O hóquei no gelo tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil, e muitos novos fãs estão começando a acompanhar o esporte. Pensando nisso, preparamos este guia para quem deseja entender as regras básicas do hóquei no gelo e aproveitar ao máximo os jogos.
Com a temporada da NHL retornando em outubro, agora é o momento perfeito para se preparar. Acompanhe nosso conteúdo completo, repleto de explicações detalhadas e GIFs ilustrativos para esclarecer todas as dúvidas sobre o esporte!
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Regras do hóquei no gelo: quantos jogadores tem em cada time?
Uma equipe de hóquei no gelo é formada por seis jogadores: um goleiro e cinco jogadores de linha. Armados com tacos em formato de L e equipados com proteção, eles patinam pela arena buscando marcar gols ao lançar o disco na meta adversária.
Na NHL, cada franquia pode contar com até 20 atletas no elenco, distribuídos em cinco posições. Essa formação oferece flexibilidade tática, permitindo rápidas substituições e ajustes estratégicos ao longo da partida.

Posições do hóquei
- Goleiro (goalie): fica entre as traves e defende o gol;
- Defensor (defenseman): atua atrás defendendo o perímetro do goleiro;
- Ala-direito (right wing): atua no lado direito do ataque;
- Ala-esquerdo (left wing): atua no lado esquerdo do ataque;
- Central (center): atua no centro do ataque e coordena as jogadas ofensivas.
Qual a duração de uma partida de hóquei
Continuamos nosso guia de regras do hóquei com a duração das partidas. Na NHL, o jogo é dividido em três tempos de 20 minutos cada, com intervalos de 20 minutos entre os períodos.
Ao final do cotejo, caso as duas equipes estejam empatadas em pontos, joga-se uma prorrogação de cinco minutos, que funciona no formato morte súbita. O primeiro time a marcar no overtime, vence o duelo.
Se ninguém marcar e o empate persistir, a partida termina empatada. A única exceção são os playoffs da liga. Caso os times cheguem no jogo sete empatado em número de vitórias, a prorrogação é disputada até que alguma equipe anote um ponto.
Qual o objetivo do hóquei no gelo
O objetivo do hóquei no gelo é marcar pontos colocando o disco de borracha no fundo do gol adversário. Cada gol equivale a um ponto. Para isso, os jogadores utilizam tacos em formato de L para manipular o disco, enquanto se movimentam na arena de gelo através dos patins.
Para construir jogadas, é possível tocar o disco para companheiros ou simplesmente conduzi-lo individualmente. Ao fim do jogo, vence quem tiver marcado mais pontos.
O hóquei é um dos esportes coletivos mais rápidos, intensos e violentos do mundo. Os atletas se deslocam de um lado para o outro o tempo inteiro, lutam pelo disco usando a força física e sempre estão se empurrando contra o muro de proteção.

Qual o tamanho da quadra do hóquei
A quadra de hóquei, na verdade, é uma pista de gelo. Ela foi desenhada especialmente para o esporte e possui formato retangular, mas com bordas arredondadas nas extremidades. Na NHL, a arena tem 61x23m de dimensão.
Dois muros envolvem a pista, com o objetivo de não deixar o disco cair para fora. Exatamente no centro, existe uma linha vermelha chamada red line. Ela é usada para o pontapé inicial e para demarcar impedimentos/icings (veremos a seguir).
Há também duas linhas azuis com distância de 8,5m da linha vermelha, uma em cada lado da quadra. Elas dividem a arena em três partes: zona de defesa (defensive zone), zona neutra (neutral zone) e zona de ataque (offensive zone).
As balizas, ou seja, os gols do hóquei, ficam localizadas nas extremidades da pista. Suas dimensões na NHL são de 1,2m de altura e 1,8m de comprimento. São entre essas traves que os jogadores precisam empurrar o disco para marcar pontos.
Por fim, existem nove pontos de faceoffs espalhados por diversos setores da quadra. São nesses pontos que os jogadores disputam a posse do disco quando o jogo é paralisado ou está voltando de um intervalo.

