Loco Abreu ficou famoso por ter jogado em 32 equipes de 11 países ao longo de sua carreira profissional. Dentre essas equipes, Loco teve grande destaque no Botafogo. Confira a história do atacante uruguaio.

História de Loco Abreu

Divulgação
Divulgação

Washington Sebastián Abreu Gallo, nascido em 17 de outubro de 1976, é um ex-jogador e atual treinador de futebol uruguaio que atuava como atacante.

Conhecido como “Loco”, o prolífico artilheiro, tanto por clubes quanto pela seleção nacional, inicialmente se aposentou em 2021 após uma breve passagem pelo Sud América. No entanto, no mesmo ano, retornou da aposentadoria para jogar pelo Olimpia de Minas.

Abreu foi um jogador internacional uruguaio por mais de 15 anos, representando seu país em duas Copas do Mundo e três edições da Copa América, conquistando esta última em 2011.

Início de carreira

Divulgação
Divulgação

Natural de Minas, Lavalleja, Uruguai, Loco Abreu teve uma trajetória em diversos clubes nas Américas (Uruguai, Argentina, México e Brasil).

Sua experiência incluiu uma passagem sem sucesso pelo Deportivo de La Coruña, na Espanha, que o emprestou várias vezes durante a vigência de seu contrato.

Na sua única temporada na La Liga, que teve início em janeiro de 1998, após ser contratado pelo San Lorenzo, Loco Abreu marcou para os galegos em uma derrota em casa por 3 a 1 para o Barcelona em 25 de janeiro.

River Plate e Beitar Jerusalem

Após ingressar no UANL do México em 2007, Abreu conseguiu rescindir seu contrato com eles para se juntar ao River Plate.

A transferência foi complicada devido a uma moratória imposta entre os clubes pela Federação Mexicana de Futebol.

Ele se tornou o único estrangeiro a marcar no Clásico Regiomontano (Tigres vs. Monterrey, representando no ano anterior) contra cada equipe.

No meio de 2008, após negociações exaustivas, Loco Abreu assinou contrato com o campeão da Liga Israelense, Beitar Jerusalem. Participou das fases de classificação da Liga dos Campeões da UEFA, mas sua equipe foi rapidamente eliminada. Além disso, não pôde atuar no cenário doméstico devido à falta de pagamento.

Em setembro de 2008, Loco Abreu renovou contrato com o River Plate, encerrando seu vínculo com o Beitar. O acordo tinha validade até junho de 2009.

Devido à adição tardia, ele não pôde atuar pela equipe na Primera División, participando apenas da Copa Sudamericana. No ano seguinte, ele foi elegível tanto para os compromissos domésticos quanto para a Copa Libertadores.

Real Sociedad

Divulgação
Divulgação

Em janeiro de 2009, após uma ausência de uma década, Loco Abreu retornou à Espanha sendo emprestado pelo River para o Real Sociedad, equipe da Segunda División.

A mudança ocorreu devido à ausência do habitual titular Iñigo Díaz de Cerio, que estava fora da temporada devido a uma séria lesão na perna.

Em 14 de março de 2009, Loco Abreu anotou um hat-trick na vitória por 3 a 1 fora de casa contra o líder Xerez. Contudo, apesar do feito, sua equipe não conseguiu retornar à primeira divisão.

Botafogo

Divulgação
Divulgação

Em 13 de junho de 2009, o Aris, na Grécia, assinou com Loco Abreu, tirando-o do River Plate. Contudo, em janeiro do ano seguinte, o jogador de 33 anos trocou novamente de clube e país, aceitando um contrato de dois anos com o Botafogo, no Brasil.

Abreu foi o responsável pelo segundo gol na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo em 18 de abril de 2010, garantindo à equipe o título do Campeonato Carioca.

Em julho, seu contrato foi estendido até 31 de dezembro de 2012, com uma cláusula de rescisão de US$11,3 milhões, e o jogador revelou que havia negociado anteriormente com a Universidad de Chile e o Trabzonspor, da Turquia.

Em 6 de fevereiro de 2011, Abreu protagonizou uma partida dramática contra o Fluminense: sua equipe ganhou um pênalti quando estava perdendo por 2 a 1, e ele cobrou no estilo “cavadinha”, com Diego Cavalieri defendendo a cobrança ao simplesmente permanecer parado.

Outro pênalti foi concedido apenas cinco minutos depois, e novamente ele o cobrou da mesma forma, desta vez no canto direito do gol, enquanto o goleiro mergulhava para o lado oposto; alguns minutos depois, o Botafogo marcou novamente e venceu a partida.

Abreu foi emprestado ao Figueirense, outro time da Série A, em 5 de julho de 2012. Entretanto, à medida que a temporada caminhava para o rebaixamento, seu contrato foi encerrado via Twitter em 24 de novembro, um dia antes do último jogo contra o Grêmio.

Sol de América

Divulgação
Divulgação

De janeiro de 2013 a dezembro de 2015, Loco Abreu estava vinculado ao Nacional, sendo emprestado também ao Rosario Central e ao Aucas durante esse período.

Em 28 de dezembro de 2015, o jornal paraguaio D10 noticiou que ele se encontrara no Uruguai com o presidente do Sol de América, Miguel Figueredo.

Embora tenha recebido uma oferta mais lucrativa do México, ele recusou para permanecer mais próximo de seu país, e a confirmação oficial ocorreu em 6 de janeiro de 2016.

