Visando as Paralimpíadas de Paris, Praia Clube apresentou o novo integrante de sua equipe. Trata-se do atleta Douglas Matera, que foi o melhor medalhista nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile.
Douglas Matera, que compete na classe S12, para atletas com baixa visão, conquistou oito ouros, em oito provas disputadas. Assim, foi o atleta do Brasil com mais premiações do Parapan-Americano.
Isso lhe rendeu o prêmio de Melhor atleta paralímpico masculino do ano, no PanAm Awards, e Melhor Parapan, no Prêmio Paralímpicos 2023, realizado pelo CPB.
Ver essa foto no Instagram
Atleta paralímpico explica motivo que o fez acertar com o Praia Clube
Antes de se transferir para o Praia Clube, Douglas Matera representou o Vasco da Gama. E em entrevista, o atleta paralímpico afirmou que era um prazer estar no clube mineiro e que espera desempenhar o seu melhor.
Eu decidi vir para o Praia buscando o melhor desempenho possível e eu sei que com a equipe que a gente tem aqui, não só de profissionais do esporte, como de atletas também, são pessoas extremamente motivadas para obter o melhor resultado“, disse Douglas Matera.
Matera completou falando sobre a diversidade no Praia Clube. Já que é carioca e agora vai atuar por um clube mineiro:
O Praia tem estado no povo na nação paralímpica há algum tempo, então estar aqui e poder contribuir, trazer um pouco da diversidade carioca, que eu não sou mineiro, mas acho que uma equipe forte é uma equipe diversa, então trazer um pouco do carioquês para a Uberlândia vai acrescentar bastante.
Matera define objetivos para o decorrer do ano
O atleta contou que se foco é o 100m borboleta, que é sua prova mais competitiva. Mas ressaltou que também se dedica aos 100m livres e ao revezamento.
O primeiro objetivo é estar bem na seletiva, fazer o índice, garantir a vaga. E depois a gente vai treinar ainda mais forte para chegar bem e ter competitivo buscando, possivelmente, medalha lá em Paris.
Douglas Matera iniciou carreira na natação olímpica
Douglas Matera nasceu com retinose pigmentar, uma mutação genética hereditária que vai causando a perda de visão com o passar do tempo. No entanto, não o impediu de, durante um tempo, ser atleta de natação olímpica.
Em 2017, teve o incentivo de seu irmão, Thomaz Matera, para ingressar na natação paralímpica. Começou a nadar no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, uma instituição focada em deficientes visuais.
O Praia Clube vem se destacando em diversos esportes. Para saber mais sobre eles, acesse nossos outros conteúdos:
- Conheça o elenco de futsal do Praia Clube 2024
- Treinador do Praia Clube analisa adversário na Copa Brasil: “Vai exigir que…”
- [Entrevista] Formando campeãs: como as categorias de base fortalecem o futuro do vôlei no Praia Clube
- Da estratégia ao ouro: Conrado Sousa detalha a trajetória de sucesso no tiro esportivo
- Campeão Mundial pela Seleção Brasileira, Morten Soubak projeta futuro no Praia Clube após conquista inédita no Handebol