Qual é o seu filme de futebol favorito? Se você não souber a resposta de imediato, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar a escolher um.
Além disso, preparamos uma lista com os melhores filmes de futebol já produzidos.
Nossa seleção inclui documentários, cinebiografias e filmes inspirados em algumas das mais incríveis histórias do futebol.
Prepare a pipoca e venha conferir!
Lista dos melhores filmes de futebol da história
- Pelé Eterno
- Maradona by Kusturica (Maradona by Kusturica)
- The Two Escobars
- George Best: All By Himself
- Real Madrid – O Filme (Real – La Película)
- A Copa (La Copa)
- Fuga para a Vitória (Escape to Victory)
- Hooligans (Green Street Hooligans)
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
- Penalidade Máxima (Mean Machine)
- Duelo de Campeões (The Game of Their Lives)
- 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil
- Heleno
- Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)
- United
- O Mundo a Seus Pés (Once a Lifetime)
- Boleiros – Era uma Vez o Futebol
- A Firma (The Firm)
- Gol! – O Sonho Impossível (Goal! The Dreams Begins)
- Gol! 2: Vivendo o Sonho
- Uma História de Futebol
- A Outra Final (The Other Final)
- Febre de Bola (Fever Pitch)
- Violência Máxima (The Football Factory)
- Lições de um Sonho (Der Ganz Grosse Traum)
- O Dia em que o Brasil Esteve Aqui
- O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern)
- Maldito Futebol Clube (The Damned United)
- Montevidéu – O Sonho da Copa
- Il Grande Torino
- Pelé – O Nascimento de uma Lenda
- Zidane – Um retrato do século XXI
- Ronaldo
- Telê Santana: Meio Século de Futebol-Arte
- Barbosa
- Linha de Passe
- Romário É Gol!
- Garrincha, Alegria do Povo
- Cass
- Sobre Futebol e Barreiras
- Pior Seleção do Mundo
- Geraldinos
- Ginga – A Alma do Futebol Brasileiro
- Filme Oficial Copa do Mundo Fifa 2010 em 3D (The Official 2010 FIFA World Cup Film in 3D)
- Um Time Show de Bola (Metegol)
Melhores filmes de futebol para ver na Netflix, PrimeVideo e outras plataformas
1. Pelé Eterno
- Lançamento: 2004
- País: Brasil
- Direção: Anibal Massaini Neto
Começamos a nossa lista de filmes de futebol, com um dos mais marcantes filmes de futebol brasileiro. Se você não teve a oportunidade de ver Pelé em ação, esta é uma excelente chance de apreciar a genialidade do Rei do Futebol em campo.
E se você já presenciou o talento do camisa 10 nos gramados do Brasil e do mundo, essa é a oportunidade perfeita para relembrar grandes momentos! Reveja os lances do Rei jogando pelo Santos e pela Seleção Brasileira, além de depoimentos incríveis sobre sua carreira.
2. Pelé – O Nascimento de uma Lenda
- Lançamento: 2017
- Direção: Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist
Enquanto Pelé Eterno é um documentário sobre a trajetória do Rei do Futebol, este é um filme baseado na vida do ex-jogador, desda a sua infância em Bauru, até a contratação pelo Santos e o título da Copa do Mundo de 1958.
Fato curioso é que, embora o filme se passe no Brasil (é claro) e os atores sejam brasileiros, ele foi feito em inglês.
3. Maradona by Kusturica (Maradona by Kusturica)
- Lançamento: 2008
- País: França/Espanha
- Direção: Emir Kusturica
Não importa se você acredita que Maradona foi melhor que Pelé ou se tem preferência pelo brasileiro; este documentário é essencial para qualquer fã de futebol!
Dirigido por Emir Kusturica, o filme oferece um acesso sem limites à vida de Diego Armando Maradona. Ele narra sua trajetória desde a infância humilde na Argentina até a consagração no mundo do futebol, abordando também a luta do ícone argentino contra a dependência de drogas.
