Na manhã dessa quinta-feira (17), foi anunciada a volta de Nico Hulkenberg à categoria mais disputada do automobilismo mundial. Em recente contrato com a Haas, será colega de equipe de Kevin Magnussen, formando, desse modo, uma das duplas mais experientes do grid.

Sendo praticamente a única equipe que faltava para anunciar seus pilotos, considerando que Logan Sargeant é quase confirmado pela Williams, o ex-piloto da Renault ocupa o cockpit que restava e encerra as oportunidades para 2023 na Fórmula 1.

Contratação de Nico Hulkenberg

Não é surpreendente que o alemão sempre foi uma opção para o time. Em 2020 foi um dos possíveis nomes para a vaga que, futuramente, foi ocupada por Nikita Mazepin e em 2021 também foi cotado para preencher a oportunidade dada a Kevin Magnussen.

Gene Francis Haas, fundador da equipe norte-americana, apoia a volta de Hulkenberg e a entrada do mesmo no seu time. Com os novos patrocinadores e sem a necessidade do dinheiro de pilotos para se manter, Haas pode finalmente contratar pilotos com maior experiência e rodagem.

Afinal, quem é Hulkenberg?

O piloto estreou na F1 como piloto de testes em 2011 e oficializou-se em 2012 pela Force Índia. Está fora da categoria como piloto principal desde 2019, quando corrida pela Renault (atual Alpine) ao lado de Daniel Ricciardo. Nunca subiu ao pódio, mas sempre apresentou resultados compensativos.

Mesmo não correndo mais pela Fórmula 1, Nico Hulkenberg nunca se manteve distante das pistas. Durante a pandemia, foi substituto da Racing Point três vezes. Esse ano substituiu Sebastian Vettel durante duas corridas, também por culpa da Covid-19.

Citando os números, aos seus 35 anos, o alemão tem 521 pontos na carreira, uma pole-position e duas voltas-rápidas. Foi piloto de sete equipes: Williams, Force Índia, Sauber, Renault, Racing Point e Aston Martin. Suas 181 corridas mostram aprendizado.

O que acontecerá com Schumacher?

A quantidade e erros de Mick Schumacher incomodou a Gene e também a Gunther Steiner (chefe de equipe da Haas). O dinheiro gasto com seus acidentes também não era mais compensativo para a equipe, o que fez com que tomassem a decisão de substituírem-no para a temporada de 2023.

Após ter se retirado também da academia de pilotos da Ferrari por não haver renovação para o ano que vem, o piloto se encontra em uma situação difícil. Sua chance será com a Mercedes, para seguir como piloto de testes, todavia, negociações ainda precisam ser concluídas.

Grid da Fórmula 1 em 2023

As equipes já estão decididas de seus futuros pilotos. Algumas mantiveram os da temporada atual, enquanto outras decidiram inovar. Nico Hulkenberg foi, tecnicamente, a última contratação faltante para fecharem o próximo grid. Podemos contar com os novatos Nyck de Vries e Oscar Piastri.

Logan Sargeant já está sendo vigiado pela Williams, a qual afirmou que, caso o piloto consiga os pontos necessários para sua superlicença até o final da Fórmula 2, será contratado para atuar junto a Alex Albon. Se isso não acontecer, o time não mostrou ter um “plano B”.

Hulkenberg na pós-temporada

Nico Hulkenberg começará a atuar pela Haas no final desse mês, ao início da pós-temporada de testes em Abu Dhabi. Com Pietro Fittipaldi, atual piloto de testes da norte-americana, ainda não sabemos o que esperar nesse dia 22.

Como o piloto também depende do carro para haver bons resultados no ano seguinte, não sabemos como será seu desempenho, a expectativa de seus fãs e colegas de corrida é grande para a sua volta às pistas como piloto principal.