Autor do gol da virada contra São José no último domingo (2) pela Liga Nacional de Futsal (LNF), Luis Dizotti falou com exclusividade ao Esportelândia sobre foco na temporada, evolução do futsal e mais. Confira tudo a seguir.
Minas futsal vence a primeira na LNF 2023 de virada
Paulista, mas praticamente um mineiro no esporte, Luis Dizotti joga no futsal profissional do Minas Tênis Clube desde 2017. Identificado com a torcida e uma liderança no elenco, o gol da virada que deu os primeiros pontos na LNF 2023 ao tradicional time nacional tinha que ser do jovem de 24 anos.
Jogo pegado e com muitas faltas, obrigando até ao goleiro do São José a se retirar por alguns minutos após uma bolada no rosto. O time paulista deu trabalho aos donos da casa, abrindo o placar com o camisa 7 Eric e contando com boas exibições do goleiro Lucas e seu camisa 17, Pelé.
No entanto, a torcida minastenista apoiou até o fim e a equipe não decepcionou. Com gols do camisa 7 Maia e o seu capitão, Luis Dizotti, o Minas Tênis Clube fechou a segunda rodada da LNF com seus primeiros três pontos. Após o jogo, o Esportelândia conversou com Dizotti.
O capitão explicou ao repórter do Esportelândia, Luís Henrique Gregório, que o momento virada de chave aconteceu no segundo tempo, “o grupo sabia que se seguisse em alta intensidade, os adversários cansariam e o gol seria questão de tempo”.
Em últimas palavras com Luís Gregório, Dizotti reforçou a importância de jogar em casa e ter o apoio da torcida.
É sempre bom jogar com a torcida, gera mais pressão para a equipe adversária. Então, é um convite que faço a todos para lotarem os estádios, pois podemos ir mais longe esse ano.
Luis Dizotti fala sobre temporada 2023 e evolução do futsal
De fato, o Minas Tênis Clube é um tradicional time no futsal nacional. Na última temporada, o MTC chegou a derrotar um grande e popular grupo (Magnus Futsal) no mata-mata da última temporada e alcançou as quartas de final.
O grande detalhe é que o MTC conseguiu apenas a última vaga de playoff, mostrando que em decisões a história muda e que a equipe consegue duelar com fortes adversárias. Quando perguntado sobre qual mudança o Minas futsal precisa para avançar mais na reta final, Dizotti respondeu:
Sabemos da importância de pontuar nesse início de temporada e somar o máximo para chegarmos bem entre os oito primeiros colocados. Principalmente pontuar nos jogos na Arena UniBH, pois jogar aqui é sempre difícil para os adversários.
Outro ponto importante é que dessa maneira podemos trazer o segundo jogo de playoff para nossa casa.
Minas Tênis Clube na LNF e evolução do futsal
A gente tem um grupo jovem, mas de muito qualidade. Temos trabalhado duro nesses últimos anos e sabemos que é possível conquistar esse sonho inédito para o Minas. – disse Dizotti sobre sonho da primeira taça LNF minastenista.
O Minas tem uma grande tradição poliesportiva nacional e o time de futsal é uma constante na elite brasileira. Ainda falta a taça da LNF na galeria minastenista, mas esse sonho parece cada vez mais perto.
Luis Dizotti ressaltou a evolução competitiva da liga e clubes com investimentos crescentes, tornando o desafio maior ainda. A saber, o Minas futsal também tem criado parcerias como a Teknisa e Clanel.
Além de camisa 10 e capitão do time, Luis também estuda Educação Física. Dentro disso, a vida de atletas como a do capitão minastenista fica mais atribulada pelo futsal ainda estar em desenvolvimento na totalidade. Em termos de evolução e popularidade nos próximos anos, Luis Dizotti acredita que ter a ajuda de mais parceiros é fundamental.
Nossa modalidade é a mais praticada do país, em toda escola tem a nossa modalidade. Tendo mais transmissões dos jogos, a liga pode crescer.
Se continuarmos trabalhando forte e recebendo apoio de mais marcas como as que patrocinam nossa modalidade, os clubes, como aqui no MTC, a gente tem tudo para decolar a popularidade do futsal.

Foto destaque: Reprodução/Orlando Bento/Minas Tênis Clube