Neste último domingo (19), a WSL encerrou o evento Pro Sunset Beach. A etapa terminou com um final épico e feliz para os brasileiros, pois Filipe Toledo foi o grande campeão batendo Griffin Colapinto na decisão.

O caminho até o título

Para ser campeão do Pro Sunset Beach, Filipe Toledo precisos derrotar três adversários muito difíceis no final day do evento, começando pelos dois brasileiros que foram semifinalistas na primeira etapa do CT 2023 em Pipeline. O primeiro desafio foi nas quartas de final diante de Caio Ibelli, que abriu a bateria surfando um belo tubo que valeu 7,17. O campeão mundial também achou boas ondas para mostrar sua variedade incrível de manobras modernas e progressivas. Filipinho acabou fazendo um novo recorde de 17,07 pontos para o campeonato, somando duas notas fortes de 8,67 e 8,40.

Em seguida, o duelo foi com outro brasileiro que vinha brilhando nas direitas de Sunset Beach, João Chianca. Com um surfe agressivo de frontside, Chumbinho tinha conseguido a maior nota do dia até o momento, 8,83, contra o sul-africano Matthew McGillivray nas quartas de final. Ele repetiu o ataque contra Toledo, largando na frente com duas boas notas de 6,50 e 8,17. Mas, Filipe achou uma onda muito boa, para fazer uma série de manobras, que arrancaram um gigantesco 9,10 dos juízes. Ele ainda conseguiu um 7,23 para vencer por pouco, 16,33 a 15,54 pontos, pois Chianca tinha surfado bem outra onda que valeu 7,37.

Filipe Toledo x Griffin Colapinto e uma final emocionante

Na grande decisão, Toledo também precisou correr atrás na bateria do título, que foi emocionante. O confronto começou com uma série bombando altas ondas para os dois surfarem. O brasileiro emendou três manobras muito potentes e mais uma no inside para finalizar. Colapinto pegou uma mais curta, porém era maior e ele mandou conseguiu um rasgadão no crítico e um batidão embaixo do lip, mostrando muito comprometimento. A nota do brasileiro saiu 7,83 e a do californiano foi 9,17, a maior do campeonato até ali.

Após esse início, veio uma longa calmaria e a próxima série demorou muito, mas chegou quando restavam 9 minutos, a partir desse momento o mar acordou e as ondas não pararam até o fim da bateria. Com três minutos do relógio, Toledo faz duas rasgadas bem alongadas e uma batida na junção. Ele recebe 8,27 e abre 6,93 pontos de vantagem. Griffin pega uma onda que rende três manobras e consegue exatamente essa nota para empatar o placar e voltar a liderança do confronto pois tinha a melhor nota. Filipinho veio quebrando a onda de trás, repetindo o combo de duas rasgadas e um pancadão na junção. Os juízes avaliaram ter sido a melhor apresentação do campeonato e dão nota 9,47, para confirmar a primeira vitória brasileira da temporada, por 17,74 a 16,10 pontos. Consagrando o atual campeão mundial como vencedor do evento em Sunset.

Filipe agradece apoio da família e dos amigos

Depois do título, foi só comemoração, Filipinho fez questão de agradecer sua família e amigos pelo suporte durante todo o evento:

É uma oportunidade incrível surfar no Havaí e vencer o evento, contra mais um adversário que estava em evidência e fazendo um grande campeonato. Eu estava bastante confiante no meu surf e sabia que a hora que tivesse uma oportunidade, eu ia conseguir agarrar. Queria agradecer todas as pessoas que torceram por mim, principalmente meus amigos e minha família que estavam presentes e que deixaram tudo mais leve e fácil”, revelou o local de Ubatuba

Toledo focado competindo contra amigos e revanche contra Griffin

Toledo aproveitou para comentar sobre como o título em Trestles no ano passado o deixou mais preparado para essas situações e sobre como é competir conta amigos. Por fim, ele também se mostrou contente por finalmente derrotar Griffin em uma final, já que na temporada anterior o americano tinha levado a melhor em duas oportunidades:

No ano passado, consegui meu objetivo, que era o título mundial e sinto que aprendi muito. Me sinto bem mais preparado para enfrentar situações como essas que vivi hoje (domingo) aqui. Eu treinei bastante e acho que estou pronto para qualquer coisa. É chato competir contra amigos, como o Chumbinho (João Chianca), o Caio (Ibelli) e até o Griffin (Colapinto). Ele começou a final com um 9 e mesmo assim parecia nervoso. Eu me senti calmo, sabia que a onda certa ia vir e eu ia fazer o necessário para conseguir a nota que precisava. Estou amarradão que deu tudo certo e por conseguir ganhar uma final do Griffin”. Revelou o campeão.

Pro Sunset Beach

Após final épica Filipe Toledo é campeão em Sunset
Promo Hurley Pro Sunset Beach: WSL.

O Pro Sunset Beach teve seu fim nesse domingo e consagrou a australiana Molly Picklum como vencedora na categoria feminina, já no masculino Filipe Toledo foi o grande campeão.

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.