O ISA Games é uma competição da Associação Internacional de Surfe e é atualmente o evento que classifica surfistas e seus respectivos países para duas vagas extras nos Jogos Olímpicos. Neste ano, o evento ocorre em Huntington Beach, na Califórnia e classifica para as Olimpíadas de Paris, previstas para acontecer em 2024.
Com abertura realizada na última sexta (16), as primeiras baterias começaram apenas no sábado (17). Na divisão masculina, Jadson André, Samuel e Miguel Pupo são os brasileiros que entraram na água e na divisão feminina, o país contou com Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa.
Dia 1 e 2: baterias principais masculinas

O primeiro e o segundo dia de competição contaram apenas com os homens na água. No sábado (17), Jadson entrou na nona bateria e avançou com a maior nota, um 9.07. Sammy foi chaveado na vigésima quinta bateria, e também alcançou um bom resultado, a segunda maior nota de três, 12.46 pontos. Um pouco depois, Miguel Pupo também terminou sua bateria, a trigésima terceira, em segundo lugar, com 14.27 pontos.
Tendo sido adiado para o domingo (18), o round 2 aconteceu pela manhã e Jadson, Miguel e Samuel avançaram para o round 3, com 14.06, 10.60 e 11.60 respectivamente.
Dia 3: baterias principais femininas

Foi apenas na segunda (19) que a competição da divisão feminina teve início. Yanca Costa foi a primeira brasileira a entrar na água, na quinta bateria, e caiu na repescagem após fazer apenas 6.77 pontos, a menor nota entre ela e as outras duas surfistas que competiram naquele momento. Já Mariana Areno não correu o mesmo risco e avançou direto para o round 2 após fazer uma somatória de 7.80 e conseguir a segunda maior nota de sua bateria. Karol Ribeiro também avançou para o segundo round.
Ainda sim, tanto Areno quanto Ribeiro caíram na rodada 2 e foram para a repescagem.
Dia 4: baterias do principal masculino e repescagem feminina

Na terça (20), o dia começou com o round 3 masculino e com a repescagem feminina do round 1.
Mais uma vez passando longe do perigo, os três brasileiros na competição avançaram para a quarta rodada. Jadson André fez 11.60 e foi o vice-líder da bateria, mesma colocação de Samuel Pupo, com 14.60. Já Miguel, com seus 14.07, fez a maior somatória da oitava bateria do round 3 e liderou em cima de Frederico Morais (POR).
Na primeira repescagem feminina, Yanca Costa se salvou com 11.83 e seguiu para a segunda repescagem, onde fez uma nota 11.17 e avançou para a terceira rodada de repescagem. Karol Ribeiro (6.54) e Mariana Areno (5.74) acompanharam Yanca.
Ainda na terça, o quarto round masculino aconteceu. Jadson somou 8.50 pontos e ficou atrás de Lucca Mesinas (PER), que obteve 11.16. Já os irmãos Pupo foram chaveados juntos, mas os dois avançaram: Miguel conseguiu fazer 13.47 pontos, enquanto Samuel fez 12.50.
Dia 5: baterias de repescagem
Foto: Ben Reed/ISA
No dia seguinte, quarta (21), a agenda do evento contou apenas com repescagens. Na terceira rodada do mata-mata feminino, apenas Yanca Costa e Mariana Areno conseguiram se salvar. Karol Ribeiro fez 7.73, mas ficou atrás de Zoe McDougall (EUA), com 12.90, e Ana Laura González (MEX), com 11.50.
Durante o período da tarde, a repescagem 4 tomou lugar em Huntington Beach, e dessa vez, apenas Yanca Costa sobreviveu, com 7.7, 0.9 pontos de distância da terceira colocada da bateria.
Ontem (22), a quinta repescagem feminina começou, e Yanca foi barrada. Quer saber sobre o que aconteceu com os três brasileiros no evento? Vem dar uma olhada nessa matéria aqui.
Foto em destaque: Ben Reed/ISA