Mundial de Judô está ocorrendo esta semana. O campeonato se encerra no domingo (14) após a disputa por equipes. Nesta quinta-feira (11), quinto dia de competições, o Brasil teve dois representantes no Mundial que ocorre em Doha, no Catar.

Dessa maneira, Giovani Ferreira, do Pinheiros, disputou a categoria até 90 kg. Desse modo, o atleta acabou eliminado na primeira rodada do torneio. Assim, os judocas brasileiros continuam sem alcançar a disputa por medalha no Mundial de Judô 2023. Logo depois, de sua participação Pezão falou de sua preparação e a busca pelo resultado positivo.

Giovani Ferreira é eliminado na estreia

O Pezão, como também é conhecido, disputou seu primeiro Mundial de Judô. O judoca foi derrotado por Darko Brasnjovic, da Sérvia, na primeira rodada. A disputa foi finalizada no golden score, após Ferreira sofrer sua terceira punição da arbitragem.

O primeiro Mundial de Judô

Giovani Ferreira disputou seu primeiro campeonato de nível global. Após a sua participação, o judoca contou um pouco do sentimento que estava:

“Foi meu primeiro Mundial e é óbvio que fica o sentimento de que tenho mais para mostrar, não para os outros, mas para mim mesmo. Fico bem chateado, independente se é meu primeiro, segundo, quinto ou décimo Mundial. Mas agora é continuar trabalhando.”

Além disso, Pezão contou como foi a sua preparação e a avaliou:

“A preparação para o Mundial foi muito boa, tanto no Pinheiros quanto na França. Eu pude me preparar muito bem na parte física, emocional e espiritual. Agora é levantar a cabeça e continuar buscando e conquistando.”

Confira a luta de Giovani Ferreira no Mundial de Judô

Programação do Mundial de Judô

As finais das categorias são sempre disputadas às 12h (horário de Brasília). A saber, as categorias: leve (57kg feminino e 73kg masculino); meio médio (63kg feminino e 81kg masculino); médio (70kg feminino e 90kg masculino), já ocorreram. Desse modo, nos próximos dias vão ser disputadas as seguintes provas:

Sexta-feira (12/5) – categoria meio pesado (78kg feminino e 100kg masculino)

Sábado (13/5) – categoria pesado (+78kg e +100kg)

Domingo (14/5) – prova por equipes – Rafaela Silva volta a competir nesta etapa.

Mais representantes do Brasil

O país terá mais cinco representantes nas chaves individuais do Mundial de Judô. Desse modo, Beatriz Souza, do Pinheiros, compete na categoria feminina +78 kg. Por outro lado, nas disputas masculinas, Leonardo Gonçalves, da Sogipa, e Rafael Buzacarini, do Pinheiros, disputam a categoria até 100 kg. Já na categoria de mais de 100 kg, Rafael Silva e João Cesarino, do Pinheiros e do Instituto Reação, respectivamente. Representam o time brasileiro.