Neste domingo (1), o Brasil garantiu mais duas vagas para as Olimpíadas de Paris em 2024. A conquista veio por meio do Mundial de ginástica artística que acontece na cidade de Antuérpia, na Bélgica.
Uma das vagas garantidas é de Diogo Soares que se classificou para as finais ao ficar na 24ª posição nas eliminatórias. A segunda veio por conta da classificação do Brasil que terminou as eliminatórias na 13ª colocação.
Dessa forma, o país ganha uma vaga continental, que é oferecida à nação que fica entre 13º e 15º.
CLASSIFICADO!!! ?
Nosso atleta Diogo Soares se classificou nominalmente para os Jogos Olímpicos de Paris 2024! Ele é o primeiro atleta da Ginástica Artística a conquistar vaga para a edição francesa dos Jogos! ?????? pic.twitter.com/0o0ln3yCuf— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) October 1, 2023
Você ama outros esportes além de Ginástica? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Arthur Nory
Outro que pode conquistar vaga para as Olimpíadas de Paris é Arthur Nory na barra fixa. Para conseguir realizar o feito, o ginasta que já está entre os oito que vão à final precisa ficar somente a frente do croata Tin Srbic para garantir a vaga.
ARTHUR NORY NA FINAAAAAAAAL! ?
A única final brasileira masculina no Mundial de Ginástica Artística é com Arthur Nory ?? na barra fixa.
Ele vai em busca da sua terceira medalha após se classificar com 14.133 pontos na 8️⃣ª posição.
Se ficar na frente de Tin Srbic ?? garante… pic.twitter.com/OdADun2Bra
— Piu Esportes (@piuesportes) October 1, 2023
Mais uma vez, este resultado comprova o acerto de buscarmos sempre a renovação da equipe. Mesmo com a ausência de grandes nomes, como o do Caio [Souza] e do [Arthur] Zanetti, conseguimos manter a pontuação do ano passado”, afirmou o coordenador de ginástica artística masculina da Confederação Brasileira de Ginástica, Hilton Dichelli Júnior.
Time brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024
Até agora, o Brasil possui ao todo 89 competidores confirmados para as Olimpíadas de Paris. Confira a seguir a quantidade de atletas em cada modalidade:
Atletismo (12), canoagem slalom (2), canoagem velocidade (1), ciclismo BMX racing (1), futebol feminino (18), ginástica rítmica (6), hipismo (4), natação (4), rugby feminino (12), saltos ornamentais (2), tênis de mesa (6), tiro com arco (1), tiro esportivo (1), vôlei feminino (12), vela (2) e surfe (3).
Que tal se aprofundar mais ainda na Ginástica artística? Confira mais na Esportelândia:
- Técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica aposta em aspecto especial para medalhas em Paris
- Brasil convocado para o Mundial de Ginástica Artística 2023; confira a lista
- Passos de frevo e giros de ginástica: a história inspiradora de uma menina venezuelana