O Pan-Americano é o maior evento poliesportivo da América, a competição ocorre a cada quatro anos e serve como preparativo para as Olímpiadas. Dessa maneira, com diversas modalidades em disputa, os fãs do esporte podem se acabar com duas semanas direto de pura adrenalina e grandes histórias.
Neste sentido, uma das provas mais aguardadas são as de natação e neste ano ela pode marcar a história brasileira na modalidade. No Pan de Santiago 2023, Léo de Deus vai disputar a sua quarta edição dos Jogos e vai em busca de um recorde inédito individual e para a natação brasileira. Confira!
Orgulho de usar suas cores, de representar nossa gente, de levantar sua bandeira. Brasil ?? https://t.co/eqdhPYHH9b
— Leonardo de Deus (@leogdeus) September 7, 2020
A trajetória de Léo de Deus na natação
Leonardo Gomes de Deus, conhecido como Léo de Deus, nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1991. O nadador iniciou no esporte aos 12 anos, praticando com sua mãe nos finais de semana. Ao longo de carreira defendeu a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros e Unisanta. Além da seleção brasileira.
A especialidade do sul-mato-grossense é o nado borboleta, mas o nadador disputa várias provas e estilos diferentes. No seu currículo, Léo de Deus possui 20 medalhas representando o Brasil, sendo 12 ouros, 5 pratas e 3 bronzes. O profissional disputou três Olímpiadas na carreira, 2012, 16 e 21, chegando na final dos 200m borboleta, em 2021.
O recorde procurado por Léo de Deus no Pan-Americano 2023
A natação brasileira sempre foi muito forte no cenário mundial, seja em Campeonatos Mundiais, no Pan-Americano ou nas Olímpiadas. Dessa maneira, um dos grandes nomes da modalidade masculina são Cesar Cielo, campeão Olímpico, Thiago Pereira, que conquistou 23 medalhas do Pan-Americano e Léo de Deus, tricampeão do Pan.
Como dito anteriormente, Leonardo disputa o seu quarto Pan-Americano seguido, ou seja a sua estreia foi em Guadalajara, em 2011. Dessa maneira, o nadador vai ter a oportunidade de bater um recorde inédito para a natação brasileira: conquistar quatro ouros seguidos em uma mesma categoria.
Léo de Deus conquistou a medalha de ouro dos 200m borboleta nas últimas três edições do Pan. A primeira veio em Guadalajara, no México, em 2011. Naquele ano, o nadador ficou no lugar mais alto do pódio ao bater com o tempo de 1m57s92.
Em Toronto, no Canadá, em 2015, Léo bateu o recorde da competição e pegou a medalha dourada com o tempo de 1m55s01. A saber, o recorde anterior era de Kaio de Almeida, com 1m44s45. No ano de 2019, em Lima, no Peru, o tricampeonato veio com o tempo de 1m55s86.
Além disso, Leonardo possui mais cinco medalhas na história do Pan-Americano. Sendo assim, são duas pratas: no revezamento 4x200m livre, em 2011, e no revezamento 4x100m medley, em 2019. E três de bronzes: 400m livre, em 2015, e no 200m costas, em 2015 e 2019.
Ver essa foto no Instagram
Alegria de disputar mais um campeonato
Léo de Deus vai estrear na competição já neste sábado (21), quando acontece a disputa dos 200m borboleta. As eliminatórias são a partir de 9h e as finais às 16h. Já no domingo (22), o nadador volta a piscina para realizar a prova dos 200m costa, com a rodada preliminar acontecendo às 9h e a disputa por medalha às 16h. Todos os horários são de Brasília.
Sobre a competição, Leonardo mostrou muita alegria em disputar mais um Pan-Americano na carreira. Do mesmo modo, admitiu um nervosismo, mas garantiu que ele passou assim que entrou na piscina para treinar e que vai atrás do quarto ouro:
Quando o avião pousou, eu senti que realmente tinha chegado a hora. Mas depois que caí na água esse frio na barriga passou. Estou preparado, me sentindo bem e vamos para cima desse título dos 200m borboleta”.
É HOJE
Hoje começam os Jogos Pan-Americanos para os esportes aquáticosEntão anota na agenda e vamos torcer muito para os nossos atletas #Santiago2023 #Natacao #SaltosOrnamentais #NadoArtistico #PoloAquatico #MaratonaAquatica #YakultBrasil #FluidraBrasil #Estacio #SpeedoMSport pic.twitter.com/ypXDWxVmWT
— CBDA (@CBDAoficial) October 20, 2023