Ficou curioso para saber quem são os melhores laterais-direitos do Brasil? O Esportelândia preparou uma lista com os destaques atuais da posição, levando em conta o desempenho deles nesta temporada.
Além de celebrar os talentosos jogadores, aproveitamos também para fazer uma viagem no tempo e recordar alguns dos grandes ídolos que marcaram história pelo lado direito no futebol brasileiro.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade
- William (Cruzeiro)
- Wesley França (Flamengo)
- João Lucas (Grêmio)
- Braian Aguirre (Internacional)
- Tinga (Fortaleza)
William
Voltando a ganhar destaque no futebol brasileiro, desta vez defendendo o Cruzeiro nessa temporada, William é considerado um dos melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade.
Iniciando a carreira no Internacional, o defensor teve uma passagem interessante pelo futebol alemão, voltando para o futebol nacional no ano passado.
Após tomar conta da lateral-direita do Cruzeiro, William foi convocado por Dorival Júnior para defender a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Wesley França
Com valor de mercado de 4 milhões de euros (R$ 24 milhões – na cotação atual), Wesley França é um dos principais ativos do Flamengo na atualidade. Cobiçado por várias equipes do futebol europeu, o lateral-direito chegou à Seleção Brasileira em 2025.
Cria do Ninho do Urubu, Wesley deu os primeiros passos como profissional em 2022. Como todo jovem jogador, a joia rubro-negra demorou para engrenar, recebendo mais oportunidades nas últimas duas temporadas. Atualmente é um dos melhores laterais-direitos do Brasil.
João Lucas
João Lucas, lateral-direito que se transferiu para o Grêmio em 2025, teve uma temporada destacada no Campeonato Brasileiro de 2024, onde jogou pelo Juventude e foi o lateral com mais assistências, acumulando 6 passes para gol.
Sua trajetória inclui passagens por grandes clubes como Flamengo, Cuiabá e Santos, onde se destacou pela sua velocidade e habilidade no apoio ao ataque. Em sua chegada ao Grêmio, já demonstrou seu potencial, marcando 1 gol e mostrando que pode ser uma peça fundamental na temporada de 2025.
Braian Aguirre
Braian Aguirre, lateral-direito argentino de 24 anos, chegou ao Internacional no final de 2024, após se destacar no Lanús, da Argentina. Em 2025, rapidamente se adaptou ao futebol brasileiro e foi uma peça-chave na conquista do Campeonato Gaúcho, contribuindo com duas assistências em apenas 12 partidas.
Além de suas boas atuações ofensivas, Aguirre também se destacou na defesa, ajudando o time a manter a invencibilidade em 12 jogos e 7 partidas sem levar gols. Com sua energia, qualidade técnica e forte presença defensiva, o lateral promete ser um nome importante no elenco do Internacional nos decorrer da temporada.
Tinga
Melhores laterais-direitos do Brasil na história
- Cafu
- Carlos Alberto Torres
- Djalma Santos
- Jorginho
- Leandro
Cafu
Iniciamos a lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história com Cafu, o capitão do penta! Conhecido pelos cruzamentos sempre precisos e senso de liderança, o jogador ergueu a Copa do Mundo de 2002 e trilhou carreira brilhante no futebol.
No Brasil, se destacou no São Paulo, por onde faturou o Campeonato Brasileiro de 91 e duas Libertadores seguidas. Já no exterior, tornou-se ídolo do Milan, ajudando o clube italiano a empilhar um scudetto e a Champions League de 2006-07.
Carlos Alberto Torres
Muitos consideram Carlos Alberto Torres o melhor lateral-direito brasileiro de todos os tempos. O capitão do tri foi um dos grandes destaques da conquista de 1970, marcando, inclusive, o quarto gol na final contra a Itália.
No Brasil, o carioca jogou, sobretudo, no Santos de Pelé, Coutinho e Zito. Realizou mais de 400 partidas e ganhou dois títulos do Campeonato Brasileiro. Se aposentou em 1982 após acumular passagens por Fluminense, Flamengo e clubes dos Estados Unidos.
Djalma Santos
Djalma Santos é outro concorrente, segundo especialistas, ao título honorário de melhor lateral-direito brasileiro da história. O atleta disputou quatro Copas do Mundo pela seleção brasileira e venceu duas edições: 1958 e 1962.
Em solo nacional, cravou o seu nome na história do Palmeiras. Por lá, conquistou três temporadas do Brasileirão e três Paulistões – a maioria na década de 60. Morreu em 2013 após ser homenageado com várias premiações da FIFA.
Jorginho
Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, também merece estar na lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história. Com a amarelinha, foi titular na campanha da Copa do Mundo de 94 e disputou 68 compromissos, além de ter marcado 4 gols.
O atleta se destacou no Flamengo após Leandro, até então dono da posição, ser deslocado para a zaga. Depois, se transferiu para a Alemanha, país onde defendeu a camisa dos rivais Bayer Leverkusen e Bayern de Munique.
Leandro
Ídolo da torcida Rubro-Negra, Leandro é outro craque da posição. Jogador de um clube só, atuou apenas no Flamengo em toda a carreira, que durou entre 1979 e 1990. Foi um dos grandes pilares da equipe carioca comandada por Zico e Júnior.
Defensor de extrema capacidade técnica, Leandro sabia apoiar com maestria e defender com responsabilidade. Venceu três Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Se aposentou precocemente após várias lesões recorrentes.