Na madrugada deste sábado (5), a patinação em velocidade no gelo estreiou pelos Jogos Olimpícos Beijing 2022. Além disso, no decorrer da competição não só teve medalha como recorde olimpíco. Por fim, todos os detalhes dessa modalidade e das demais, você acompanha aqui no Esportelândia.
Como funciona a Patinação em Velocidade?
Acima de tudo, a modalidade monta um percurso oval para os competidores disputarem quem chegará primeiro. Sendo assim, não se pode tocar no adversário e usar a mão apenas nas curvas para não se desequilibrar.
Recorde Olimpíco e medalha de Ouro
O primeiro recorde quebrado veio da holandesa Irene Schouten, vencendo com (3:56.93) na prova dos 3000m. Decerto, a nerlandesa desbancou a a italiana Francesca Lollobrigida que ficou com a prata e a canadense Isabelle Weidemann fechando o pódio. Vale destacar que a decisão do primeiro lugar veio apenas na última curva.
Primeiro ouro para a China
Por outro lado, a primeira medalha de ouro para a China veio na patinação em velocidade,no formato misto. Com direito a “VAR”, o que parecia uma grande frustação acabou sendo um redenção.
Os competidores da casa acabaram sendo eliminados na semifinal, mas com contestação, por vídeo, os arbitros acabaram punidos os Estados Unidos e o Comitê Olimpíco Russo. Assim, na final, os chineses não deram mole e sairam com louvor, Daijing Wu saiu do estádio com o ouro no peito.
Patinage de vitesse sur piste courte
Relais Mixte? Team CHINE
Chunyu QU
Kexin FAN
Daijing WU
Ziwei REN pic.twitter.com/05gxH9kQyE— KING COOOOP TO THE SUPERBOWL EXTREME FAN ACCOUNT? (@MrSaTeKiiii) February 6, 2022
Foto Destaque: Divulgação / Jogos Olimpícos