estamos focando na Copa do Mundo de futebol masculino, mas, se quiser saber também quem lidera a artilharia entre as mulheres, a gente te conta. Marta tem 17 gols na história do Mundial feminino!

Com 8 gols, Neymar é o único jogador ainda em atividade que tem mais de 5 gols pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo. E é provável que ele ainda tenha a chance de aumentar sua contagem, caso continue jogando em grande nível na Copa do Mundo de 2026
Entre todos os brasileiros, 5 já foram artilheiros de uma edição de Copa: Leônidas, Ademir de Menezes, Garrincha, Vavá e Ronaldo. Confira, a seguir, em quais mundiais eles foram os principais goleadores.
Vá além do mundo do Futebol! Confira também nossos outros conteúdos:
- Os 25 melhores livros de basquete: leia histórias incríveis!
- Frases de futebol americano: discursos motivacionais e inspiradores
- As mais famosas frases de vôlei de grandes técnicos e jogadores
- Los Angeles Clippers: tudo sobre o novo time de Kawhi Leonard
- Entenda tudo sobre os sistemas táticos de voleibol!
Quais foram os artilheiros em cada edição da Copa do Mundo?
A épica final da Copa do Mundo de 2022 marcou o embate entre Kylian Mbappé e Lionel Messi, os dois artilheiros do torneio, dessa forma a final acabou com o argentino levando a melhor, porém, o francês ficou com a chuteira de ouro.
Artilheiros da Copa do Mundo 2022
- Kylian Mbappé (França) – 8 gols
- Lionel Messi (Argentina) – 7 gols

Artilheiros da Copa do Mundo 2018
- Harry Kane (Inglaterra) – 6 gols
- Romelu Lukaku (Bélgica) – 4 gols
- Mario Mandzukic (Croácia) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 2014
- James Rodríguez (Colômbia) – 6 gols
- Thomas Müller (Alemanha) – 5 gols
- Lionel Messi (Argentina) – 4 gols
- Neymar (Brasil) – 4 gols
- Robin Van Persie (Holanda) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 2010
- Thomas Müller (Alemanha) – 5 gols
- David Villa (Espanha) – 5 gols
- Wesley Sneijder (Holanda) – 5 gols
- Diego Forlán (Uruguai) – 5 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 2006
- Miroslav Klose (Alemanha) – 5 gols
- Hernán Crespo (Argentina) – 3 gols
- Maxi Rodríguez (Argentina) – 3 gols
- Ronaldo (Brasil) – 3 gols
- David Villa (Espanha) – 3 gols
- Fernando Torres (Espanha) – 3 gols
- Thierry Henry (França) – 3 gols
- Zinedine Zidane (França) – 3 gols
- Lukas Podolski (Alemanha) – 3 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 2002
- Ronaldo (Brasil) – 8 gols
- Rivaldo (Brasil) – 5 gols
- Miroslav Klose (Alemanha) – 5 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1998
- Davor Suker (Croácia) – 6 gols
- Gabriel Batistuta (Argentina) – 5 gols
- Christian Vieri (Itália) – 5 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1994
- Hristo Stoichkov (Bulgária) – 6 gols
- Oleg Salenko (Rússia) – 6 gols
- Jurgen Klinsmann (Alemanha) – 5 gols
- Romário (Brasil) – 5 gols
- Roberto Baggio (Itália) – 5 gols
- Kennet Andersson (Suécia) – 5 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1990
- Salvatore Schillaci (Itália) – 6 gols
- Tomas Skuhravy (República Tcheca) – 5 gol
- César (Espanha) – 4 gols
- Roger Milla (Camarões) – 4 gols
- Lothar Matthaus (Alemanha) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1986
- Gary Lineker (Inglaterra) – 6 gols
- Careca (Brasil) – 5 gols