4. The Two Escobars
- Lançamento: 2010
- Direção: Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist
Seguindo a lista de filmes de futebol, temos o documentário Dois Escobars, que faz referência a duas figuras importantes da Colômbia nos anos 90: Andres Escobar, capitão da Seleção Colombiana assassinado após marcar um gol contra na Copa do Mundo de 1994, e Pablo Escobar, o famoso narcotraficante. Ambos compartilharam um nome e um destino trágico.
Enquanto os cartéis de drogas travavam guerras nas ruas, a seleção colombiana de futebol começou a mudar a imagem do país, destacando-se nas Eliminatórias para a Copa de 1994 com uma vitória de 5 a 0 sobre a Argentina em Buenos Aires. Contudo, a expectativa de que a Colômbia competisse pelo título da Copa foi interrompida pela violência, culminando no assassinato de Andres Escobar.
Dois Escobars investiga as interconexões entre o crime e o esporte, revelando as surpreendentes ligações entre os assassinatos de Andres e Pablo. Sem dúvida, este é um dos melhores documentários sobre esporte que você verá na vida!
5. George Best: All By Himself
- Lançamento: 2016
- Direção: Dan Gordon
George Best foi um ícone do futebol britânico, conhecido por seu carisma e beleza, mas também por sua luta contra a bebida e a depressão.
No documentário de Daniel Gordon, a vida de Best é retratada através de imagens e depoimentos de pessoas que o conheceram, revelando sua jornada desde a estreia no Manchester United aos 17 anos, passando pelos anos de sucesso até sua passagem pela Liga Norte-Americana de Futebol.
A obra ilustra o impacto de Best, evidenciado pela presença de cerca de 250 mil pessoas em seu cortejo fúnebre em 2005.
6. Real Madrid – O Filme (Real – La Película)
- Lançamento: 2005
- País: Espanha
- Direção: Borja Manso
Se você acompanha futebol, deve saber que o Real Madrid é o maior campeão da história da Liga dos Campeões da Europa. Além disso, é o clube que tem mais títulos do Campeonato Espanhol.
Uma história tão vitoriosa é cercada também por muita paixão. Este filme conta como o Real é capaz de unir pessoas com histórias distintas ao redor do mundo.
7. A Copa (La Copa)
- Lançamento: 1998
- País: Tibet
- Direção: Khyentse Norbu Rimpoche
Para os brasileiros, a Copa do Mundo de 1998 é marcada por lembranças negativas, como os problemas de Ronaldo antes da final e os gols de Zidane.
No entanto, o filme apresenta uma perspectiva única sobre o Mundial, focando em um grupo de monges que suspendem suas atividades religiosas para participar do maior evento de futebol do mundo e se tornando um dos melhores filmes de futebol.
8. Fuga para a Vitória (Escape to Victory)
- Lançamento: 1982
- País: EUA
- Direção: John Huston
Fuga para a Vitória é estrelado por Sylvester Stallone, mas também apresenta um elenco repleto de astros do futebol, ao lado do icônico ator de Rocky e Rambo.
Pelé, Bobby Moore e Osvaldo Ardiles fazem parte deste filme, interpretando prisioneiros de guerra que se enfrentam em uma partida de futebol contra soldados nazistas. A trama é inspirada em um jogo real que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.
Esse confronto, conhecido como a “Partida da Morte”, teve como protagonistas, em sua maioria, ex-jogadores do Dínamo de Kiev.
9. Hooligans (Green Street Hooligans)
- Lançamento: 2005
- País: Reino Unido/EUA
- Direção: Lexi Alexander
A Premier League é a liga mais rica do mundo e atrai estrelas do futebol global, mas enfrenta o problema dos hooligans, torcedores violentos que mancham a imagem do futebol inglês e que sempre aparecem como temas de filmes de futebol.
Diversos filmes abordam essa questão, incluindo uma produção hollywoodiana em que Elijah Wood, conhecido por seu papel como Frodo em Senhor dos Anéis, interpreta um norte-americano que se torna um hooligan do West Ham sob a influência do cunhado.
O filme destaca a rivalidade entre West Ham e Millwall, retratando os hooligans como mais interessados em brigas do que no próprio futebol.
10. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
- Lançamento: 2006
- País: Brasil
- Direção: Cao Hamburguer
Em O Ano que meus pais saíram de férias, o diretor Cao Hamburguer (curiosamente, o mesmo do programa infantil Castelo Ratimbum) une com maestria os tempos sombrios da Ditadura Militar com o fascínio da torcida pela Seleção Brasileira campeã mundial em 1970.
Enquanto os pais tentam escapar da perseguição do governo militar, um garoto descobre, com o time de Pelé, Tostão, Jairzinho e companhia, como o futebol pode ser apaixonante. É uma história emocionante e um dos melhores filmes de futebol já produzidos no Brasil.
11. Penalidade Máxima (Mean Machine)
- Ano: 2001
- País: Reino Unido
- Direção: Barry Skolnick
Vinnie Jones é um ator e ex-jogador de futebol britânico, nascido na Inglaterra, e foi capitão da Seleção Galesa. Ele teve uma carreira marcante no Wimbledon Football Club, onde jogou mais de 200 partidas entre 1986 e 1998.
Jones também estrelou o filme Penalidade Máxima, que conta a história de um ex-jogador preso por manipulação de resultados, que lidera uma equipe de detentos em um jogo de futebol contra os carcereiros.
O enredo é semelhante ao da comédia Golpe Baixo, estrelada por Adam Sandler, mas ambientada no universo do futebol americano.
12. Duelo de Campeões (The Game of Their Lives)
- Lançamento: 2005
- País: EUA
- Direção: David Anspaugh
O Estádio Independência, em Belo Horizonte, é a casa do América Mineiro e um dos estádios mais icônicos do futebol brasileiro.
Porém, um dos momentos mais memoráveis da arena ocorreu na Copa do Mundo de 1950, quando a Inglaterra, favorita, foi derrotada pelos Estados Unidos por 1 a 0, considerada uma das maiores zebras da história dos Mundiais. O filme Duelo de Campeões retrata a trajetória surpreendente dos norte-americanos até essa vitória que merece seu lugar na lista de melhores filmes de futebol.
13. 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil
- Lançamento: 2008
- País: Brasil
- Direção: José Carlos Asbeg
Se hoje o Brasil é pentacampeão e o maior vencedor de Copas do Mundo, devemos agradecer à Seleção de 1958, que conquistou a primeira das cinco estrelas.
Com Pelé em início de carreira e Garrincha dando show, o futebol brasileiro foi descoberto pelo mundo na Copa do Mundo da Suécia. Não é por acaso que esse contexto deu nome ao filme.
Esta é uma ótima chance para quem quer saber mais sobre a trajetória do Brasil até seu primeiro título mundial. Você pode conferir entrevistas de ex-jogadores, até mesmo dos suecos, derrotados na final daquela edição da Copa.
Curiosamente, foi na decisão de 1958 que a Seleção Brasileira começou a usar a camisa azul como segundo uniforme.
14. Heleno
- Lançamento: 2011
- País: Brasil
- Direção: José Henrique Fonseca
Heleno de Freitas foi um dos maiores jogadores brasileiros nos anos 40. Inclusive, ele foi artilheiro da Copa América de 1945, com 6 gols marcados.
Mas o que tornou Heleno de Freitas um grande personagem não foi apenas o seu talento. Ele era advogado, boêmio e um galã, que se envolveu com diversas belas mulheres.
O antigo craque de Botafogo, Boca Juniors e Vasco teve sífilis, que acabou o deixando louco.
A loucura e a genialidade em campo ganham vida em uma atuação brilhante de Rodrigo Santoro no papel de Heleno de Freitas.
15. Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)
- Lançamento: 1995
- País: Brasil/EUA
- Direção: Murilo Salles
Entre todos os documentários que mostram como foram as edições de Copa do Mundo, Todos os Corações do Mundo pode ser considerado um dos melhores já produzidos, senão o melhor.
Este é o documentário oficial da Copa de 1994, vencida pelo Brasil na disputa de pênaltis com a Itália.
