Os atletas medalhistas dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Santiago 2023 foram agraciados com uma premiação pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Em uma cerimônia realizada no Palácio da Cidade na quinta-feira (21), várias autoridades estiveram presentes, incluindo o prefeito Eduardo Paes e o Secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Entre os presentes estavam também diversos integrantes do Time Rio. Destacando-se, o projeto Time Rio Olímpico e Paralímpico, fruto de uma colaboração entre a Prefeitura do Rio e os Comitês Olímpico e Paralímpico do Brasil, trouxe à tona novidades para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
Atletas paralímpicos, Douglas e Thomaz Matera falam sobre valorização do Pan e Parapan pela mídia
Após a cerimônia de premiação, os atletas paralímpicos Douglas e Thomaz Matera responderam se as conquistas no Pan e Parapan de Santiago 2023 foram suficientemente valorizadas pela mídia e pela população em geral.
Para Thomaz, houve valorização. Em seguida, também frisou que agora o objetivo já é outro, as Olimpíadas e, consequentemente, as medalhas.
A gente teve noticiário na época. É como tudo que acontece na vida. Depois que passa, a gente mira no próximo objetivo. A gente deu outras entrevistas. Foi bacana na época. Agora concentramos nossos esforços para conseguir a vaga para Paris. E chegando lá conseguir bons resultados também, medalha.
Douglas Matera concordou lembrando que houve recorde brasileiro, pois foram 343 medalhas no total, sendo 156 de ouro:
Esse evento aqui hoje de cerimônia de entrega e de premiação faz parte e a gente ainda está colhendo esses frutos das conquistas do Jogo de Parapan-americanos. Então, acho que sim, foi bastante veiculado. Batemos recorde que era nosso lá de Lima, em 2019.
E completou falando sobre o interesse da população pelos esportes paralímpicos, que vem crescendo.
A gente tem um maior interesse da população em buscar conhecer, buscar saber mais. Nisso, a mídia acompanha, tentando alimentar esse interesse com produção de conteúdo. Então, a gente sente que, sim, que o movimento está crescendo e isso é muito positivo.
O nadador Douglas Matera foi o grande destaque dos Jogos Parapan-Americanos, pois faturou oito ouros: 100m costas S12, 100m borboleta S12, revezamento 4x100m medley 49 pontos, 100m livre S12, 50m livre S13, 400m livre S13, revezamento 4x100m livre 49 pontos e 200m medley S13.
Ainda na natação, Thomaz Matera foi prata nos 50m livre S13 e bronze 100m borboleta S12; 100m livre S12 e 400m livre S13.
Ver essa foto no Instagram
Quer saber mais sobre os esportes que fazem parte das Olimpíadas? Acesse nossos outros conteúdos:
- As provas do atletismo nas Olimpíadas e os seus recordes
- Judô nas Olimpíadas: medalhas do Brasil, quadro geral e regras
- Handebol nas Olimpíadas: participações do Brasil e campeões
- Saiba tudo sobre o Breaking, nova modalidade das Olimpíadas de Paris 2024
- Basquete nas Olimpíadas: história, campeões e recordes
- Tênis nas Olimpíadas: história, maiores campeões e regras
- Natação nas Olimpíadas: história, provas e maiores vencedores
- Vôlei de Praia nas Olimpíadas: história e maiores campeões
- Regras do surf: como são os campeonatos, a WSL e Olimpíadas
- Futebol nas Olimpíadas: história, campeões e medalhistas
- Vôlei nas Olimpíadas: Maiores campeões, recordes e história
- Regras do skate: como funcionam campeonatos e as Olimpíadas