O Sul-Americano de Remo teve suas finais nos dias 19 e 20 de março, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. E não poderia ter tido resultado melhor para os brasileiros, que conquistaram diversas medalhas, inclusive, ouros.

No primeiro dia, já houve predominância brasileira. Já que, das 14 regatas disputadas, o Brasil teve atletas representantes em 12. Assim, foram quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.

1º dia do Sul-Americano de Remo tem quatro medalhas de ouro para o Brasil

A primeira atleta a garantir o topo do pódio no Sul-Americano de Remo foi Cláudia Santos, que venceu na categoria PR1 Single Skiff, que conta com remadores que possuem mobilidade de ombros e braços. Cláudia completou a prova no tempo de 11.39.94.

Na sequência, foi a vez da categoria júnior levar duas medalhas de ouro. Bernardo Barreto, no Single Skiff, e a dupla Brenda Freitas e Jennifer Silva foram campeões com os tempos de 7:35.63 e 7:35.48, respectivamente.

Por fim, Diana Oliveira e Jairo Klug venceram na classe mista PR3 Double Skiff, para remadores com mobilidade nas pernas, troncos e braços. Os dois fizeram a prova no tempo de 07:53.70.

O Brasil também ficou com a medalha de prata em mais cinco provas. Foram elas: Dois Sem Feminino (Lara Pizarro e Mariana Macedo), Dois Sem Júnior Masculino (Ian Darolt e Francisco Evaldt), Dois Sem Júnior Feminino (Isabela Miranda e Beatriz Vilela), no Quatro Sem Masculino e no Oito com Masculino.

Para completar, três medalhas de bronze. Dois Sem Masculino (Fábio Moreira e Matheus Souza), no Four Skiff Júnior Masculino, e no Four Skiff Júnior Feminino.

2º dia tem presença de atletas olímpicos

No segundo dia do Sul-Americano de Remo, o Brasil teve os brasileiros Lucas Verthein e Beatriz Tavares, classificados para as Olimpíadas de Paris, em ação. Além disso, foram cinco medalhas de ouro.

Lucas Verthein e Marcelo Almeida foram campeões no Double Skiff masculino e Beatriz Tavares, aos lado de Chloe Gorski, ficou com o ouro no feminino.

Os outros três ouros foram: Equipe do Skiff Quádruplo Leve masculino, Jennifer de Almeida no Single Skiff Junior e Michel Gomes/Gessyca de Oliveira no Double Skiff Misto PR2.