Com sua primeira corrida prevista para o final de março, a temporada de 2022 da Formula 1 exigirá a vacinação completa contra a covid-19 para todos que desejam participar do evento. A decisão foi tomada em janeiro pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e anunciada pelo jornal britânico The Times e o canal de TV BBC, nesta segunda-feira (31).
A obrigatoriedade da vacinação, por sua vez, se estenderá a todos que desejam frequentar o paddock em 2022. Portanto, isso significa que visitantes, jornalistas, membros de staff e pilotos deverão, sem exceções, comprovar estar em dia com seus esquemas vacinais.
A notícia, contudo, ainda não foi confirmada pela FIA, mas sim por um porta voz da empresa responsável pela organização da categoria. Segundo ele, em entrevista ao The Times, “a Formula 1 exigirá que todos estejam totalmente vacinados e não solicitará isenções”.
Além disso, vale ressaltar também que a Formula 1 conseguiu realizar duas temporadas bem-sucedidas em meio ao avanço da pandemia através de rígidas medidas de segurança. A frequente realização de testes, o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e, agora, a apresentação da vacina são apenas quatro determinações dentre o extenso protocolo sanitário adotado até então.
Além da vacinação: o que muda no grid de 2022?
Após o fim da polêmica temporada de 2021, selada com a vitória de Max Verstappen como Campeão Mundial, o grid sofreu remodelações. Para 2022, as equipes que contam com as maiores novidades são, definitivamente, Mercedes, Alfa Romeo e Williams.
No que se refere à primeira, George Russell, antigo piloto da Williams, substitui Valtteri Bottas na Mercedes. Este, por sua vez, assumiu o posto na Alfa Romeo, equipe que terminou a temporada sem seus dois pilotos. Com Kimi Räikkönen aposentado, e Antonio Giovinazzi fora da Formula 1, o piloto finlandês passa a correr, então, ao lado de Guanyu Zhou, o novo rosto da categoria.
Além disso, com a saída de Russell para a Mercedes, o lugar vago na Williams também levantou novas especulações. No final, a decisão foi a favor de Alex Albon, piloto que perdeu em 2021 sua vaga de titular na Red Bull para Sergio Perez. Com isso, o tailandês entra no campeonato ao lado de Nicholas Latifi.
Por fim, as demais equipes continuam com seus pilotos anteriores, conforme pode ser conferido abaixo.
Which pairing are you most excited for this season? ?#F1 pic.twitter.com/8OcBQYxQu3
— Formula 1 (@F1) January 11, 2022
Confira abaixo o calendário da temporada
Falta pouco mais de um mês e meio para que a temporada de 2022 tenha início. À princípio, as luzes se apagam pela primeira vez no dia 20 de março, no Bahrein, sendo, em suma, 23 corridas – maior número da história da categoria.
Novos GPs, como o de Miami, passam a compor o calendário, além do retorno de outros. É o caso de China, Austrália, Singapura e Japão, que tiveram suas corridas canceladas e/ou suspendidas devido ao avanço da pandemia.
Além disso, o GP do Brasil, uma das mais esperadas corridas, acontece no dia 13 de novembro, a penúltima do ano. Assim, a temporada de 2022 se encerra no dia 20 de novembro, em Abu Dhabi.
Time to get these dates down so you don't miss a thing of our 2022 season ?
Only 7️⃣6️⃣ days to go! ?#F1 pic.twitter.com/Im9lupJDMS
— Formula 1 (@F1) January 1, 2022
Foto: Divulgação/LAT Images/Mercedes