Quais são as faltas no hóquei
Continuamos nosso guia de regras do hóquei com as infrações. Não pense que, só porque a porradaria come solta, não existem limites no esporte.
Antes de explicarmos cada falta separadamente, precisamos diferenciar os três graus de punição. Quando a infração é marcada, o árbitro indica qual foi a intensidade:
- Minor penalty: quem comete a falta fica dois minutos fora da partida;
- Double minor penalty: quem comete a falta fica quatro minutos fora da partida;
- Major penalty: quem comete a falta fica cinco minutos fora da partida;
- Misconduct: quem comete a falta fica dez minutos fora da partida.
O time que sofreu a infração ganha o powerplay (PP), uma espécie de cobrança de falta. Já o time que cometeu a falta se defenderá no penalty kill (PK). Se o time marcar um ponto no PP, o jogador que foi mandado temporariamente pra fora de quadra pode retornar.
Dependendo da infração cometida, o jogador pode ser expulso da partida. São os casos de atitudes como: xingamentos preconceituosos, gestos obscenos, agressão a árbitros, torcedores ou membros da comissão técnica, tentativa intencional de provocar uma lesão no adversário, sair da área de infração antes do tempo previsto, entre outras.
Tipos de falta no hóquei
- Hooking
- Tripping
- Cross-checking
- Holding
- Interference
- High sticking
- Boarding
- Slashing
- Fighting
- Game misconduct
- Elbowing
Hooking
Quando o jogador evita a progressão do adversário fazendo um gancho com o taco, com as mãos ou até mesmo pernas, mas não ao ponto de derrubá-lo.

Tripping
Quando o jogador derruba o adversário fazendo uma espécie de rasteira com o taco, mãos ou pernas.
Cross-checking
Quando o jogador, com as duas mãos no taco, dá uma paulada no adversário, com a intenção de empurrá-lo para alguma direção.

Holding
A famosa segurada para frear a movimentação do adversário. Os jogadores costumam segurar alguma parte do corpo ou até mesmo os equipamentos.

Interference
É quando se atrapalha a progressão de um jogador que não está com a posse do disco. Isso pode ser feito utilizando o taco ou dando uma porradinha. A interferência também pode ser marcada quando um adversário entra na zona do goleiro e acerta ele.

High sticking
Quando o jogador, com o taco, acerta o adversário na altura do ombro, gerando, na maioria das vezes, algum tipo de contusão.

Boarding
Uma das faltas mais sujas do hóquei. É quando o jogador atinge o adversário por trás e o lança em direção à mureta da arena. Costuma gerar contusões sérias.

Slashing
Outra falta muito suja. Utilizando o taco, o jogador dá uma paulada no adversário, mas fazendo um movimento de cima pra baixo, semelhante à uma fatiada. Essa falta já proporcionou diversas fraturas sérias.

Fighting
É a falta mais recorrente: quando dois adversários simplesmente começam a brigar na arena. Os árbitros interferem quando a coisa fica séria ou alguém cai no chão.

Game misconduct
Quando o jogador reclama agressivamente de um adversário ou árbitro. Também pode ser marcada quando um atleta não obedece às ordens do juiz ou tenta começar uma briga.

Elbowing
A tradicional cotovelada no colega de trabalho.

O que é offside no hóquei
Dando sequência às regras do hóquei, chegou a hora de te explicar o offside – que tem nada a ver com o impedimento do futebol.
Nas quadras de gelo, offside é quando um jogador ultrapassa a linha azul do adversário antes do disco. Isso não pode rolar. Quando acontece, a partida é paralisada e os times disputam faceoff na zona neutra mais próxima à infração.

O que é icing no hóquei
O icing é outra infração conhecida no hóquei. É basicamente quando um time tenta rifar o disco nas seguintes condições:
- O disco atravessa três das cinco linhas sem tocar no adversário;
- O disco tem que ser tocado primeiro pelo time que tentou a ação.
A equipe que praticou o icing sofre duas punições:
- Não troca de linha
- Disputa faceoff no seu campo de defesa
