Kelly Slater venceu pela oitava vez em sua carreira o Billabong Pro Pipeline. Na final, desbancou o surfista local, Seth Moniz e sagrou-se campeão da competição. Sua última vitória na etapa havaiana de Pipeline havia sido no ano de 2013. Além disso, os brasileiros marcaram presença na competição com Miguel Pupo e Caio Ibelli chegando nas semifinais.

Quartas de final

O quinto dia do Billabong Pro Pipeline começou com a disputa das quartas de final do masculino. Primeiramente, Kelly enfrentou Kanoa Igarashi em confronto duríssimo. Entretanto, a sabedoria do careca mais famoso do surfe foi de fundamental importância para passar de bateria e eliminar o japonês. Ao final, o placar marcou 14.17 contra 7.50 de Igarashi.

Em seguida, foi a vez de Miguel Pupo entrar na água na disputa contra um estreante na elite do surfe, o peruano Lucca Mesinas. Na bateria, as ondas demoraram um pouco para aparecer. Quando aparecem, Miguel foi mais oportunista e saiu com a classificação. Contudo, o peruano teve boas chances de ultrapassar a nota do brasileiro, mas já ao final da bateria não conseguiu nota suficiente para isso.

A terceira bateria foi uma disputa havaiana entre John John Florence e Seth Moniz. Sem dúvida, a melhor confronto de quartas de final. Logo de início, Moniz conseguiu nota 9.60 em uma onda espetacular e saindo do tubo em pé. Dessa forma, passou toda a responsabilidade para John John.

O bicampeão mundial até conseguiu uma nota 9 e também chegou a assumir a liderança para as semifinais. Entretanto, faltando dois minutos para o fim da bateria e precisando de uma nota 7.07, Moniz dropou um lindo tubo de Pipeline e conseguiu 8.33, com isso, desbancou John John.

Na última disputa das quartas e final, Caio Ibelli, que substituiu Gabriel Medina, venceu o estreante compatriota, Samuel Pupo, irmão de Miguel e avançou para as semifinais.

Semifinal e Final 

Era a décima vez que Kelly Slater enfrentava Miguel Pupo em competições de surfe. Com o americano levando vantagem em seis dos confrontos e o brasileiro em três deles. O duelo entre os dois foi marcada por uma grande polêmica. Após os dois saírem para pegar a mesma onda, os juízes marcaram interferência de Miguel. Dessa forma, o brasileiro acabou sendo punido na pontuação. Ao final, Kelly venceu e chagou a final.

Enquanto isso, Seth Moniz despachou Caio Ibelli na outra semifinal com 13.50 x 6.33. Com isso, o Brasil não teve nenhum representante na final havaiana. Na bateria, a torcida era muito grande para Seth, já que o surfista é nascido e criado no Havaí.

Na final, Moniz aparentou estar bastante cansado e tomou vários caldos. Mais uma vez, Kelly Slater se fez levar de sua experiência de 49 anos de idade para vencer o havaiano dentro de casa. Agora, a espera é pela disputa das semifinais femininas. São esses os confrontos: Tyler Wright x Moana Jones Wong e Carissa Moore x Lakey Peterson. A chamada para os confrontos no feminino será neste domingo (6) a partir das 15h (horário de Brasília).

 

 

Avatar de Gabriel Queiroz
Autor Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.