Aquele mundial teve as ótimas campanhas de Romênia e Bulgária, lideradas pelos craques Hagi e Stoichkov, respectivamente, além do doping de Maradona. Mas uma das cenas mais marcantes de Todos os Corações do Mundo é a que mostra o olhar de Roberto Baggio para Romário antes da grande final.
16. United
- Lançamento: 2011
- País: Reino Unido
- Direção: David Gordon Green
Em 2016, acompanhamos o trágico acidente aéreo com a delegação da Chapecoense antes da final da Copa Sul-Americana. Infelizmente, aquela foi mais uma tragédia envolvendo delegações de times de futebol.
United revive o acidente com um avião proveniente de Munique, causando a morte de 8 jogadores do Manchester United. Este é um dos mais fantásticos filmes de futebol!
17. O Mundo a Seus Pés (Once a Lifetime)
- Lançamento: 2006
- País: EUA
- Direção: John Dower e Paul Crowder
Quem hoje vê a Major League Soccer (MLS) como a principal liga de futebol dos Estados Unidos pode não saber que alguns dos maiores craques da história do esporte desfilaram pelos gramados norte-americanos muito antes da criação do atual campeonato nacional.
O Mundo a Seus Pés mostra os bastidores da ascensão e da queda do New York Cosmos, que reuniu estrelas como Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto Torres na década de 1970.
Foi no Cosmos que Pelé encerrou sua carreira em 1º de outubro de 1977. E foi também a equipe de Nova York que inaugurou a era da globalização e dos salários milionários no futebol, merecendo estar na lista dos melhores filmes de futebol.
18. Boleiros – Era uma Vez o Futebol
- Lançamento: 1998
- País: Brasil
- Direção: Ugo Giorgetti
Após o apito final, um dos momentos mais agradáveis do futebol é a famosa resenha. O filme Boleiros retrata o encontro de ex-jogadores em um bar de São Paulo, onde eles relembram antigas glórias e histórias do passado, com alguns casos baseados em fatos reais.
A obra ganhou uma sequência, Boleiros 2, que também se inicia em um episódio em um bar da capital paulista.
19. A Firma (The Firm)
- Ano: 2009
- País: Reino Unido
- Direção: Nick Love
A Firma é outro filme de futebol que retrata o universo dos hooligans. Este é um remake da versão de 1988, mas com um outro ponto de vista.
O protagonista desta adaptação é Dom, um jovem aspirante a jogador de futebol que é atraído para a Firma.
Esse é o nome usado por grupos de hooligans elegantemente vestidos, sob o pretexto de serem defensores de uma equipe específica, e que organizam brigas em dias de jogos com “firmas” rivais.
20. Gol! – O Sonho Impossível (Goal! The Dreams Begins)
- Lançamento: 2005
- País: EUA
- Direção: Danny Cannon
Qual fã de futebol nunca sonhou em ser jogador? Neste filme, o sonho se torna realidade. Gol se tornou uma trilogia. No primeiro dos três filmes, um jogador amador mexicano tem a chance de defender o Newcastle, na Inglaterra, e começa a se destacar no futebol mundial.
O sucesso do garoto mexicano Santiago Muñez nos gramados europeus tem sequência no segundo filme, lançado dois anos depois e que está a seguir na lista de filmes de futebol.
21. Gol! 2: Vivendo o Sonho
- Goal II: Living the Dream
- Lançamento: 2007
- Dirigido por: Jaume Collet-Serra
No segundo filme da trilogia, Santiago Muñez se transfere do Newcastle para o Real Madrid. É a vez de jogar ao lados dos galáticos, como Zidane, Beckham, Ronaldo, Raul e Roberto Carlos!
É uma chance para desfrutarmos do sonho de jogar em um gigante do futebol mundial, ainda que o segundo filme possa ser considerado inferior ao primeiro.
22. Uma História de Futebol
- Lançamento: 1998
- País: Brasil
- Direção: Paulo Machline
Uma História de Futebol concorreu ao Oscar em 2001. Só essa informação já desperta curiosidade, não é mesmo? Este é um curta-metragem que retrata passagens da infância de Pelé.
