A estreia da nova coluna sobre rugby no Esportelândia não podia ser em dada mais festiva. Depois de algum tempo parada, a coluna está de volta com o jornalista Luis Kolle, que escreve sobre o segundo esporte bretão que atrai mais expectadores para seu torneio principal, a Copa do Mundo de Rugby, em que as seleções dos principais países praticantes disputam o posto de melhor do mundo.
Teremos informações gerais sobre o esporte, onde praticar no Brasil, notícias sobre torneios regionais, nacionais e também torneios internacionais. Entrevistaremos os destaques do esporte, traremos curiosidades e tiraremos as dúvidas dos nossos leitores, como sempre, fazendo contato nas redes sociais.
O Dia Nacional do Rugby – a origem
Dia 20 de setembro foi instituído o Dia Nacional do Rugby! A data criada em 2019 pela CBRu, a Confederação Brasileira de Rugby, órgão máximo do esporte no Brasil, é uma homenagem ao jogador considerado um dos maiores e melhores do esporte em nosso país.
Padilla jogava de fullback, tanto em seus clubes – Rio Branco (do qual era fundador), Nippon e Alphaville – quanto na seleção brasileira. Deixou suas marcas – todas relacionadas com os valores do rugby – por onde passou.
Nascido em Buenos Aires na Argentina, naturalizou-se brasileiro, país que defendeu dentro e fora dos gramados, sendo várias vezes técnico da seleção e também de clubes. Na década de 1980 foi chamado pelos Jaguares para defender a seleção da América do Sul para enfrentar a África do Sul. Também na década de 1980, participou do selecionado que enfrentou outra potência do rugby, a França. A experiência internacional da seleção brasileira à época era intensa e Padilla era um dos mais dedicados e participativos jogadores da época.
Portanto, rugbiers celebrem o seu dia sempre se lembrando de um dos atletas que mais fizeram por nosso esporte em nosso país: o saudoso Diego Padilla!
Foto destaque: Divulgação / Confederação Brasileira de Rugby