No futebol brasileiro, a posição de goleiro sempre foi marcada por grandes nomes que se destacaram não apenas pela segurança embaixo das traves, mas também pela capacidade de decidir jogos em momentos decisivos. Mas quem são os melhores goleiros do Brasil?
Desde os primeiros ícones da história do futebol até os craques atuais, os goleiros brasileiros são reconhecidos mundialmente por sua habilidade, liderança e por serem verdadeiros paredões.
Neste texto, vamos explorar os melhores goleiros do Brasil, tanto da atualidade quanto da história, destacando aqueles que se tornaram lendas e os novos talentos que vêm conquistando seu espaço.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Melhores goleiros da história do Brasileirão
- 1970 – Picasso (Bahia)
- 1971 – Andrada (Vasco)
- 1972 – Leão (Palmeiras)
- 1973 – Cejas (Santos)
- 1974 – Joel Mendes (Vitória)
- 1975 – Waldir Peres (São Paulo)
- 1976 – Manga (Internacional)
- 1977 – Edson Cimento (Remo)
- 1978 – Manga (Operário)
- 1979 – João Leite (Atlético Mineiro)
- 1980 – Carlos (Ponte Preta)
- 1981 – José Benítez (Internacional)
- 1982 – Carlos (Ponte Preta)
- 1983 – Roberto Costa (Athlético)
- 1984 – Roberto Costa (Vasco)
- 1985 – Rafael Cammarota (Coritiba)
- 1986 – Gilmar Rinaldi (São Paulo)
- 1987 – Taffarel (Internacional)
- 1988 – Taffarel (Internacional)
- 1989 – Gilmar Rinaldi (São Paulo)
- 1990 – Ronaldo (Corinthians)
- 1991 – Marcelo Martelotte (Bragantino)
- 1992 – Gilberto (Sport)
- 1993 – Dida (Vitória)
- 1994 – Ronaldo (Corinthians)
- 1995 – Wágner (Botafogo)
- 1996 – Dida (Cruzeiro)
- 1997 – Carlos Germano (Vasco)
- 1998 – Dida (Cruzeiro)
- 1999 – Dida (Corinthians)
- 2000 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2001 – Emerson (Bahia)
- 2002 – Diego (Juventude)
- 2003 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2004 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2005 – Fábio Costa (Corinthians)
- 2006 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2007 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2008 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2009 – Victor (Grêmio)
- 2010 – Fábio (Cruzeiro)
- 2011 – Fernando Prass (Vasco)
- 2012 – Diego Cavalieri (Fluminense)
- 2013 – Fábio (Cruzeiro)
- 2014 – Marcelo Grohe (Grêmio)
- 2015 – Marcelo Grohe (Grêmio)
- 2016 – Jailson (Palmeiras)
- 2017 – Vanderlei (Santos)
- 2018 – Weverton (Palmeiras)
- 2019 – Diego Alves (Flamengo)
- 2020 – Weverton (Palmeiras)
- 2021 – Everson (Atlético Mineiro)
- 2022 – Cássio (Corinthians)
- 2023 – Weverton (Palmeiras)
- 2024 – John Victor (Botafogo)
Melhores goleiros do Brasileirão na atualidade
- John Victor (Botafogo)
- Hugo Souza (Corinthians)
- Agustín Rossi (Flamengo)
- Rafael (São Paulo)
- Weverton (Palmeiras)
John Victor
Destaque do Botafogo no Campeonato Brasileiro Série A, John Victor abre a lista dos melhores goleiros da competição. Em alta na carreira, o arqueiro de 28 anos é um dos principais nomes do time alvinegro nesta temporada.
Formado nas categorias de base do Santos, John surgiu como uma das principais joias da posição. No entanto, recebendo poucas oportunidades pelo Alvinegro Praiano, o goleiro foi emprestado ao Real Valladolid e Internacional antes de se transferir para o Botafogo.
Hugo Souza
Hugo Souza, goleiro do Corinthians, se consolidou como uma das principais promessas do futebol brasileiro. Após uma passagem de altos e baixos no Flamengo, foi para a Europa e voltou ao Brasil para o Corinthians e mostrou seu verdadeiro talento.
