Alguns atletas conseguem manter o alto nível em esportes de intensidade, mesmo com uma idade avançada. Existem casos de esportistas que conseguem esse feito, como no caso do brasileiro Baby, e do francês Teddy Riner. Ambos disputaram no último final de semana o Campeonato Mundial de Judô, em Doha, no Catar. E o resultado dos dois foi surpreendente.
Recordes de Baby e Riner no Mundial
A experiência dos atletas foi destaque na categoria de +100 kg, mostrando a longevidade no esporte. Assim, Rafael Silva, o Baby, conquistou a medalha de bronze, sendo o judoca mais velho a conseguir subir no pódio, aos 36 anos. Por outro lado, o francês, Teddy Riner, levou o ouro com 34 anos, algo que nunca também tinha acontecido na história.
Ele também possui outro recorde, foi o atleta mais novo a conquistar um ouro. O francês Riner, levou o título mundial no Rio de Janeiro, em 2007, na época com 18 anos. Desta forma, os dois escrevem seus nomes no esporte.
Momento na carreira
Riner, mesmo com um currículo dominante, não conquistava um título mundial desde 2017. Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, ele conquistou um ouro na disputa por equipes, mas ficou com o bronze no individual. No momento, o francês é o quarto colocado no ranking mundial da categoria +100 kg. Ele será o representante do país nas Olimpíadas de Paris, em 2024, com chances de ouro em casa.
O veterano francês teve adversários fortes ao longo do torneio. Assim, um ponto importante é que apenas um oponente era acima dos 30 anos, o romeno Vlăduț Simionescu, de 33, na primeira fase. Na final, o francês superou o russo Tasoev Inal, de 25 anos.
Rafael Silva, o Baby, não despontou tão novo ao cenário mundial do judô. A primeira medalha conquistada pelo brasileiro foi a prata no Mundial de 2013, aos 26 anos, curiosamente também disputado no Rio de Janeiro. Depois, o lutador foi bronze em 2014, 2017 e agora em 2023. O judoca ainda é o brasileiro mais bem colocado do ranking mundial e vive a expectativa de marcar presença em Paris 2024.