O Brasil tem feito história no Pan-Americano em Santiago, no Chile. A equipe brasileira que disputa o surfe já tem medalha garantida com a vitória de Carlos Bahia nesta quarta-feira (25).

O surfista de Longboard avançou para a 4ª rodada da competição e, com isso, já garante medalha na modalidade. Se por acaso vencer na próxima fase, já garante também ida para a final, podendo brigar pela medalha de ouro ou a de prata.

Caso contrário, se perder, vai para a final da repescagem, onde o perdedor consegue o bronze e o vencedor uma vaga na grande decisão.

As disputas do surfe acontecem na praia de Punta de Lobos e conta ao todo com 88 surfistas.

A vitória de Carlos Bahia no surfe veio diante do uruguaio Julián Schweizer, medalhista de prata dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. No somatório total, o brasileiro fez 14,84 (8,17+6,67) contra 11,27 (5,77+50) de seu adversário. 

Outro destaque no Longboard foi com a brasileira Chloé Calmon que também avançou de fase. Já no shortboard, as representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb derrotaram a mexicana Regina Pioli e a chilena Jessica Anderson, respectivamente.

Equipe brasileira do Surf na disputa do Pan-Americano

Surf Shortboard Feminino

Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima.

Surf Shortboard Masculino

Krystian Kymerson e Marcos Correa.

Longboard Feminino

Chloe Calmon.

Longboard Masculino

Carlos Bahia.

Stand up paddle surfe Feminino

Aline Adisaka.

Stand up paddle surfe Masculino

Luiz Diniz.

Stand up paddle corrida Feminino

Lena Guimarães Ribeiro.

Stand up paddle corrida Masculino

David Leão.

No Pan-Americano de 2019, o Brasil garantiu quatro medalhas no surfe e ficou atrás somente do Peru que teve sete. Ao todo, foram dois ouros, uma prata e um bronze. Vinicius Martins no Sup Race (prata) e Lena Guimarães (ouro).

Nicoli Pacelli levou bronze no SUP surfe e Cholé Calmon foi ouro no Longboard.

 

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.