Em 2025, já mostrou grande desempenho nas competições em que participou, destacando-se com defesas importantes. Sua velocidade e capacidade de organizar a defesa da equipe têm sido fundamentais para o time, sendo apontado como grande aposta para o futuro da Seleção Brasileira.
Rossi
Agustín Rossi, goleiro argentino que chegou ao Flamengo em 2023, rapidamente se destacou como uma grande contratação para o time carioca. Em 2024, ele se firmou como titular absoluto, com defesas seguras e grande presença de área. Sua experiência adquirida no Boca Juniors, da Argentina, se reflete na sua postura em campo e no controle do jogo.
Rossi ajudou o Flamengo a conquistar títulos importantes e continua mostrando sua qualidade em 2025, sendo uma peça fundamental para o sucesso do time. Sua solidez e tranquilidade nos momentos mais críticos fazem dele um dos goleiros mais confiáveis do Brasil.
Rafael
Revelado pelo Cruzeiro, mas passando também pelo Atlético Mineiro, Rafael está no São Paulo desde o ano passado. Ganhando a posição de titular rapidamente, o goleiro chamou a atenção pelo excelente desempenho em campo, principalmente durante a campanha memorável na Copa do Brasil 2023.
Mantendo o alto nível na atual temporada, Rafael foi convocado por Dorival Jr para representar a Seleção Brasileira na Copa América em julho. Querendo continuar brilhando pelo São Paulo, o goleiro tem como objetivo disputar a Copa do Mundo de 2026.
Weverton
Finalizamos a lista dos principais goleiros do futebol brasileiro com Weverton, ídolo do Palmeiras. Quando chegou ao Verdão em 2018, o experiente jogador se firmou como titular, apresentando um bom desempenho, sendo eleito o melhor da posição.
Antes disso, Weverton já se destacava pelo Athletico Paranaense. Não à toa, já naquela época, o goleiro já era figurinha carimbada nas convocações para a Seleção Brasileira, mostrando o seu trabalho dentro das quatro linhas.
Voltando a viver um bom momento pelo Palmeiras nessa reta final da temporada, Weverton recuperou o prestígio com o torcedor. Oscilando no início de 2024, o goleiro recuperou a boa fase, sendo novamente um dos destaques da equipe no Campeonato Brasileiro.
Melhores goleiros brasileiros da história
- Dida
- Felix
- Gylmar dos Santos
- Leão
- Manga
- Marcos
- Raul Plassmann
- Rogério Ceni
- Cássio
- Taffarel
Dida
Existiram poucos arqueiros tão bons quanto Dida. O baiano de Irará conquistou títulos nacionais, internacionais e, de quebra, faturou a Copa do Mundo de 2002. Seu currículo é de dar inveja a qualquer jogador de futebol!
Por Vitória, Cruzeiro e Corinthians, Dida faturou estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial. Já pelo Milan, empilhou taças como Campeonato Italiano, Copa da Itália e Champions League.
Felix
Felix foi certamente um dos melhores goleiros do Brasil na história. O jogador, que se destacou, sobretudo, por Portuguesa e Fluminense, também serviu a seleção brasileira. Inclusive, foi o titular da Copa do Mundo de 1970.
Natural de São Paulo, capital, Felix ficou marcado por defesas plásticas. Em solo nacional, conquistou o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca, fora outros títulos de menor expressão. Uma verdadeira lenda!
Gylmar dos Santos
Gylmar dos Santos teve um papel fundamental na história da seleção brasileira. Afinal, foi o goleiro titular dos títulos de 1958 e 1962. “Campeão de Tudo”, o arqueiro também colecionou títulos nacionais como Paulista, Brasileiro e Libertadores.
O jogador orgulha-se de ter jogado em duas máquinas: Corinthians dos anos 50 e Santos dos anos 60. Também é mundialmente famoso por ter sido a inspiração do goleiro soviético Lev Yashin – um dos maiores de todos os tempos.
Leão
Você provavelmente sabe que Emerson Leão se tornou um dos técnicos mais famosos dos últimos tempos, mas talvez não conheça a sua história como jogador. Ele foi simplesmente um dos melhores goleiros brasileiros da história!
