Desempenho do jovem bahiano nos Jogos da Juventude
“Então dentro dessa perspectiva da realidade de Lençóis está aqui hoje pra eles é uma expansão de perspectiva de vida imensa, porque Lençóis a gente costuma dizer que é um buraco porque é cercada por montanhas e acaba tendo um pouco abaixo do nível dessas montanhas. Então é uma cidade com um microclima muito específico e gira totalmente em torno do turismo. Com o desenvolvimento dessas atividades, poder estar aqui hoje acompanhando o Jhonata e vivenciando esse processo é algo que não tem preço”, expressou com alegria o treinador Glauber Rocha.
Começo do Wrestling na Bahia
O projeto iniciou com a luta olímpica em 2018, já que foi muito conveniente porque não precisava de quimono. E a ideia surgiu dentro da necessidade de trazer para as crianças da comunidade, prepará-las para a vida, não apenas o esporte ou medalhas, mas uma orientação até a fase adulta.
A iniciativa ganhou destaque e atraiu os jovens para conhecer esse esporte desconhecido naquela região. Com o desenvolvimento do wrestling, as conquistas foram aparecendo e as viagens também. O time já foi para o Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.
“Esse ano a gente conseguiu participar da seletiva em Salvador, que não aparecia para o interior da Bahia, só tinha para esportes convencionais que era futsal, vôlei e olhe lá um basquete. Então era sempre os esportes convencionais porque no interior da Bahia não tinha esse tipo de prática, então esse ano a gente conseguiu que abrisse esse leque, de opções de esportes estavam geralmente ligados à capital”, disse o treinador
Esse projeto acontece no Centro Educacional Renato Pereira Viana, com isso, Jhonata é um dos destaques e com a participação nas seletivas que teve na Bahia, o atleta conseguiu o ouro no estilo livre da categoria de 55kg. Assim, conquistou a vaga para estar aqui no Nacional dos Jogos da Juventude.
Pai trabalha no turismo da cidade e queria que filho entrasse no esporte
O pai de Jhonata trabalha como guia na cidade, que é uma atividade econômica central de Lençóis, um lugar turístico. O lugar é conhecido como a capital da chapada, o treinador, Glauber Rocha já conhecia o pai do menino há alguns anos e ele sempre falava, que ia colocar os filhos no projeto, só que nunca dava certo.
“Eu fui pra essa escola de ensino médio, que é o Centro Educacional Renato Pereira Viana e neste momento o Jhonata estava estudando lá, ele e o irmão Jeferson, que inclusive os dois fizeram a final, então a final foi emocionante que ele eles parecem muito, parecem gêmeos, foi uma final emocionante entre irmãos”, completou o treinador.
Futuro de Jhonata da Silva no wrestling
“Eu já fiz outras modalidades, mas acabei parando porque quebrei o braço, ai eu fiquei um ano e meio sem fazer nada. Depois de tudo, um ano atrás, o Glauber (técnico), fez o pedido para eu estar participando da equipe dele no wrestling”, falou Jhonata da Silva
Jhonata acabou sem medalhas nos Jogos da Juventude, mas volta para casa com uma vontade de continuar no caminho dos triunfos e levando o nome de Lençóis da Chapada Diamantina no Maranhão para o mundo através do wrestling.
Vá além do mundo do wrestling! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!