O fisiculturista Fabiony Sylvain, da República Dominicana, protagonizou um momento de superação e coragem durante as prévias do Mr. Olympia 2024, o maior evento de fisiculturismo do mundo.
Mesmo enfrentando um diagnóstico de câncer no cólon, ele decidiu competir, demonstrando uma força mental inspiradora ao subir no palco. Contudo, o atleta passou mal durante sua apresentação, sendo retirado por seguranças, e não retornará para as finais.
Ver essa foto no Instagram
Fabiony Sylvain é amigo de Ramon Dino e Rafael Brandão
Conhecido por sua proximidade com os fisiculturistas brasileiros Ramon Dino e Rafael Brandão, Fabiony é fã declarado dos ícones brasileiros, que servem como inspiração para ele.
Mesmo diante de uma dura batalha contra a doença, o atleta manteve sua preparação e subiu ao palco, algo que muitos acreditavam ser improvável dadas as circunstâncias.
Após o incidente, ele anunciou que seu foco agora será inteiramente em sua saúde e no tratamento.
Espero que todos os atletas gostem do evento. Minha saudação não foi boa, decidi sair do palco e não estou me sentindo muito bem. Minha respiração, meu colo, está tudo como uma bomba.
O competidor também afirmou se apegar a fé para conseguir enfim se recuperar da doença e poder voltar para competir em alto nível e com força total.
Deus sabe como faz as coisas dele. É hora de descansar e tratar minha condição de saúde. Vou tratar minha condição. Após minha operação e tratamento estarei de volta. Sinto muito.
Ver essa foto no Instagram
Fabiony Sylvain revela câncer dois dias antes do evento
Na última quarta-feira (9), o fisiculturista dominicano revelou que iria competir na categoria Classic Physique, mesma em que Ramon Dino compete. Fabiony revelou que mesmo com um câncer no cólon iria participar da edição 2024 do evento.
Estou sentindo amor por mim mesmo. Até lutando contra o câncer no cólon. Lutei todos os dias nesta preparação. Enquanto perco litros de sangue toda vez que vou defecar.
Meu corpo dói, mas meu coração está forte, meu estômago dói. Mas minha vontade é inquebrável, graças a Deus. Isso é bom.