Na última quarta-feira (15), aconteceu o 2° dia de evento do CT da WSL em Sunset Beach – Havaí. Com o evento começando na segunda chamada, mais tarde que o usual, aconteceram apenas 2 Rounds: a continuação do Round de Abertura masculino e a Repescagem masculina.
ROUND DE ABERTURA
Já na primeira bateria do dia teve Brasil na água, o brasileiro e estreante do ano de 2022, Samuel Pupo, deu seu melhor em um mar com ondas pequenas e balançadas e garantiu a 1° colocação na bateria , contra o norte-americano Griffin Colapinto que avançou em 2° lugar e o havaiano Ian Gentil que ficou em último lugar e caiu para a repescagem.
Mais uma boa onda de Samuel Pupo, que vai liderando a bateria contra Griffin Colapinto e Ian Gentil! #WSLBrasil #HurleySunsetPro #WSLnoSPORTV pic.twitter.com/HsAGXNwwJd
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 15, 2023
Na 2° bateria do dia o Brasil continuou presente e avançando; Yago Dora venceu a bateria, fazendo 8 ondas e um aéreo incrível de acordo com as condições do mar. Junto ao brasileiro, também avançou o australiano Callum Robson, que apesar de uma baixa somatória, conseguiu superar o indonésio Rio Waida que foi direto para a Repescagem.
Um Yago Dora voando pela sua timeline ne fs rodeo! O Brasileiro vai liderando sua bateria no round de abertura.#WSLBrasil #HurleyProSunsetBeach #WSLnoSPORTV pic.twitter.com/MBWyH8X7gN
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 15, 2023
Na penúltima bateria do 1° round, o norte-americano Kolohe Andino e o sul-africano Jordy Smith avançaram para o próximo round com certa facilidade, deixando assim, o italiano Leonardo Fioravanti, na berlinda, direto para o round eliminatório.
Pra fechar o Round com chave de ouro, o Brasil se garantiu 100% na próxima fase, o tricampeão mundial Gabriel Medina, dominou a bateria e garantiu o Brasil completo na próxima fase. Na disputa das baterias estavam dois australiano, mas, Ryan Callinan conseguiu uma somatória melhor que seu conterrâneo Connor O’Leary, e avançou direto com o brasileiro para a próxima fase, deixando parte da Austrália na repescagem.
Gabriel Medina na água!#WSLBrasil #HurleyProSunsetBeach #WSLnoSPORTV pic.twitter.com/uoPFvHYQEZ
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 15, 2023
Confira os resultados:
9- Samuel Pupo (BRA) 10.66 x Griffin Colapinto (EUA) 9.10 x Ian Gentil (HAW) 8.76
10- Yago Dora (BRA) 13.00 x Callum Robson (AUS) 5.43 x Rio Waida 2.83
11- Kolohe Andino (EUA)11.43 x Jordy Smith (AFS) 10.94 x Leonardo Fioravanti (ITA) 6.33
12- Gabriel Medina (BRA) 11.67 x Ryan Callinan (AUS) 9.87 x Connor O’Leary (AUS) 9.33
REPESCAGEM
Na primeira bateria do Round eliminatório, os australianos Jackson Baker e Jack Robinson fizeram melhores somatórias e sobressaem ao havaiano Kai Lenny, que foi eliminado.
Em seguida, aconteceu o contrário em relação à bateria anterior, os havaianos Ian Gentil e Keanu Asing dominaram a bateria e eliminaram o australiano Connor O’Leary. Vale ressaltar que Ian Gentil fez a maior nota e maior somatório da Repescagem (7.67 – 14.34)
A 3° bateria esteve definida até os últimos minutos, se não fosse uma interferência do líder da bateria. O havaiano Ezekiel Lau liderava a bateria quando sem perceber interferiu na onda do indonésio Rio Waida que havia acabado de receber prioridade; Com a interferência, o surfista que estava em 2° lugar, Leonardo Fioravanti da Itália, alcançou imediatamente o 1° lugar da bateria; Rio Waida que foi interferido na onda, avançou em 2° lugar; E o havaiano Ezekiel Lau foi realmente eliminado. Na transmissão deu pra ver nitidamente a frustração e tristeza do havaiano pelo incidente.
A 3ª Bateria do Elimination Round teve reviravolta no final! Zeke Lau liderava, mas cometeu interferência e foi eliminado. Leo Fioravanti e Rio Waida passam adiante.#WSLBrasil #HurleyProSunsetBeach #WSLnoSPORTV pic.twitter.com/flLWOAQ1Xe
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 16, 2023

Na última bateria do dia, com uma onda quase na casa do excelente, o norte-americano Nat Young domina a bateria e avança para o próximo round, juntamente com o sul-africano Matthew McGillivray e eliminam do evento, Maxime Huscenot, único surfista a representar a França.
Confira os Resultados:
- Jackson Baker (AUS) 9.77 x Jack Robinson (AUS) 8.50 x Kai Lenny (HAW) 8.00
- Ian Gentil (HAW) 14.34 x Keanu Asing (HAW) 8.00 x Connor O’Leary (AUS) 5.93
- Leonardo Fioravanti (ITA) 9.87 x Rio Waida (IDN) 9.10 x Ezekiel Lau (HAW) 5.93
- Nat Young (EUA) 11.40 x Matthew McGillivray63 x Maxime Huscenot (FRA) 4.50
E assim, o chaveamento da fase seguinte fica da seguinte maneira:
- Jack Robinson (AUS) x Carlos Muñoz (CRC)
- Samuel Pupo (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)
- John John Florence (HAW) x Ian Gentil (HAW)
- Callum Robson (AUS) x Nat Young (EUA)
- Ethan Ewing (AUS) x Keanu Asing (HAW)
- Kelly Slater (EUA) x Jake Marshall (EUA)
- Gabriel Medina (BRA) x Rio Waida (IDN)
- Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS)
- Filipe Toledo (BRA) x Eli Hanneman (HAW)
- Barron Mamiya (HAW) x Seth Moniz (HAW)
- Miguel Pupo (BRA) x Kolohe Andino (EUA)
- Caio Ibelli x Ryan Callinan (AUS)
- Italo Ferreira (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
- Yago Dora (BRA) x João Chianca (BRA)
- Jordy Smith (AFS) x Matthew McGillivray (AFS)
- Kanoa Igarashi (JAP) x Jackson Baker (AUS)
A próxima chamada do Hurley Pro Sunset Beach acontece nesta quinta-feira (16), as 14:15 no horário de Brasília.
Foto em Destaque: Reprodução/ Tony Heff/ WSL