Adriano de Souza foi um dos principais nomes do surf brasileiro nas últimas décadas. Conhecido como Mineirinho, o paulista era um exemplo de disciplina e perseverança, dessa forma, conseguiu conquistar o topo do mundo na temporada de 2015.

Adriano de Souza e o tão sonhado título

Após dez anos na elite do surf, Adriano de Souza chegou no auge de sua carreira na temporada de 2015. Mineirinho teve um forte início de ano e conseguiu levantar o troféu da etapa de Margaret River.

Os resultados em sequência seguiram bons e o brasileiro chegou no Havaí com boas chances de conquistar o mundial. Dessa forma, Adriano de Souza não só levantou a taça de vencedor da temporada, como também ergueu o troféu do lendário Pipemasters.

Aposentadoria e carreira como técnico

Em 2021, Adriano de Souza encerrou sua vitoriosa carreira como surfista profissional, seu último evento aconteceu no México e foi cercado de homenagens ao brasileiro campeão mundial de 2015.

“Adriano de Souza é um dos maiores competidores da história” afirma pupilo italiano
Adriano de Souza foi carregado em seu último evento. WSL/Thiago Diz.

Agora, a missão de Adriano de Souza e fora do mar, passando experiência para os mais jovens. O ex-capitão da Brazilianstorm é um dos técnicos da Seleção Italiana de Surf, que tem como principal atleta o membro da elite, Leornado Fioravanti.

Leonardo Fioravanti rasga elogios ao técnico

De fato, a mentalidade forte e vencedora de Adriano de Souza parece já estar fazendo diferença na carreira de Leonardo Fioravanti, o italiano conseguiu seu primeiro resultado expressivo nesta temporada de 2023, treinado pelo brasileiro.

Fioravanti chegou até a grande final em Pipeline (etapa já conquistada por Mineirinho), porém, acabou sendo derrotado por um dos melhores surfistas do mundo na atualidade, Jack Robinson.

Dessa forma, o italiano rasgou elogios ao seu técnico:

Adriano de Souza é um dos maiores competidores da história. Poder aprender com ele tem sido uma grande experiência e estou feliz em tê-lo do meu lado”, afirmou Fioravanti.

Olimpíadas garantidas

Por fim, Leonardo Fioravanti já é um nome certo nas Olimpíadas de Paris. Como o romano passou do corte e é o único representante italiano na elite do surf, sua vaga para competir em 2024 já está confirmada.

O evento que vai decidir os campeões olímpicos de Paris em 2024 será no famoso pico de Teahupo’o, com seus tubos perfeitos e perigosos.