Leão passou por vários clubes do país, mas se destacou mesmo foi com a camisa do Palmeiras – clube pelo qual disputou 515 partidas e venceu três Brasileirões. Na seleção brasileira, foi titular nas Copas de 74 e 78.
Manga
Manga é considerado um dos melhores goleiros brasileiros de todos os tempos. Revelado nas categorias de base do Sport, ele passou por grandes clubes do país como Botafogo e Internacional.
O arqueiro também jogou no Nacional do Uruguai, onde é idolatrado até hoje. Manga venceu títulos importantes como estaduais, Libertadores e o bicampeonato brasileiro com o Colorado nos anos 70. Era seguro, confiável é referência de liderança.
Marcos
Titular na Copa do Mundo de 2002, Marcos foi um dos melhores goleiros do Brasil na história. É claro que seus números e títulos impressionam, mas o arqueiro alcançou algo que poucos no país conseguiram – principalmente nos tempos atuais: atuar apenas por um time na carreira inteira!
Marcos foi fiel ao Palmeiras de 1992 a 2011, se tornando um dos maiores ídolos da história do clube. Em 534 jogos realizados, faturou uma Libertadores, uma Copa do Brasil e dois Brasileiros. Ele é também o goleiro que mais pegou pênaltis na história do torneio sul-americano.
Raul Plassmann
Raul Plassmann foi outro gigante brasileiro da posição. O goleiro se destacou inicialmente no Cruzeiro, ficou marcado pelas camisas amarelas e ajudou o clube mineiro a conquistar taças expressivas como Libertadores e Brasileirão.
Depois, se transferiu para o Flamengo. Plassmann jogou na supermáquina composta por Zico, Júnior e outros craques. Faturou outra Libertadores, Mundial e foi tricampeão brasileiro.
Rogério Ceni
Ídolo do São Paulo e goleiro com mais gols marcados na história (132), Rogério Ceni é uma lenda do futebol. Ele jogou a vida inteira no Tricolor durante 1990 e 2015, ou seja, 25 anos ininterruptos. Venceu três Brasileiros, três Paulistas, duas Libertadores, uma Sul-Americana e dois Mundiais. Todos ostentando a faixa de capitão.
Ceni também possui outros recordes internacionais: jogador com mais partidas disputadas por um mesmo clube (1237), jogador mais vezes capitão de um mesmo clube (982) e jogador que mais venceu compromissos por um mesmo clube (601). Além disso, é o goleiro que mais defendeu pênaltis na história do futebol.
Cássio
Cássio é um ícone do futebol brasileiro e um dos maiores goleiros do Brasil na história. Com passagens marcantes pelo Corinthians, ele coleciona títulos de grande relevância, incluindo a Copa Libertadores de 2012, a FIFA Club World Cup em 2000 e 2012, além de diversos Campeonatos Paulistas e Brasileiros.
Sua habilidade em momentos decisivos, como as grandes defesas que garantiram títulos importantes, fez dele um dos nomes mais respeitados do futebol mundial. Sua longevidade e consistência o colocam como um dos maiores goleiros do Brasil de todos os tempos, com uma carreira que segue em alta.
Taffarel
Finalizamos a lista de melhores goleiros do Brasil com Taffarel – jogador que ficou imortalizado na voz do narrador Galvão Bueno. O ponto alto da carreira do atleta foi na Copa do Mundo de 1994, quando defendeu o pênalti de Daniele Massaro na final.
Por clubes, Taffarel se destacou no Internacional, Atlético Mineiro e Galatasaray. Venceu o Campeonato Mineiro, a Copa Conmebol, o Campeonato Turco, a Copa da Turquia e a Copa da UEFA.
Agora que você conhece os melhores goleiros do Brasil, que tal conferir outras publicações da Esportelândia? Falamos sobre todos os esportes!
- Melhores laterais-esquerdos do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
- Melhores laterais-direitos do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
- Melhores zagueiros do Brasil: confira top 5 da história e na atualidade
- Melhores volantes do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
- Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade