As seleções de Ginástica Rítmica e Ginastica Artística do Brasil encerrou com vitória a sua participação nos Jogos Sul-Americanos, que aconteceram na cidade de Assunção, capital do Paraguai. Assim sendo, com um total de 32 medalhas, sendo 19 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e três de bronze.

Se tornando uma modalidade olímpica apenas nos anos 80, nas Olimpíadas de Los Angeles, a modalidade de Ginástica Rítmica, ou apenas GR, vem se destacando positivamente a cada ciclo de mundiais, jogos e olimpíadas. Grandes nomes, como Natália Gaudio, (seis vezes campeã brasileira e sete vezes campeã sul-americana) contribuíram para o esporte chegar no nível de excelência que está atualmente.

Nesse ciclo de competições em Assunção, a Ginástica Rítmica garantiu 100% de aproveitamento, levando todas as medalhas de ouro em todos os aparelhos competidos. Excelência elogiada e aplaudida pela comissão técnica da modalidade.

Atualmente, a seleção de Ginástica Rítmica encontra-se na quinta posição mundial na disputa olímpica. A vaga foi conquistada ano passado no mundial em Sófia, Bulgária.

Ginástica Artística nos Jogos Sul-Americanos

A Seleção Brasileira de Ginástica Artística também contribuiu positivamente nesses jogos, conquistando um total de 10 medalhas de ouro. Além disso, novos nomes de atletas se destacaram na modalidade nesse campeonato. Caio Souza, Júlia Soares, Carol Prado e Diogo Soares, são alguns desses novos nomes. Todos garantiram excelência em suas competições e levaram medalhas para casa. No entanto, não foi apenas os novatos que fizeram bonito. Já que consagrado ginasta Arthur Nory levou a melhor na prova de solo e contribuiu para o grande número de medalhas de ouro que o Brasil conquistou.

Próximos desafios

As ginastas da modalidade de Ginástica Rítmica seguem apenas com os treinos e sem campeonatos. Já a Ginástica Artística tem um grande desafio já no próximo mês, o mundial em Liverpool. O desafio é grande, mas os resultados dos Jogos Sul-Americanos foram muito positivos e deixa a comissão técnica e os atletas confiantes para enfrentarem esse novo desafio

Foto destaque: GBG (Confederação Brasileira de Ginástica)