A história narra a final da Taça Júlio Ramalho, um campeonato de futebol de várzea, em 1950. Para enfrentar o time rival, o protagonista Zuza contava com o amigo Dico, mais tarde apelidado de Pelé.
23. A Outra Final (The Other Final)
- Lançamento: 2003
- País: Holanda
- Direção: Johan Kramer
Enquanto Ronaldo e Rivaldo lideravam o Brasil na vitória sobre a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2002, outro jogo acontecia simultaneamente: a disputa entre as duas piores seleções do ranking da FIFA, Butão e Montserrat.
O documentário A Outra Final revela como o futebol é uma paixão global, independentemente da qualidade técnica dos times em campo.
24. Febre de Bola (Fever Pitch)
- Lançamento: 1997
- País: Reino Unido
- Direção: David Evans
Até onde vai a paixão de um torcedor de futebol? O protagonista de Febre de Bola, baseado no livro de Nick Hornby, exemplifica essa devoção ao mudar-se para uma rua decadente para estar mais perto do Arsenal, seu time do coração.
Através dessa história, mesmo torcedores de rivais ingleses podem se identificar com o fanatismo e o sentimento de pertencimento a uma comunidade unida por um mesmo ideal, merecendo estar na lista de filmes de futebol.
25. Violência Máxima (The Football Factory)
- Ano: 2004
- País: Reino Unido
- Direção: Nick Love
Violência Máxima retrata de forma realista o universo dos hooligans, focando na história de um líder de torcida do Chelsea.
O ator Danny Dyer ganhou notoriedade entre os torcedores mais violentos do futebol e produziu documentários sobre hooliganismo em diversos países, incluindo o Brasil, na série The Real Football Factories.
Durante uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro para um jogo entre Palmeiras e Botafogo, ele vivenciou uma situação extrema ao estar em um ônibus que sofreu disparos.
26. Lições de um Sonho (Der Ganz Grosse Traum)
- Lançamento: 2011
- País: Alemanha
- Direção: Sebastian Grobler
Para lidar com os preconceitos de garotos alemães, um professor britânico introduz o futebol na cultura da Alemanha no fim do século 19. A história do filme, que une drama e esporte, é baseada em fatos reais.
27. O Dia em que o Brasil Esteve Aqui
- Lançamento: 2005
- País: Brasil
- Direção: João Dornelas e Caito Ortiz
O Jogo da Paz foi disputado em agosto de 2004, pelo Brasil e pelo Haiti, em Porto Príncipe.
Pouco depois de conquistar o título da Copa América, a Seleção Brasileira foi ao país da América Central em uma ação para levar alegria e esperança à população haitiana, que vinha de uma guerra civil.
O documentário retrata como foi aquele amistoso humanitário e a gigantesca idolatria dos haitianos a Ronaldo e Ronaldinho no trajeto entre o estádio e o aeroporto, tendo uma das mais belas histórias dos filmes de futebol.
28. O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern)
- Lançamento: 2003
- País: Alemanha
- Direção: Sönke Wortmann
Capital da Suíça, Berna recebeu a final da Copa do Mundo de 1954, vencida pela Alemanha Ocidental, em duelo contra a Hungria.
Sob a perspectiva de um garoto, o filme retrata como o primeiro título mundial da Alemanha ajudou a retomar o orgulho da nação, 9 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
29. Maldito Futebol Clube (The Damned United)
- Lançamento: 2009
- País: Reino Unido
- Direção: Peter Morgan
Maldito Futebol Clube é considerado um dos melhores filmes sobre futebol, contando a história de Brian Clough, um dos treinadores mais vitoriosos e controversos do futebol inglês.
O filme se concentra nos 44 dias em que Clough comandou o Leeds United em 1974. Após deixar o Leeds, ele levou o Nottingham Forest ao bicampeonato da Liga dos Campeões.
A produção é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre esse grande personagem do futebol mundial.
30. Montevidéu – O Sonho da Copa
- Lançamento: 2010
- Direção: Dragan Bjelogrlić
Em Belgrado, capital da Sérvia, em 1930, um grupo de 12 jogadores anônimos luta para formar uma seleção nacional e chegar à primeira Copa do Mundo de futebol, no Uruguai.
