Rayssa Leal é um dos principais nomes do Brasil no skate. Com apenas 15 anos, a maranhense figura entre as melhores do mundo na categoria street. No último domingo (17), a skatista alcançou mais uma conquista ao fazer agora parte do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça.

A atleta, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, participou da cerimônia de doação de peças para o museu. Na ocasião, Rayssa Leal doou um dos skates utilizados na campanha histórica.

Eu sou muito nova. Eu fui à Olimpíada com 13 anos, então, para mim, nunca tinha passado pela minha cabeça o quão grande era tudo isso que eu estou vivendo hoje, que eu estou podendo viver. Estar aqui, estar doando uma peça tão importante, um shape…É muito gratificante ver que o esporte está podendo abrir essas portas, e na primeira olimpíada do skate fazer tanta história assim, eu fico muito feliz mesmo”, disse Rayssa Leal à RFI.

Eu tenho muitas metas pessoais, mas metas assim, de atletas, vai ter um campeonato mundial de novo no Brasil. Quero dar o meu melhor, o meu 100% lá, poder, quem sabe, ganhar também. Poder sempre estar mostrando o melhor do skate, o melhor de mim, dar o meu 100%, dentro e fora das pistas, e ganhar uma medalha de ouro, com certeza, é algo que é uma meta para mim, disse também a atleta.

Outro brasileiro que também fez parte da cerimônia na Suíça foi o atacante do Tottenham, Richarlison. O jogador foi importante na conquista do bicampeonato olímpico da seleção brasileira, em Tóquio, ao bater a Espanha na decisão, pelo placar de 2 x 1.

O jogador doou sua camisa número 10 utilizada no torneio e também as chuteiras que usou na competição. Richarlison terminou as Olimpíadas como artilheiro com cinco gols marcados.

Acho que já passaram muitos atletas jogando pela seleção olímpica e creio que eu sou um dos primeiros a vir aqui, a ter uma camisa, uma chuteira aqui no museu. Fico muito feliz. Um sonho realizado também é ter conquistado a Olimpíada”, disse Richarlison.

Rayssa Leal atinge feito inédito na história do skate mundial
Richarlison termina os Jogos Olímpicos de Tóquio como artilheiro da competição (Foto: Asia Pac)