- Diego Maradona (Argentina) – 5 gols
- Emilio Butrageño (Espanha) – 5 gols
Artilheiros da copa do Mundo 1982
- Paolo Rossi (Itália) – 6 gols
- Karl-Reinz Rummenigge (Alemanha) – 5 gols
- Zico (Brasil) – 4 gols
- Zbigniew Boniek (Polônia) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1978
- Mario Kempes (Argentina) – 6 gols
- Rob Rensenbrink (Holanda) – 5 gols
- Teófilo Cubillas (Peru) – 5 gols
- Hans Krakl (Áustria) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1974
- Grzegorz Lato (Polônia) – 7 gols
- Johan Neeskens (Holanda) – 5 gols
- Andrzej Szarmach (Polônia) – 5 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1970
- Gerd Müller (Alemanha) – 10 gols
- Jairzinho (Brasil) – 7 gols
- Téofilo Cubilla (Peru) – 5 gols
- Pelé (Brasil) – 4 gols
- Anatoly Byshovets (URSS) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1966
- Eusébio (Portugal) – 9 gols
- Helmut Haller (Alemanha) – 6 gols
- Geoff Hurst (Inglaterra) – 4 gols
- Franz Beckenbauer (Alemanha) – 4 gols
- Ferenc Bene (Hungria) – 4 gols
- Valery Porkuyan (URSS) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1962
- Garrincha (Brasil) – 4 gols
- Vavá (Brasil) – 4 gols
- Leonel Sánchez (Chile) – 4 gols
- Flórián Albert (Hungria) – 4 gols
- Drazan Jerkovic (Iugoslávia) – 4 gols
- Valentin Ivanov (URSS) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1958
- Just Fontaine (França) – 13 gols
- Pelé (Brasil) – 6 gols
- Helmut Rahn (Alemanha) – 6 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1954
- Kocsis (Hungria) – 11 gols
- Probst (Áustria) – 6 gols
- Morlock (Alemanha) – 6 gols
- Hügl (Suíça) – 6 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1950
- Ademir de Menezes (Brasil) – 9 gols
- Estanislao Basora (Espanha) – 5 gols
- Óscar Míguez (Uruguai) – 5 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1938
- Leônidas (Brasil) – 7 gols
- György Sárosi (Hungria) – 5 gols
- Gyula Zsengellér (Hungria) – 5 gols
- Silvio Piola (Itália) – 5 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1934
- Oldřich Nejedlý (República Tcheca) – 5 gols
- Edmund Conen (Alemanha) – 4 gols
- Angelo Schiavio (Itália) – 4 gols
Artilheiros da Copa do Mundo 1930
- Guillermo Stábile (Argentina) – 8 gols
- Pedro Cea (Uruguai) – 5 gols
- Guillermo Subriare (Chile) – 4 gols
Essa história de bolas na rede continua na Copa do Mundo de 2026. Quem será o grande goleador da 23ª edição dos Mundiais da Fifa?
Atual detentor da chuteira de ouro, Kylian Mbappé ainda tem sua carreira inteira pela frente e pelo menos mais duas Copas do Mundo, o francês tem boas chances de se tornar o maior goleador da história da competição, atualmente com 12 gols no torneio, Mbappé fica somente 4 gols atrás de Klose.
Qual é o seu palpite para o grande artilheiro da Copa de 2026? Deixe seu comentário!
Se quiser saber mais sobre goleadores, não perca tempo e confira a lista abaixo. Aproveite para desafiar seus amigos e ver quem sabe mais sobre artilheiros:
- Maior artilheiro do Campeonato Brasileiro
- Maior artilheiro da Copa Libertadores
- Maior artilheiro da Liga dos Campeões
- Maior artilheiro da Copa Sul-Americana
- Maior artilheiro da Copa da Inglaterra
- Maior artilheiro da Copa da Liga Inglesa
- Maior artilheira da Copa do Mundo de futebol feminino
- Maior artilheiro da Copa América
* Última atualização feita em 20/04/2022