Uma forte amizade é formada, alimentando um esforço coletivo para provar do que são capazes em Montevidéu.
31. Il Grande Torino
- Lançamento: 2005
- Direção: Claudio Bonivento
O Torino foi uma poderosa força do futebol europeu nos anos 1940, conquistando quatro Campeonatos Italianos consecutivos. No entanto, o clube enfrentou uma tragédia histórica quando um acidente aéreo matou todos os jogadores a bordo, evento conhecido como a Tragédia de Superga.
O filme Il Grande Torino acompanha um jovem que, apesar da desaprovação do pai, se junta à equipe juvenil do clube e se torna amigo do capitão Valentino Mazzola, uma das vítimas do acidente.
Após a tragédia, o Torino ainda conquistou o quinto título consecutivo da Serie A, utilizando jogadores das categorias de base.
32. Zidane – Um retrato do século XXI
- Lançamento: 2006
- Direção: Douglas Gordon e Philippe Parreno
Zinedine Zidane, eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1998, 2000 e 2003, brilha nas camisas da Seleção Francesa, Juventus e Real Madrid.
O filme Zidane – Um retrato do século XXI captura todos os movimentos do craque em um jogo do Real Madrid, utilizando 17 câmeras filmando simultaneamente.
Mais do que apenas o jogo, a produção explora o lado humano do atleta, destacando os sons e imagens do estádio, proporcionando uma experiência única para os fãs de cinema e futebol.
33. Ronaldo
- Lançamento: 2015
- Direção: Anthony Wonke
O quanto você conhece sobre Cristiano Ronaldo? Neste documentário, você tem a chance de acompanhar a vida de CR7 não apenas dentro de campo, mas também na rotina com sua família e em sua preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Este é um retrato de quão Cristiano Ronaldo é obcecado por ser um atleta cada vez melhor, além de mostrar o lado mais íntimo do maior artilheiro da história da Liga dos Campeões.
34. Telê Santana: Meio Século de Futebol-Arte
- Lançamento: 2011
- Direção: Ana Carla Portela e Danielle Rosa
Mesmo quem não viveu a Copa de 1982 provavelmente já ouviu falar da excelência daquela seleção, montada pelo lendário Telê Santana, considerado o maior técnico brasileiro de todos os tempos.
O documentário explora a vida e carreira de Telê, desde sua trajetória como jogador até sua época como treinador. Com depoimentos de familiares, amigos e renomados jogadores, como Muricy Ramalho, Cafu, Raí, Sócrates e Vanderlei Luxemburgo, a produção homenageia seu legado no futebol e merece estar entre os melhores filmes de futebol.
35. Barbosa
- Lançamento: 1988
- Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
Entre todas as tristezas que envolveram a derrota do Brasil para o Uruguai, no Maracanã, na final da Copa do Mundo de 1950, certamente Barbosa foi um dos que mais sofreu.
O goleiro ficou marcado como um culpado pela derrota no Maracanazo.
Neste filme que recebe o nome do antigo arqueiro, um homem amargurado do presente volta a 16 de julho de 1950 para evitar a falha de Barbosa.
36. Linha de Passe
- Lançamento: 2008
- Direção: Daniela Thomas e Walter Salles
Linha de Passe conta a história de 4 irmãos que precisam lidar com problemas familiares e um contexto de mudanças no Brasil. Um deles, Dario sonha em ser jogador de futebol, mas, aos 18 anos, vê o objetivo ficar cada vez mais distante.
37. Romário É Gol!
- Lançamento: 2008
- Direção: Sidnei Loureiro Jr
Em jogos oficiais, ninguém marcou tantos gols na história do futebol quanto Romário. O antigo camisa 11 balançava as redes de diferentes formas, mas sempre com uma precisão absurda.
Em Romário é Gol, nós temos a chance de ver os gols do Baixinho nos diferentes clubes que defendeu ao longo da carreira, assim como na Seleção Brasileira.
O documentário é uma coletânea de gols de Romário, com direito ao Gol 1.000, e tendo seu lugar merecido na lista de melhores filmes de futebol.
38. Garrincha, Alegria do Povo
- Lançamento: 1962
- Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Garrincha é, sem dúvidas, um dos maiores craques da história do futebol mundial. Com ele e Pelé juntos em campo, a Seleção Brasileira nunca perdeu.
E mais do que os dribles incríveis, que faziam os marcadores parecerem crianças sem rumo, Garrincha era um personagem único.
Neste documentário, você tem a chance de conhecer mais sobre o mais famoso driblador da história da Seleção Brasileira. Na época da produção, Garrincha estava no seu auge, com os títulos da Copa do Mundo de 1958 e 1962.
39. Cass
- Lançamento: 2008
- Direção: Jon S. Baird
Filho de emigrantes jamaicanos, Cass foi abandonado pelos pais e adotado por um casal de brancos. Desde jovem, ele sofre com o racismo. O caminho para superar a discriminação passa pelo futebol.
Torcedor do West Ham, Cass se torna o hooligan mais famoso da Inglaterra. Quando ele quer se tornar um cidadão comum, o passado violento se torna um obstáculo entre os filmes de futebol.
40. Sobre Futebol e Barreiras
- Lançamento: 2011
- Direção: João Carlos Assumpção, Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes
Futebol e política se misturam neste documentário que traz um olhar sobre o confronto entre e Israel e Palestina.
A Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, é pano de fundo para um dos principais conflitos internacionais de nossos tempos.
41. Pior Seleção do Mundo
- Lançamento: 2014
A Samoa Americana detém o título de pior seleção de futebol do mundo, com um histórico de 42 jogos, apenas duas vitórias, um empate e 39 derrotas, sofrendo 294 gols, incluindo 31 em uma única partida contra a Austrália.
Este documentário explora a trajetória do futebol no país, destacando o trabalho do treinador holandês Thomas Rongen e a participação de Jaiyah Saelua, a primeira jogadora trans a competir nas eliminatórias da Copa do Mundo, mostrando uma bela história entre os filmes de futebol.
42. Geraldinos
- Lançamento: 2015
- Direção: Pedro Asbeg e Renato Martins
Quem hoje vê o Maracanã após as reformas e com cara de arena pode não saber o real significado da geral. Era ali, no espaço mais próximo do campo, e com os torcedores assistindo aos jogos em pé, que se misturavam alguns dos mais apaixonados personagens do futebol brasileiro.
Geraldinos é dedicado à memória desses torcedores. O filme analisa como as reformas do Maracanã decretaram o fim do espaço mais democrático do estádio e a transformação dos jogos de futebol em um espetáculo mais elitista.
43. Ginga – A Alma do Futebol Brasileiro
- Lançamento: 2004
- País: Brasil
- Direção: Fernando Meirelles
Qual a principal característica do futebol brasileiro? Neste documentário, o diretor Fernando Meirelles, indicado ao Oscar por Cidade de Deus, mostra como a ginga é algo marcante dos jogadores nascidos por aqui.
Para ressaltar o drible e a habilidade dos brasileiros, o documentário acompanha o cotidiano de 10 garotos que se destacam pela intimidade com a bola, mostrando uma históri bem interessante nesta lista de filmes de futebol.
44. Filme Oficial Copa do Mundo Fifa 2010 em 3D (The Official 2010 FIFA World Cup Film in 3D)
- Lançamento: 2011
- País: Reino Unido
- Direção: Johnson McKelvy
Você já teve a oportunidade de ver um filme de futebol em 3D? Eis sua chance! Embora não seja um retrato muito detalhado sobre a Copa do Mundo vencida pela Espanha, este documentário vale menção especial justamente por ter sido produzido em 3D! Vai dizer que não despertou curiosidade?!
45. Um Time Show de Bola (Metegol)
- Lançamento: 2013
- País: Argentina
- Direção: Juan José Campanella
Por fim, chegamos ao fim da lista filmes de futebol com um filme de produção argentina, que conta a história de bonecos de totó ou pebolim (depende de sua região) que ganham vida nas mãos de Amadeo, um fanático garoto que os criou.