O ano de 2023 do atleta Guilherme Costa foi encerrado com a conquista do Prêmio Brasil Olímpico na categoria Natação. Foi a coração do nadador, que teve ótima participação nos Jogos Pan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile.
Além de sua participação nos Jogos Pan-Americanos, anteriormente, Guilherme Costa participou do Mundial de Esportes Aquáticos, que ocorreu em Fukuoka, no Japão. No entanto, acabou ficando fora do pódio.
Isso porque terminou em quarto lugar nos 400m livre, com o tempo de 3m43s58. Mesmo assim, o atleta chegou bem perto de seu próprio recorde em campeonatos sul-americanos, o de 3m43s41.
Cachorrão, como o atleta é conhecido, tem, inclusive, os 10 melhores tempos da história do Brasil nos 400m livre. Além de ter conquistado vaga para participar do Mundial após ter feito o tempo de 3m47s31 no Troféu Brasil, que foi realizado em abril deste ano.
Guilherme Costa faz história na natação brasileira
O nadador Guilherme Costa teve uma participação de destaque entre os brasileiros nos Jogos Pan-Americanos. Isso porque conquistou a medalha de ouro em todas as provas que disputou.
Foram elas: 1500m livre, 400m livre, 800m livre e revezamento 4x200m.

Com as medalhas, o atleta, de 29 anos, foi o primeiro nadador a conquistar medalhas de ouro nas quatro categorias em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos.
Próximo objetivo: Jogos Olímpicos de Paris
Diante das conquistas em 2023, o atleta agora mira os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris, na França. E a pressão por medalhas não será problema para Guilherme Costa.
Ver essa foto no Instagram
Em entrevista, o nadador carioca afirmou que se sente bem com isso. E também contou que está sempre em busca das vitórias, que não quer apenas participar.
Para que as conquistas continuem chegando, Guilherme melhorou sua preparação física, principalmente a muscular, pois estava se considerando mais pesado. Entre as mudanças, está também a de técnica.