No último domingo (29), o Handebol Feminino Brasil conquistou a medalha de ouro ao vencer a Argentina na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, por 30 a 18. A Seleção continua dominando a modalidade na competição.

Com o resultado, as meninas do Handebol garantiram o sétimo título consecutivo do Pan-Americano. A Seleção Brasileira fechou o torneio com 100% de aproveitamento, vencendo todos os jogos da fase de grupos, além da semifinal e da grande decisão.

Mais do que isso, o Brasil fez história no Pan ao carimbar o passaporte para 2024.

Handebol Feminino Brasil nas Olimpíadas de Paris

Isso porque a conquista em Santiago garantiu vaga nos Jogos Olimpícos de Paris, na França, em 2024. Aliás, essa será a sétima participação olímpica da modalidade na história, o que também acarreta um dado importante.

Desde 2000, a Seleção esteve presente em todas as edições das Olimpíadas. Em 2012 e 2016, as meninas do Handebol realizaram as melhores campanhas do Brasil na história dos Jogos, quando chegaram até às quartas de final.

Vale ressaltar que o ápice da modalidade feminina aconteceu em 2013, quando o Brasil venceu o título do Mundial de Handebol contra a Sérvia, que jogava em casa, de forma invicta. O ouro foi a primeira medalha tupiniquim na história da competição.

Querendo fazer história em Paris, o Handebol Feminino brasileiro pode se inspirar na campanha do Pan-Americano. Na fase de grupos, ganhou do Paraguai por 27 x 15, venceu o Uruguai por 29 x 8 e bateu Cuba por 49 x 11.

Antes de enfrentar a Argentina na final do Pan, as meninas da Seleção superaram o Chile por 30 x 10 na semifinal. Quem se destacou na grande decisão do torneio foram Fran e Adriana, que foram as artilheiras da partida com sete gols marcados por cada uma.

A Seleção Brasileira feminina de Handebol promete dar seu melhor para buscar uma medalha olímpica inédita.