Tênis nas Olimpíadas: os maiores campeões da história (2025)
Confira a lista completa dos atletas que fizeram história na modalidade - IconSport
O tênis nas Olimpíadas fez sua estreia na edição de 1896, mas foi retirado após os Jogos de 1924, devido a disputas entre a Federação Internacional da modalidade e o Comitê Olímpico Internacional. O foi uma polêmica sobre a definição de jogadores amadores.
Após aparecer como esporte de demonstração, em 1968 e 1984 (com limite de idade sub-21), retornou como modalidade e com medalhas em 1988. Aberto a todos os jogadores, independentemente de idade e status, tem sido disputado em todas as edições desde então.
Atletas que venceram duas categorias em uma mesma edição do tênis nas Olimpíadas
Serena Williams é uma das únicas jogadoras na Era Aberta a vencer tanto em simples quanto em duplas do mesmo sexo em uma mesma edição dos Jogos, em 2012 – IconSport
Ano
Simples Masculino & Duplas Masculinas
1896
John Boland
1900
Laurence Doherty
1904
Beals Wright
1908
Arthur Gore
1912
Charles Winslow
2004
Nicolás Massú
Ano
Simples Feminino & Duplas Femininas
1924
Helen Wills
2000
Venus Williams
2012
Serena Williams
Ano
Duplas Masculinas & Duplas Mistas
1900
Reginald Doherty
Ano
Simples Feminino & Duplas Mistas
1900
Charlotte Cooper
1912
Edith Hannam
1920
Suzanne Lenglen
A antiga partilha pela medalha de bronze
Iga Swiatek em partida na Olimpíada de Tóquio 2020/21 IconSport)
Nos Jogos Olímpicos de 1896, 1900, 1904, 1988 e 1992, os semifinalistas que perderam compartilharam a medalha de bronze. Em todos os outros anos, houve uma partida para decidir o vencedor do duelo pelo terceiro lugar.
Desde a reintrodução do tênis nas Olimpíadas, a importância dos torneios aumentou, com alguns jogadores, críticos e comentaristas esportivos considerando a conquista do ouro tão prestigiada quanto a de um título de Grand Slam.
O cobiçado Golden Slam
Steffi Graf é a única jogadora a conquistar um Golden Slam, em 1988 (Reprodução/Olympics)
Um jogador que vence uma medalha de ouro olímpica ou paralímpica e os quatro Grand Slams no mesmo ano conquista o chamado Golden Slam.
Por outro lado, o atleta que fatura todos os quatro títulos de Grand Slam e o ouro olímpico durante a carreira leva o Career Golden Slam.
Até o momento, Steffi Graf é a única jogadora a conquistar um Golden Slam na história, em 1988. Serena Williams e Pam Shriver são as únicas jogadoras a completar o Career Golden Slam em duplas por duas vezes.
No tênis masculino, Andre Agassi e Rafael Nadal venceram o Career Golden Slam. Vários jogadores de duplas alcançaram a façanha, com Serena Williams sendo a única a completar o Career Grand Slam em simples e duplas.
Vale lembrar que, em 2021, os tenistas em cadeira de rodas Diede de Groot e Dylan Alcott conquistaram o feito, mas com o ouro paralímpico.
Recordes de medalhas de ouro do tênis nas Olimpíadas
Andy Murray é o único jogador a vencer duas medalhas de ouro em simples (Olympics)
Serena Williams e Venus Williams possuem um recorde de quatro medalhas de ouro cada, três delas como dupla. São as únicas a vencerem o mesmo evento no tênis nas Olimpíadas em três ocasiões diferentes.
Venus Williams (quatro ouros, uma prata) e Kathleen McKane Godfree (um ouro, duas pratas e dois bronzes) são as recordistas de medalhas da modalidade, com cinco cada.
Andy Murray é o único jogador a vencer duas medalhas de ouro em simples, e o único a reter o título olímpico em simples.
Nicolás Massú, Venus Williams e Serena Williams ganharam na Era Aberta tatnto em simples quanto em duplas do mesmo sexo em uma mesma edição dos Jogos, respectivamente em 2004, 2000 e 2012.
A trajetória e as conquistas dos maiores campeões do tênis nas Olimpíadas são uma inspiração, mostrando a combinação de talento, dedicação e paixão pelo esporte.