Na tarde desta terça-feira (19), o Comitê Olímpico Internacional confirmou a permissão para que atletas russos participem das Olimpíadas de Paris 2024, mas sob severa condição: todos os competidores do país vão disputar por bandeira neutra.
Vale lembrar que a decisão cabe também ao atletas da Bielorrússia. Ambas as delegações também estão proibidas de participar da cerimônia de abertura do Jogos Olímpicos deste ano, que será realizada no Rio Sena, famoso ponto turístico da França.
Entenda mais sobre a participação da Rússia nas Olimpíadas de Paris 2024
Quais esportes você ama? Aqui no Esportelândia falamos sobre:
Russos vão competir por bandeira neutra
Depois de grande polêmica sobre a participação ou não de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico Internacional finalmente decidiu tomar uma decisão.
Ambos os países poderão competir, mas somente por bandeira neutra e sem participar da cerimônia de abertura. A medida foi confirmada após o primeiro dia de reuniões do Conselho Executivo do COI, realizado em Lausanne, na Suíça.

Diretor do COI responsável pela relação da entidade com os comitês de cada país, James MacLeod falou sobre a decisão e afirmou que não houve dúvida sobre qual deveria ser o resultado.
A decisão foi unânime. A lógica é muito clara para nós. Atletas neutros individuais vão competir como indivíduos, e a parada da abertura é um desfile para delegações e times. Eles não estarão em nenhuma delegação.
O Comitê Olímpico Internacional confirmou ainda que a decisão foi tomada com base no precedente ocorrido em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, quando os atletas da Iugoslávia também participaram por bandeira neutra e não estiveram na abertura.
Delegação de refugiados
Além da bandeira neutra, outra novidade confirmada para Paris 2024 é a delegação de refugiados. Competindo separados dos russos e bielorrussos, já são três os atletas refugiados confirmados nas Olimpíadas, sendo dois do taekwondo e um do boxe.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais nos esportes com nossos outros conteúdos:
- Depois de cogitar o Brasil, Jogos Pan-Americanos 2027 anunciam sede oficial
- Em parceria revolucionária, Smart Fit abre academia no Centro de Treinamento do COB
- Presidente do Corinthians, Augusto Melo revela projeto ousado para os esportes olímpicos
- Ídolo do Flamengo, Zico será embaixador de programa do Brasil nas Olimpíadas
- Paris 2024 anuncia medalhas com pedaço da Torre Eiffel para as Olimpíadas
- Paris 2024 vai tomar medidas drásticas em relação à cerimônia de abertura no Rio Sena
- Incentivo ao esporte! Comitê Brasileiro de Clubes triplica número de atletas em 2023