Bangu

Divulgação
Divulgação

Em 12 de novembro de 2016, aos 40 anos, Abreu juntou-se ao Bangu no Brasil, vindo do Santa Tecla, com o acordo sendo concretizado no janeiro seguinte.

Após participar de dez jogos na Taça Rio, ele deixou o clube.

Últimos anos como jogador

Divulgação
Divulgação

Em 4 de abril de 2017, Loco Abreu firmou contrato com o Central Español, equipe com sede em Montevidéu, que competia na Segunda División do Uruguai.

No final de dezembro do mesmo ano, ele ingressou no Audax Italiano, da Primeira División chilena, vindo do Puerto Montt, no mesmo país, mas em um nível inferior; essa transferência quebrou um recorde mundial, pois o tornou o primeiro jogador a ter atuado por 26 clubes profissionais.

Abreu retornou ao Brasil em dezembro de 2018 aos 42 anos, concordando com um contrato no Rio Branco, da Série D. Ele voltou à sua terra natal em julho seguinte, assinando com o Boston River e fazendo sua estreia na Primera División em um empate por 0 a 0 contra o River Plate, onde vestiu a camisa de número 113.

Em 8 de fevereiro de 2021, Loco Abreu assinou contrato com o Athletic Club no Brasil. Após quatro partidas no Campeonato Mineiro, ele rescindiu seu contrato em 21 de março devido à pandemia de COVID-19.

Em 30 de março de 2021, Loco Abreu se juntou ao recém-promovido clube uruguaio Sud América. Em 10 de junho, ele anunciou sua decisão de se aposentar do futebol profissional, e foi noticiado que a partida contra o Liverpool no dia seguinte seria a sua última.

O time da cidade natal de Loco Abreu, Olimpia de Minas, anunciou em 29 de agosto de 2021 que ele voltaria brevemente da aposentadoria para jogar por eles no Campeonato Minuano local.

Ele terminou como campeão do torneio da categoria +40 da ADIC (Asociación Deportiva de Integración Colegial), e também artilheiro com 17 gols em 11 partidas pelo time amador (universitário) Colegio Jesús María em 2019, sendo o segundo título conquistado no ano após o Apertura, onde também ficou em primeiro lugar na artilharia.

Carreira internacional

Divulgação
Divulgação

Abreu teve participação na Copa do Mundo da FIFA de 2002 pelo Uruguai, atuando em três partidas, e nas edições da Copa América de 1997, 2007 e 2011, onde registrou dois gols, sendo estes na última competição.

Sua estreia pela seleção nacional ocorreu em 17 de julho de 1996, em um amistoso contra a China, acumulando ao longo de sua carreira 70 convocações.

Em 27 de maio de 2010, Abreu ficou a apenas cinco gols do recorde de maior artilheiro da história do Uruguai, mantido por Héctor Scarone por 79 anos.

Sua convocação para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, resultou em três aparições como substituto; notavelmente, nas quartas de final contra Gana, ele converteu o pênalti decisivo na disputa por pênaltis (1 a 1 após 120 minutos), utilizando a técnica da “cavadinha”, levando sua equipe às semifinais pela primeira vez em 40 anos.

Treinador

Divulgação
Divulgação

No dia 26 de abril de 2019, Loco Abreu assumiu interinamente o papel de treinador no Santa Tecla com um contrato inicial de um mês e meio. As partes mantiveram a opção de mantê-lo como jogador-treinador ou apenas como jogador posteriormente. Quatro dias depois, ele conquistou a Copa El Salvador ao derrotar o Audaz por 1 a 0 na final.

Em dezembro de 2019, Loco Abreu foi designado como jogador-treinador do Boston River, se preparando para a próxima temporada na Primera División Uruguaia. No entanto, ele renunciou ao clube que estava na última posição em 9 de novembro seguinte.

Abreu assumiu o cargo de treinador no Always Ready, clube da Primera División da Bolívia, em 30 de janeiro de 2022. Em 1º de março, ele deixou o cargo por consentimento mútuo.

Em 25 de maio de 2022, Abreu foi anunciado como treinador do Paysandú na Primera División Amateur do Uruguai.

Não ficou muito tempo, assinando com o Universidad César Vallejo em 2023, mas também se desvinculando deste.

Curiosidades

Divulgação
Divulgação

A saber, entre outubro de 2019 e agosto de 2020, Loco Abreu foi o apresentador do Trato Hecho, a versão uruguaia do Deal or No Deal, sendo posteriormente substituído por Maximiliano de la Cruz.

Títulos

Divulgação
Divulgação

San Lorenzo

  • Primera División Argentina: Clausura de 2001

Nacional

  • Primera División Uruguaia: Abertura de 2001, Abertura de 2003, Abertura de 2004, Abertura de 2005

River Plate

  • Triunfo na Primera División Argentina: Clausura de 2008

Botafogo

  • Campeonato Carioca: 2010
  • Taça Guanabara: 2010
  • Taça Rio: 2010, 2012

Santa Tecla

  • Primera División Salvadorenha: Abertura de 2016

Uruguai

  • Copa América: 2011

Individual

  • Artilharia da Primera División Mexicana: Verano de 2000, Verano de 2002, Abertura de 2005, Clausura de 2006

Carreira como Treinador

Santa Tecla

  • Copa de El Salvador: 2018–19

Você ama outros esportes? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

*Última atualização em 10/11/2023.