Matheus Romanelli se desenvolve no pentatlo moderno, além de fazer parte da Seleção Brasileira e do PAA (Programa de Alto Rendimento do Exército).
Aos 22 anos, o jovem apontou as dificuldades da modalidade e como isso pode mudar para melhor no país, fomentando novos talentos.
Rotina de Matheus Romanelli
View this post on Instagram
A saber, o pentatlo moderno envolve cinco disciplinas: natação, corrida, tiro, esgrima e hipismo. A corrida e o tiro ocorrem juntos, em um evento combinado.
Atualmente, as regras começam com a esgrima, seguem para a natação e terminam com a corrida e tiro.
A esgrima, natação e esgrima são pontuadas, e na corrida, os atletas são classificados e o vencedor é o campeão da prova.
Em conversa com o Esportelândia, Matheus Romanelli revelou como funciona para se manter bem em todas as provas da modalidade.
Treinamos seis dias por semana, de segunda a sábado, com natação e corrida diariamente.
Ao longo da semana, intercalamos a esgrima, o hipismo e o tiro. O tiro é prático o suficiente para treinarmos em casa, mas o hipismo requer um local e cavalos.
A gestão dos recursos e instalações disponíveis é desafiadora. – explicou Matheus.
Você ama outros esportes? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A maior dificuldade do pentatlo moderno no Brasil
De fato, a falta de exposição a algumas das disciplinas e a cultura esportiva no Brasil podem ser obstáculos.
Dentro disso, Matheus Romanelli destacou que a maior dificuldade para o pentatlo moderno no Brasil hoje é a questão financeira.
Com base em seu convívio no esporte, Romanelli apontou soluções que podem contribuir para o desenvolvimento da categoria no país.
O esporte é caro, e os investimentos são limitados. Além disso, a falta de instalações adequadas, como piscinas para a natação e locais de treinamento para a esgrima, também é um desafio.
O hipismo e o tiro também têm custos consideráveis. A esgrima não está disponível em todos os lugares, o que torna o acesso difícil.
Acredito que a solução seria a criação de centros de treinamento abrangentes e programas de iniciação que incentivem as crianças a se envolverem no esporte.
Apoio das federações no Brasil no pentatlo moderno
Segundo Matheus, atualmente, a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno está fazendo esforços para apoiar os atletas.
Ainda assim, as condições no que tange patrocínio segue sendo um desafio no país.
Devido à dispersão geográfica das disciplinas e à questão financeira, o interesse dos patrocinadores é limitado.
O apoio é fundamental, não apenas para competições, mas também para motivar os atletas, mostrando que seu esforço é valorizado.
Além disso, a questão da locomoção é significativa, com atletas viajando grandes distâncias para treinar e a necessidade de levar suprimentos consigo. – finalizou Matheus Romanelli.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e saber mais da modalidade? Confira aqui no Esportelândia: